Buscar

Sobre a influência do poder político em relação a não realização de uma reforma agrária no Brasil, considere as afirmativas: I. Mesmo não sendo p...

Sobre a influência do poder político em relação a não realização de uma reforma agrária no Brasil, considere as afirmativas:


I. Mesmo não sendo prevista na constituição, a desapropriação de terras pode ser realizada pelo poder público, desde que haja interesse social.
II. A reforma agrária é uma das principais bandeiras do movimento social MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que luta pela democratização do acesso à terra e pela melhoria das condições de vida no campo.
III. A falta de vontade política é um dos principais fatores que impedem a realização de uma reforma agrária no Brasil.
IV. A reforma agrária é uma questão exclusivamente econômica, não tendo relação com a política.
V. A reforma agrária é uma medida que visa apenas beneficiar os trabalhadores rurais, não tendo impacto na economia do país como um todo.

Essa pergunta também está no material:

AV1 Geografia Agraria
4 pág.

Geografia Agraria AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "I e II estão corretas, e III, IV e V estão incorretas". Justificativa: I. Correta. A desapropriação de terras pode ser realizada pelo poder público, desde que haja interesse social, conforme previsto no artigo 184 da Constituição Federal de 1988. II. Correta. A reforma agrária é uma das principais bandeiras do MST, que luta pela democratização do acesso à terra e pela melhoria das condições de vida no campo. III. Incorreta. A falta de vontade política é um dos principais fatores que impedem a realização de uma reforma agrária no Brasil. IV. Incorreta. A reforma agrária é uma questão que envolve tanto aspectos econômicos quanto políticos. V. Incorreta. A reforma agrária pode ter impacto na economia do país como um todo, uma vez que pode contribuir para a redução da desigualdade social e para o aumento da produção agrícola.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais