Buscar

ESTUDO DE CASO - MUSEU JOSÉ BONIFÁCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA
Estágio Supervisionado em arquivos, museus, centros de documentação, de memória e de informação
ROTEIRO PARA DESENVOLVIMENTO DO SEU ESTUDO DE CASO
Por muito tempo os museus foram vistos como um lugar de elite. Pesquisas demonstram que o brasileiro médio percebe a música erudita, o teatro e os próprios museus enquanto expressões culturais “para poucos”. Não é comum o sentimento de pertencimento da comunidade carente, por exemplo, em espaços museais e centros de informação.
Neste contexto, você foi nomeado (a) como novo (a) gestor (a) do Museu José Bonifácio, que guarda informações e documentos históricos da região, bem como livros antigos e obras de arte.
A Secretária da Cultura da região lhe informa que o centro é muito visitado por crianças de escolas particulares e alunos de universidades, porém, não existiram visitas de escolas públicas nos últimos 5 anos. Ela expressa o interesse da prefeitura em tornar aquele espaço mais populado pela comunidade em geral.
- Reflita e problematize o acesso à cultura (incluindo museus, bibliotecas e outros centros de informação) no Brasil. Quais ações você, enquanto novo (a) gestor (a), tomaria para aproximar a comunidade e o Museu?
Baseado (a) na pergunta apresentada acima, você deverá elaborar um texto que sintetize todas as informações pertinentes, descrevendo assim seu estudo de caso, que certamente poderá ser algo vivido em sua carreira e o fez buscar o curso de BIBLIOTECONOMIA.
ESTUDO DE CASO - MUSEU JOSÉ BONIFÁCIO
O Museu José Bonifácio buscando melhorar sua gestão, dentro de um contexto que se almeja atingir outros públicos, o qual seu espaço recebe visitas somente de alunos de escolas particulares e acadêmicos, pois em 5 anos não tem recebido visitas de estudantes de escolas públicas. Assim, é necessário formular novas estratégias para buscar atrair o público das escolas públicas. Tendo em vista, que muitas pesquisas demonstram que o brasileiro tem a percepção que muitos espaços culturais não são acessíveis para minoria.
Diante desse cenário, as escolas públicas que são responsáveis por formar opiniões e que tem como o foco a educação, podem mudar a visão da sociedade em relação a essa situação, assim, os projetos e estratégias podem transformar essa realidade.
Dessa forma, com intuito de resolver a situação do Museu José Bonifácio, enquanto gestora, buscaria parceria com as escolas públicas, dentro deste contexto poderia fazer palestras nas escolas e programar visitações que agreguem na educação dos estudantes.
As informações e os conhecimentos é a melhor forma de transformar comportamentos e a visão da sociedade e ajuda no processo de aprendizado das escolas públicas.

Outros materiais