Buscar

Atividade 3 - INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES-2022

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A internet nos trouxe diversos benefícios, porém ela só é o que é hoje devido a uma característica que permitiu que ela crescesse. Essa característica é a possibilidade de gerenciar domínios (endereços) de internet por meio de cadeias alfanuméricas, o que possibilita que os usuários guardem endereços com mais facilidade. A respeito dos servidores de nomes (DNS), considere as afirmativas a seguir.
 
I. Por segurança, um domínio pode definir vários servidores DNS; um é o servidor primário, e os demais, servidores secundários.
II. É interessante salientar que esse serviço tem um número pequeno de servidores de nomes distribuído pelo mundo.
III. Existem três classes de servidores de nomes: servidores de nomes raiz, servidores DNS de domínio de alto nível e servidores DNS com autoridade.
IV. Os servidores raiz são independentes da hierarquia de servidores DNS.
É correto o que se afirma em:
 II e IV, apenas.
 I e II, apenas.
(x)I e III, apenas.
 I, II e IV, apenas.
 II e III, apenas.
A arquitetura de aplicação de rede em questão disponibiliza mínima confiança ou, até mesmo, inexiste nos servidores que necessitam de funcionamento constante. A aplicação faz uso da comunicação direta entre pares de hospedeiros conectados alternadamente, os quais são denominados pares. Esses pares realizam a comunicação sem passar por nenhum servidor dedicado. Existem muitas aplicações atuais populares que são baseadas nessa arquitetura.
Qual é a denominação correta?
 
 TCP.
(x)P2P.
 UDP.
 DNS.
 IP.
Essa camada tem como objetivo o controle da operação da sub-rede. Nesta camada é de extrema importância a determinação da maneira como os pacotes serão roteados da origem até o destino. Essas rotas podem estar fundamentadas em tabelas estáticas, fixadas à rede e que quase nunca são alteradas. Essas rotas também podem ser definidas no começo de cada conversação. As rotas são dinâmicas, sendo estabelecidas para cada pacote, com o intuito de refletir a carga vidente da rede. Baseada nessas informações apresentadas selecione a alternativa que conta a camada relacionada.
 Camada de aplicação.
 Camada de transporte.
 
(x)Camada de rede.
 Camada física.
 Camada de sessão.
Sabe-se que, na arquitetura de aplicação P2P, a comunicação acontece entre pares alternados. Existem alguns tipos de aplicações diferentes que são apropriadas a projetos P2P. Umas delas e a distribuição de arquivos em que a aplicação distribui um arquivo a partir de uma única fonte para um grande número de pares. Existem outras características dessa arquitetura de aplicação. Analise as afirmativas abaixo, para decidir quais são verdadeiras (V), ou falsas (F).
 F, V, V, F. 
 V, V, F, F.
(X)F, F, F, V.
 V, F, V, V.
 F, F, V, F.
O modelo OSI possui 7 camadas, sendo que cada uma tem características distintas. Acerca da camada de rede, analise as afirmativas a seguir.
 
I - A camada de rede está relacionada à transferência de pacotes da origem para o destino.
II - O endereçamento com classes foi implementado com o objetivo de superar o esgotamento de endereços e disponibilizar o acesso à internet.
III - A camada de transporte realiza esse serviço de comunicação sem conhecimento de como a camada de rede implementa esse serviço.
IV - Os endereços IPv4 são universalmente aceitos por um único host que deseja se conectar à internet.
É correto o que se afirma em:
 I e II, apenas.
(X)I e III, apenas.
 II, III e IV, apenas.
 I e IV, apenas.
 I, III e IV, apenas.
O segmento TCP é composto por dois tipos de campos: campo de cabeçalho e campo de dados. O primeiro tipo, campo de cabeçalho, engloba identificação da porta de origem e da porta de destino. Já o campo de dados tem por objetivo englobar a quantidade de dados de aplicação, sendo que o MSS faz o estabelecimento do limite máximo de tamanho deste campo, ou seja, do campo de dados de um segmento. Cada campo do cabeçalho de segmento TCP contém um tamanho de comprimento.
Enumere a segunda coluna, nos nomes dos campos, de acordo com a primeira, tamanho dos campos.
 
I - 32 bits
II - 6 bits
III - variável
IV - 4 bits
V - 16 bits
 
( ) campo de flag.
( ) campo de opções.
( ) campo de número de sequência.
( ) campo de janela de recepção.
( ) campo de cumprimento de cabeçalho.
 
Marque a alternativa que corresponde à sequência exata dos campos e seus devidos tamanhos em bits.
 V, IV, III, II, I.
(X)II, III, I, V, IV.
 I, II, III, IV, V.
 I, II, IV, V, III.
 II, III, IV, V, I.
Segundo Kurose e Ross (2013), posicionada entre as camadas de aplicação e de rede, encontra-se a camada de transporte, que tem um papel fundamental e essencial na arquitetura de redes de camadas. Essa camada de transporte tem seus princípios implementados em protocolos existentes. São protocolos da internet bastante utilizados, sendo que um, não orientado à conexão da internet, e outro, orientado à conexão da internet.
 
Quais são estes protocolos? Marque a alternativa correta.
 DNS e TCP.
 UDP e IP.
(x)UDP e TCP.
 P2P e UDP.
 TCP e P2P.
A Camada de Transporte se utiliza de protocolos que realizam o envio de dados aos destinatários, seja pelo meio orientado ou não orientado à conexão. Uma das principais características é a realização do controle de congestionamento. Sobre o controle de congestionamento, é correto afirmar que:
(X) ao verificar a ocorrência de congestionamento na rede, uma conexão TCP, por meio do seu mecanismo de congestionamento, reduz o tamanho da taxa de envio.
Na internet, cada máquina e cada roteador possuem um endereço IP que faz a codificação do seu número de rede e seu número de máquina. Existe a certeza de que jamais duas máquinas terão o mesmo endereço IP. Todos os endereços IP têm 32 bits, ou seja, 4 bytes. É importante fazer a observação de que um endereço IP não faz referência a uma máquina e, sim, faz referência a uma interface de rede. Por exemplo, se uma máquina estiver em duas redes, ela precisará de dois endereços IP. Vimos, acima, que ele é formado por 4 bytes, separados por pontos. Esses bytes podem ser expressados de que forma?
 1 a 255.
 1 a 256. 
(X)0 a 255.
 0 a 555.
 0 a 265.
Essa camada tem como funcionalidade básica a aceitação de dados das camadas superiores a ela, para dividi-los em partes menores, caso seja necessário, repassar essas partes à camada de rede e garantir que todos esses fragmentos conseguirão chegar até a outra extremidade. Um ponto a destacar é que tudo isso deverá ser realizado com eficiência e de uma forma que as camadas que estão acima fiquem isoladas das inelutáveis mudanças nas tecnologias de hardware. Com base nas informações explanadas, selecione a alternativa que contém a camada de rede correta.
 Camada de rede.
 Camada física.
 Camada de enlace de dados.
 Camada de aplicação.
(X)Camada de transporte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando