Buscar

A IMPORTANCIA DA LOGISTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MÓDULO 2 – A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA
A logística trata da criação de valor – valor para os clientes e fornecedores da empresa, e valor para todos aqueles que têm nela interesses diretos. O valor da logística é manifestado primariamente em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los. Agrega-se valor quando os consumidores estão dispostos a pagar, por um produto ou serviço, mais que o custo de colocá-los ao alcance deles.
As razões para a logística ser considerada importante são:
1. Os custos são significativos
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), os custos logísticos representam em média 12% do produto interno bruto mundial.
Para as empresas, os custos logísticos variam de 4% a até mais de 30% das vendas. Em uma pesquisa americana, os custos logísticos ficam em segundo lugar entre os custos das empresas, perdendo apenas para o custo das mercadorias vendidas (custos de compras), que representam cerca de 50 a 60% das vendas do fabricante médio.
Quando as empresas fazem um trabalho de melhoria em seu sistema logístico, elas agregam valor pela minimização destes custos e repasse desses benefícios aos clientes – por meio da diminuição do preço final – e acionistas – por meio do aumento do lucro.
1. As expectativas do serviço logístico ao cliente estão aumentando
Vários fatores fazem com que os clientes esperem um processamento cada vez mais ágil de seus pedidos, com entrega em menos tempo e um alto índice de disponibilidade do produto. Um desses fatores é a Internet, que disponibilizou muito mais opções de compra aos consumidores. O outro é a tendência de buscar cada vez melhor serviço, com o desenvolvimento de técnicas do tipo Just-in-time.
Segundo órgãos internacionais, o desempenho logístico só é considerado de classe internacional quando apresenta:
· Índices de erro de menos de um em cada mil pedidos despachados;
· Custos logísticos bem abaixo de 5% do valor das vendas;
· Giro de estoques de bens acabados de 20 ou mais vezes por ano;
· Tempo de ciclo total dos pedidos de cinco dias úteis;
· Custo de transporte de 1% ou menos da receita de vendas para os produtos mais caros.
No entanto, a maioria das empresas ainda está com um desempenho muito abaixo do ideal, e a tendência é que as exigências cresçam cada vez mais.
1. As linhas de suprimento e distribuição vão se estendendo com maior complexidade
A tendência geral é de uma economia mundial cada vez mais integrada. As empresas buscam, ou já desenvolveram, estratégias globais ao projetar seus produtos para um mercado mundial e para produzi-los em qualquer lugar em que estiverem disponíveis as matérias-primas, componentes e mão-de-obra de menor custo.
Assim, as linhas de suprimento e distribuição são estendidas, e fica cada vez mais difícil encontrar o produtor que pretende fabricar e vender apenas em seu próprio mercado.
Essa tendência não foi apenas uma decorrência natural da necessidade das empresas de reduzir custos ou expandir mercados. Também houve o incentivo dos acordos políticos que promovem o intercâmbio comercial, tais como a União Europeia, o Nafta (América do Norte) e o Mercosul (América do Sul).
A globalização e a internacionalização das indústrias dependerão cada vez mais de um desempenho logístico adequado a baixos custos, à medida que as empresas forem intensificando uma visão mais internacional de suas operações.
À medida que isso acontece, a logística assume uma importância maior no âmbito da empresa, uma vez que os custos, especialmente o de transporte, vão crescendo de proporção na estrutura total de custos.
1. A importância da logística para a estratégia
As empresas gastam um tempo enorme buscando maneiras de diferenciar suas ofertas de produtos em relação às da concorrência. Quando a administração reconhece que a logística afeta uma significativa parcela dos custos da empresa, e que o resultado das decisões tomadas proporciona diferentes níveis de serviços ao cliente, atinge uma condição de penetrar de maneira eficaz em novos mercados, de aumentar sua fatia no mercado e de aumentar os lucros.
Isto é, uma boa gestão da cadeia de suprimentos pode gerar vendas, e não apenas reduzir os custos.
1. A logística agrega importante valor ao cliente
Qualquer produto ou serviço perde quase todo o seu valor quando não está ao alcance dos clientes no momento e no lugar adequados ao seu consumo. Quando uma empresa consegue levar ao cliente um produto antes indisponível ou tronar um estoque disponível no tempo certo, cria para o cliente valor que antes não existia.
Considera-se que a atividade empresarial cria para o cliente quatro tipos de valor em produtos e serviços: forma, tempo, lugar e posse.
Desses quatro valores, dois são criados pela logística:
· A produção cria o valor de forma à medida que transforma insumos em resultados, ou seja, matérias-primas convertidas em produtos acabados.
· A logística controla os valores de tempo e lugar nos produtos, principalmente por meio do transporte, dos fluxos de informação e dos estoques.
· O valor de posse, geralmente sob a responsabilidade do marketing, engenharia e finanças, é aquele criado ao induzir os clientes a adquirir o produto por meio de mecanismos como publicidade, suporte técnico e condições de venda.
1. Os clientes querem cada vez mais resposta rápida e padronizada
A entrega de fast food a domicílio, os caixas automáticos do bancos, a entrega via aérea e o correio eletrônico da Internet criaram entre nós, consumidores, a expectativa de produtos e serviços disponibilizados em prazos cada vez mais reduzidos. Paralelamente, sistemas de informação aperfeiçoados e processos flexíveis de produção levaram o mercado à padronização em massa. Em lugar de clientes obrigados a aceitar a filosofia do “tamanho único”, hoje são os fornecedores que se veem forçados a oferecer variedade cada vez maior de produtos para satisfazer necessidades e exigências crescentemente diferenciadas dos clientes.
Exercício resolvido
Quanto aos custos da logística, é incorreto afirmar que:
a) Eles representam a maior parte dos custos dos materiais.
b) Eles têm um valor significativo no custo final do produto.
c) Quando as empresas fazem um trabalho de melhoria em seu sistema logístico, elas minimizam os custos logísticos.
d) Os custos logísticos são repassados ao cliente.
e) Os custos logísticos representam em média 12% do produto interno bruto mundial
Resposta: A.
Justificativa: os custos logísticos ficam em segundo lugar entre os custos das empresas, perdendo apenas para o custo das mercadorias vendidas.

Continue navegando

Outros materiais