Buscar

Atividade Contextualizada - AV1 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 – ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
História da Arquitetura e Urbanismo II
Nome Completo: 
Matrícula:
Curso: 
Professor: 
Universidade: 
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos: 
  
• Günter Weimer, no livro “Arquitetura popular brasileira” (2005), considera que Buarque de Holanda em sua análise não levou em conta a própria formação histórica de Portugal, com contribuições dos romanos, germanos e berberes. Pondera o autor que, as plantas retilíneas foram introduzidas pelos romanos e os germanos e os berberes contribuíram com plantas ditas mais livres, sendo as cidades brasileiras uma amálgama das duas tendências. 
• Na implantação das primeiras cidades reais – Salvador e Rio de Janeiro – esteve presente uma maior preocupação na adoção de um traçado regular retilíneo. Para a implantação de Salvador, o governador geral, trouxe de Portugal o mestre de obras Luís Dias. Já no Rio de Janeiro, o núcleo urbano inicialmente implantado na entrada da Baía de Guanabara foi logo transferido para o morro do Castelo, mantendo a tradição medieval de defesa.  
• A partir de meados do século XVIII, com a presença da Engenharia Militar e da aproximação com as colônias hispânicas passou a predominar no Brasil, na conformação de cidades planejadas, o gosto pelo traçado retilíneo, pela malha xadrez. Essa opção mais rígida em certos casos também teve que se adaptar aos sítios existentes. 
Sérgio Buarque de Holanda no cap. 4 do livro Raízes do Brasil, defende que Portugal já nascera “homogêneo” de forma étnica, enquanto Espanha nasce com diferença populacional, e isso se refletiu na forma de fazer colonização, indicando que a colonização no Brasil, foi de forma mais “solta” e os colonizadores ficaram “entregues a própria sorte, em contramão do modelo colonização da coroa Espanhola. Sérgio Buarque fez um esforço de “generalizar” os 300 anos do período colonial, o que não reflete de fato a realidade da colonização no Brasil, sendo de fato as cidades brasileiras uma amálgama das duas tendências como defendeu Günter Weimer, no livro “Arquitetura popular brasileira”(2005). (YOUTUBE.2015)
Sobre a implantação das primeiras cidades reais, Salvador e Rio de Janeiro:
Salvador, inicialmente ilustrada por Luís Dias era constituída no seu interior por dois conjuntos de quadras, ambos de forma retangular mas de diferentes proporções. Um destes conjuntos de quarteirões tinha uma estrutura idêntica aos quarteirões de cidades medievais planejadas  forma retangular alongada, formado por lotes urbanos com duas frentes. Os quarteirões do outro conjunto tinham uma forma mais quadrangular e cada um deles era formado por lotes urbanos dispostos costas-com-costas ou fazendo frente para as quatro faces do quarteirão. As ruas seguiam-se segundo uma estrutura octangular e ordenação definida de acordo com sua conexão com outros elementos urbanos. (PROFESSOR.PUCGOIAS. 2014?)
O Rio de Janeiro, murado e fortificado, elevado no Morro do Castelo tinha prédios como a Casa da Câmara e a da Cadeia, a Casa do Governador, Colégio dos Jesuítas, os Armazéns, e também as Igreja dos Jesuítas e a Igreja de São Sebastião, onde foi estabelecida a primeira Sé Catedral da cidade, A decisão se deu pois o morro ficava de frente à ilha de Villegagnon – onde os franceses se encontravam. Assim era possível formar uma defesa mais firme em caso de novas tentativas de ocupação, até porque, do local se via a Baía da Guanabara, porta de entrada da cidade. (Site diário do Rio - História do morro do castelo)
Percebe-se, que a partir de meados do século XVIII, a predileção pelos traços ortogonais naqueles centros urbanos introduzidos a partir de projetos, tanto por atuação da Engenharia Militar, como do convívio dos modelos hispânicos de cidades. Santos (1968) observa que a escolha pelo traçado xadrez perfeito seguida pelos militares se deve à essa atuação hispânica, num momento definido pelas aproximações entre os dois povos, especialmente em função do Tratado de Madrid (1750), Multiplicou-se assim a malha xadrez, cuja firmeza só era deformada em função da presença de acidentes geográficos. Foi o caso por exemplo, de Mazagão (AP), elevado a vila em 1770, cuja monotonia da malha xadrez foi rompida pela necessária adequação aos alagadiços, igarapés etc.(DIARIODORIO.2015)
REFERÊNCIAS:
GULARTE, Rodrigo O semeador e o ladrilhador: 4° capítulo de "Raízes do Brasil" - Sérgio Buarque de Holanda. 29. Maio. 2021. Disponível em; <https://www.youtube.com/watch?v=TplREbgMy5k> . Acesso em: 11 mar. 2022.
O. ZIMMERMANN, Ana Paula (sem data) - SALVADOR – SÍNTESE DAS CIDADES DE ORIGEM PORTUGUESA. Disponível em; <http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17497/material/aula%2014%20-%20salvador-s%C3%ADntese%20das%20cidades%20de%20origem%20portuguesa.pdf.> Acesso em: 03. mar. 2022.
LUCENA, Felipe, HISTÓRIA DO MORRO DO CASTELO. 4 Junho.2015. Disponível em; <História do Morro do Castelo - Diário do Rio de Janeiro (diariodorio.com)>. Acesso em: 03 mar. 2022.

Outros materiais