Buscar

A1 SISTEMATICA

Prévia do material em texto

A1 – Sistemática
Podemos definir que o comércio exterior é o conjunto das compras e vendas de bens e serviços realizados entre países. Quando um país vende bens ou serviços a outro país, essa transação é denominada exportação. Quando ocorre a compra de bens e serviços de outro país, essa transação é denominada de importação. Considerando essas informações, apresente os três modelos de importação existentes e, ainda, as duas formas de realização de exportação.
1) Importação por conta e ordem de terceiros
-Nessa modalidade de importação a empresa firma um contrato de serviço com uma importadora, que irá fazer a compra, transporte e despacho aduaneiro das mercadorias desejada, entregando os produtos já nacionalizados ao cliente no final do processo. O contrato firmado ainda pode abranger outras áreas como cotações de preços e intermediações comerciais.
Essa modalidade acaba sendo vantajosas para ambas as partes, pois não oferece grande risco a importadora e também mantém a empresa adquirente focada somente nas áreas em que já possui experiência e total capacidade de operar
2 ) Importação por encomenda 
-Definida como a mais arriscada dentre as modalidades de importação, pois, toda a operação é efetuada pelo importador e com seus próprios recursos para ser posteriormente revendida ao cliente.
-Nessa modalidade é necessário que a importadora tenha capacidade econômica o suficiente para concluir a operação utilizando somente o capital em seu caixa 
3) Importação por conta própria
-a empresa adquirente é o cliente final da operação, onde a empresa importa para seu próprio consumo ou para revenda posterior no mercado nacional. É importante também lembrar que todos os custos relacionados ao transporte ,armazenagem e logística ligados a operação são responsabilidades da empresa importadora por conta de não existir um comprador direto no processo.
-A Importação por Conta Própria configura uma situação aonde a empresa importadora faz a aquisição de mercadorias em mercados internacionais com recursos próprios, novamente, fazendo-se responsável pelo despacho aduaneiro da importação.
-Regimes Aduaneiros Especiais:
-Admissão temporária
-DAC
-Depósito Especial (DE)
-Drawback
-Entreposto Aduaneiro
-------------------------------------------------------------------
As duas formas de Exportação.
1) Exportação por conta de ordens 
-o fabricante exportador contrata outra empresa para atuar como declarante e efetuar a exportação em seu nome. Neste formato, o exportador e o declarante devem estar habilitados no Radar. O que a diferencia de uma operação indireta é a nota fiscal de venda, que será emitida diretamente pelo fabricante exportador. 
2 ) Consórcio de exportação
-Mescla possibilidades da operação direta e indireta
-Podem ser formados por empresas que ofereçam produtos complementares ou mesmo concorrentes
- Produção e a comercialização para o mercado externo é conjunta e geralmente estes grupos estão organizados na forma de associações sem fins lucrativos ou de cooperativas
- Uma associação com outras empresas juridicamente constituídas, que conjugam esforços e/ou estabelecem uma divisão interna de trabalho, com vistas à redução de custos, aumento da oferta de produtos destinados ao mercado externo e ampliação das exportações.

Continue navegando