Buscar

ATIVIDADE AS PROJETO URBANO UNIDADE 2 TENTATIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AS PROJETO URBANO UNIDADE 2- TENTATIVA1
PERGUNTA 1 OK
Leia o texto:
“As grandes metrópoles subdesenvolvidas são hoje a expressão do antagonismo e da desigualdade anteriormente descritos. Em primeiro lugar, porque o fenômeno de urbanização acelerada observado no mundo nos últimos 40 anos ocorreu, em grande parte, nos países da periferia do sistema. Em segundo lugar, porque, uma vez isto posto, observa-se que são justamente as cidades os instrumentos de excelência do fenômeno de expansão da economia-mundo capitalista que se convencionou a chamar de globalização.”
Nesse trecho João Sette Whitaker Ferreira demonstra que: 
	
	a.
	os países subdesenvolvidos são os que mais lucram com a globalização.
	
	b.
	faz uma crítica a globalização, mostrando a desigualdade social que ela causa.
	
	c.
	a desurbanização ocorreu principalmente nos países centrais do sistema capitalista.
	
	d.
	demonstra que as grandes metrópoles subdesenvolvidas não sofrem nenhum processo de urbanização acelerada.
	
	e.
	a urbanização acelerada ocorreu principalmente nos países centrais do sistema capitalista.
pERGUNTA 2 OK
As economias do conhecimento de São Paulo, Chicago e Xangai compartilham um longo histórico de prestação de serviços para importantes setores da indústria pesada. Seus históricos econômicos nunca foram desenvolvidos, ou compartilhados, por outras cidades globais, tais como Nova Iorque e Londres. Dessas diferenças especializadas, surge uma divisão global de funções. Assim sendo, uma siderúrgica, mineradora ou fabricante de máquinas, desejando se tornar global, irá a São Paulo, Xangai ou Chicago para obter serviços tais como assessoria jurídica, contábil e financeira, além de seguros, previsões econômicas e outros serviços especializados, e não irá a Nova Iorque ou Londres para obter esses serviços altamente especializados.
Disponível em https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.103/87/pt
Com base no texto de Saskia Sassen acima, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	A cidade compacta possui uma plataforma para produção de capacidades como comercializar, investir, financiar e prestar serviços a nível global. 
	
	b.
	 A cidade global é uma utopia onde a produção de capacidades como comercializar, investir, financiar e prestar serviços funcional apenas a nível nacional. 
	
	c.
	A cidade dispersa possui uma plataforma para produção de capacidades como comercializar, investir, financiar e prestar serviços a nível global.
	
	d.
	A cidade nacional é uma plataforma para produção de capacidades como comercializar, investir, financiar e prestar serviços a nível global. 
	
	e.
	 A cidade global é uma plataforma para produção de capacidades como comercializar, investir, financiar e prestar serviços a nível global. Essas capacidades são geradas pelo poder das empresas multinacionais bem como pelo avanço das telecomunicações.
PERGUNTA 3 
1. “A identidade pessoal confere significado ao ‘eu’. A identidade social garante esse significado e, além disso, permite que se fale de um ‘nós’ em que o ‘eu’, precário e inseguro, possa se abrigar, descansar em segurança e até se livrar de suas ansiedades.
O ‘nós’ feito de inclusão, aceitação e confirmação é o domínio da segurança gratificante, desligada [...] do apavorante deserto do lá fora habitado por ‘eles’. A segurança só é obtida quando se confia que ‘nós’ temos o poder da aceitação e a força para proteger aqueles que já foram aceitos. A identidade é percebida como segurança se os poderes que a certificaram parecem prevalecer sobre ‘eles’ – os estranhos, os adversários, os outros hostis, construídos simultaneamente ao ‘nós’ no processo de autoafirmação. ‘Nós’ devemos ser poderosos, ou a identidade social não será gratificante.” (BAUMAN, 2012, p. 46)
Refletindo sobre a questão das identidades dos bairros, ou até mesmo das cidades, é possível afirmar que:
Marquei letra B veio errado
	
	a.
	 As identidades sociais dos bairros não prevalecem sobre os outros bairros, afirmando assim suas características equiparadas entre os habitantes e os lugares.
	
	b.
	 As identidades sociais dos bairros sempre tentam prevalecer sobre os outros, afirmando assim suas características particulares e estabelecendo relações singulares entre os habitantes e o lugar.
	
	c.
	As identidades sociais dos bairros não prevalecem sobre os outros bairros, afirmando assim suas características igualitárias entre os habitantes e os lugares.
	
	d.
	As identidades sociais dos bairros sempre tentam prevalecer sobre os outros, apesar de  suas características comuns.
	
	e.
	As identidades sociais dos bairros prevalecem sobre os outros, seja pela diplomacia seja por conflitos étnicos.
PERGUNTA 4 OK
1. Rogers defende a ideia de uma cidade densa que, através de um planejamento integrado, prevê o aumento da eficiência energética, minimiza o consumo de recursos naturais e a poluição, freando a expansão sobre a área rural. Uma das características dessas cidades é presença de espaços de uso misto, integrando funções diferentes em mesmo espaço, ou nas suas proximidades. Essas são características de que tipo de cidades?
	
	a.
	Cidades da antiguidade
	
	b.
	Cidade jardim
	
	c.
	Cidade modernista
	
	d.
	Cidade compacta
	
	e.
	Cidade linear

Continue navegando