Buscar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL III

Prévia do material em texto

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL III
	
	
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		1.
		A ciência moderna apresenta os estudos do astrônomo Galileu Galilei, sendo assim assinale a alternativa incorreta sobre tal estudo: 
	
	
	
	Tem como base o positivismo. 
	
	
	Observações de números em casos particulares.
	
	
	Indução experimental; 
	
	
	Analisa os dados qualitativamente.
	
	
	Relações quantitativas; 
	
	
	
	
	 
	
	
		2.
		(ENADE 2010) Analise a relação proposta entre as duas asserções a seguir, relativas aos procedimentos de pesquisa em serviço social. A padronização e a neutralidade nos procedimentos garantem a cientificidade da investigação. PORQUE A pesquisa qualitativa trabalha com significados e o pesquisador deve entender o processo social nas transformações e determinações construídas historicamente pelos sujeitos. Considerando a coerência das correntes da pesquisa social, as asserções fundamentam-se 
	
	
	
	Em vertentes diferentes, pois apreender a historicidade exige procedimentos de pesquisa construídos em diálogo com o cenário social, o que rompe com a neutralidade e com a padronização de procedimentos.
	
	
	Em vertentes diferentes, no entanto se complementam, pois a padronização é necessária para delimitar as etapas do processo de apreensão da historicidade.
	
	
	Na mesma vertente, pois, mediante padronização, chega-se aos dados quantitativos, enquanto os qualitativos, complementares a esses, são obtidos por meio da adoção de postura neutra pelo pesquisador.
	
	
	Em vertentes diferentes, porém, na pesquisa de teor qualitativo, as vertentes fundem-se em uma única, eclética e completa, na qual a combinação dos elementos depende do julgamento do pesquisador e de sua percepção de coerência perante o objeto.
	
	
	Na mesma vertente, mas considerar a historicidade do sujeito rompe com a visão de neutralidade que é como aos procedimentos de padronização.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A pesquisa Qualitativa mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. Assinale a alternativa que não corresponde a elementos possíveis à pesquisa qualitativa:
	
	
	
	A utilização de dados estatísticos é incompatível com este tipo de pesquisa.
	
	
	considerar a neutralidade.
	
	
	investigar, exclusivamente dados objetivos.
	
	
	pode utilizar entrevista, como estratégia de coleta de dados
	
	
	Concentra-se mais na perspectiva da metodologia experimental, testando hipóteses, com a finalidade de atingir conhecimentos inquestionáveis.
	
Explicação: 
A pesquisa qualitiativa se fundamenta na leitura e compreensão dos fenônemos, logo os dados estatístucos para esta ciência a limita ao superficial e a uma amostragem.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Uma pesquisa que busque compreender a motivação de adolescentes que abandonaram a escola, em determinada unidade educacional terá uma abordagem, prioritariamente:
	
	
	
	Holística 
	
	
	Qualitativa
	
	
	Epistemológica
	
	
	Quantitativa
	
	
	Dedutiva
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Assinale a alternativa que mostra a principal características das correntes que seguem o paradigma qualitativo: 
	
	
	
	Base teórica o positivismo.
	
	
	Não é possível análise de dados.
	
	
	Interpretação dos fenômenos. 
	
	
	Indução experimental.
	
	
	Observação exclusivamente numérica. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Podemos classificar as pesquisas a partir de muitos critérios, neste aspecto existem diversos parâmetros para essa classificação. A respeito dos tipos e formas de pesquisa assinale a alternativa incorreta: 
	
	
	
	No estudo Longitudinal, a pesquisa é focada uma mesma pessoa durante um longo período. Ex. pesquisas sobre o desenvolvimento humano. 
	
	
	A pesquisa descritiva é fundamentalmente motivada pela necessidade de resolver problemas concretos. Propõe soluções. Ex. Proposta de mecanismos que diminuam a infecção hospitalar
	
	
	Na pesquisa participante, o pesquisador se propõe a vivenciar as experiências propostas aos sujeitos implicados no estudo. 
	
	
	A pesquisa Exploratória é realizada em área que há pouco conhecimento acumulado sistematizado.
	
	
	A pesquisa Explicativa visa tornar algo inteligível. Objetiva esclarecer quais fatores contribuem para a ocorrência de determinado fenômeno. 
	
Explicação: 
A pesquisa descritiva apenas é utilizada para a descrever fatos e análises, logo não avança com profundidade nas análises apresentadas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		2) "As representações que fabricamos ¿ de uma teoria científica, de uma nação, de um objeto, etc. " são sempre o resultado de um esforço constante de tornar real algo que é incomum (não familiar), ou que nos dá um sentimento de não familiaridade. Através delas, superamos o problema e o integramos em nosso mundo mental e físico, que é, com isso, enriquecido e transformado. Depois de uma série de ajustamentos, o que estava longe, parece ao alcance de nossa mão; o que era abstrato torna-se concreto e quase normal (...) as imagens e ideias com as quais nós compreendemos o não usual apenas trazem-nos de volta ao que nós já conhecíamos e com o qual já estávamos familiarizados (Moscovici, 2007,p.58)" . Considerando a posição do pesquisador em ciências sociais, a passagem acima é coerente com qual das afirmativas abaixo:
	
	
	
	O pesquisador em ciências sociais deve estar atento ao risco de naturalizar representações sociais, como se elas correspondessem a verdades objetivas
	
	
	Para apreender a realidade em si mesma, é necessário tomar cuidado para não ser enganado pela linguagem.
	
	
	A realidade torna-se progressivamente mais clara medida em que a ciência avança
	
	
	As genealogias de Foucault procuram mostrar qual a verdadeira realidade para além das representações sociais
	
	
	Vivemos em meio a fantasias de realidade e as explicações científicas são apenas um exemplo dessas fantasias.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A abordagem qualitativa do fenômeno social propõe:
	
	
	
	Que o pesquisador deva manter uma neutralidade em relação a temática de estudo.
	
	
	Que o pesquisador deva manter um distanciamento do objeto de estudo
	
	
	Que o fenômeno social deva ser caracterizado de forma objetiva calcada em fenômenos observáveis.
	
	
	Que o fenômeno possa ser quantificado e tabelado.
	
	
	Que se possa produzir uma conclusão definitiva sobre o objeto de estudo.

Continue navegando