Buscar

questão aberta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.O documento como fonte de pesquisa história, nos possibilita uma análise sobre uma possível realidade história sobre determinado assunto que esse documento retrata. Os tipos de documentos e os locais onde esses hoje são preservados, traz para o historiador e para o bibliotecário a necessidade de entender que diferentes assuntos históricos se encontram hoje em diferentes locais. 
O acervo de arquivos, bibliotecas e museus proporcionam uma diversificada acumulação e organização de documentos. Em relação à pesquisa história, o conhecimento prévio sobre a diferença entre esses três arquivos, facilita e proporciona ao pesquisador um aparato para localização das informações necessárias. 
Segundo Silveiira et al. (2020), o arquivo seria uma organização ordenada de documentos, em sua maioridade de produções textuais, sendo criados por instituições ou por uma pessoa, que visa a sua utilização no futuro, para pesquisa ou consulta. A biblioteca seria um acervo disposto para estudo, consulta e pesquisa. Tento em seu acervo um conjunto de material de diversas áreas do conhecimento. O museu tem o seu valor voltado mais para a preservação, reflexão e interesse nos valores culturais. Ele tem por finalidade conservar e estudar a sociedade e expor para interesse do público. 
Esses três acervos documentais, arquivos, bibliotecas e museus; possuem seu acervo ordenado sistematicamente para uma área de interessa da sociedade. Todos se correlacionando e se separando por finalidade social. Assim, o conhecimento de cada tipo de acervo torna-se importantíssimo para a pesquisa histórica. 
2. Além de preservar, é de suma importância pensarmos na conservação dos documentos. Pensando no sentido de que “melhor prevenir do que remediar”. Esse ditado popular nos faz pensar no sentido do documento histórico, como é complexo o processo de recuperação de um documento.
Assim a conservação desses documentos, proporciona que várias pessoas tenham acesso ao documento. Deste modo um conjunto de medidas e estratégias para a conservação da integridade desses documentos, visa uma utilização de toda a comunidade que necessita da pesquisa neste acervo e conscientiza para uma prevenção contra a degradação dos documentos
A conservação preventiva é uma conscientização necessária para todos aqueles que utilizam o acervo e necessitam dele para realizar sua pesquisa. Pensando nesse ponto de vista a Universidade Federal do Ceará, propôs uma cartilha para a conscientização daqueles de usam dos acervos. Muitas das informações presentes nessa cartilha podem ser adotadas por diferentes bibliotecas para a conservação dos arquivos, como: manusear os documentos com as mãos limpas, pois o contato do suor das nossas mãos com as substâncias e o papel, danificam o mesmo, além de manchar e atrapalhar na pesquisa. Evitar fazer anotações nos livros, pois a química altera o papel permanentemente e pode confundir com as verdadeiras informações presentes nos livros. Não dobrar o papel, pois altera as fibras das páginas e pode ocasionar no rompimento das folhas. 
Deste modo o processo de conservação dos documentos, persiste além de saber como organizar o arquivo, em como manusear e fazer as pesquisas, pois como utilizamos os documentos pode antecipar a vida útil deles.

Outros materiais