Buscar

Avaliação individual 1 de Direito Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação individual l ( Objetiva )
1. A denominação Direito Penal Comum é utilizada para designar o Direito Penal aplicável pela justiça comum, de modo geral, a todas as pessoas, enquanto o Direito Penal Especial é aquele ramo do Direito Penal que se encontra sob a jurisdição especial que rege somente a conduta de um determinado grupo de pessoas. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:
I- O Direito Penal Comum tem como fundamento o Código Penal e as diversas leis penais extravagantes, como a Lei Antidrogas (Lei nº 11.343/2006), Código de Trânsito (Lei nº 10.826/2003), Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), entre outras.
II- O Direito Penal Especial é relacionado aos recursos especiais interpostos em segunda instância.
III- Não se pode confundir Direito Penal Especial com Parte Especial do Direito Penal, que é aquela referenciada no próprio Código Penal, como o Direito Penal Econômico, Direito Penal Empresarial, Direito Penal do Consumidor etc. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As afirmativas II e III estão corretas.
B)  As afirmativas I e III estão corretas.
C)  As afirmativas I e II estão corretas.
D)  Somente a afirmativa I está correta.
2. Embora o Direito seja um sistema normativo unitário com inter-relações internas e externas, que possui todos os ramos do ordenamento jurídico mútuos, complexas e intrincadas implicações, cada campo específico mantém autonomia. No caso do Direito Privado não é diferente, a exemplo do Direito Civil. De acordo com o Código Civil, assinale a alternativa CORRETA:
A)  O ato de alguém que, por ação ou omissão voluntária, viola direito e causa dano a outrem, ainda que exclusivamente moral não é considerado ilícito.
B)  O ato de alguém que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, viola direito e causa dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, é considerado ilícito.
C)  O exercício abusivo de um direito por seu titular, quando exceder manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, não é considerado ilícito.
D)  O exercício abusivo de um direito por seu titular não precisa exceder manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social para ser considerado ilícito.
3. Como Direito Público, sua atuação independe da vontade do ofendido, constituindo dever e função do Estado intervir e impor sanção, cabendo somente ao Estado a penalização.
Sobre as características do Direito Penal, assinale a alternativa CORRETA:
A)  É valorativo e imperativo, ou seja, valora condutas e impõe ao agente a obrigação de fazer ou deixar de fazer algo.
B)  É de caráter positivo, sendo sua principal fonte os usos e costumes de uma sociedade.
C)  Sendo ramo do Direito Público, o Direito Penal tutela valores que interessam à coletividade e são disponíveis.
D)Possui caráter terciário indireto e detém características meramente sancionatórias.
4. O Direito Penal inegavelmente é um instrumento de controle social que padroniza e molda comportamentos. Por sua natureza, o Direito Penal não possui uma perspectiva causal-explicativa do crime, encontrando na Criminologia a fonte de compreender criticamente as condições de criminalização e as funções do sistema punitivo - social, cultural e político - e penal - Direito Penal, Política Criminal e Poder Judiciário. Sobre Direito Penal e Criminologia, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Para o Direito Penal, o problema do crime não se encerra com a aplicação e execução da pena.
B)  A Criminologia, ao contrário do Direito penal, não é uma ciência empírica do crime.
C)  A criminologia constrói uma legitimidade técnica racional para imputar a responsabilidade penal.
D)  A função da Criminologia é fornecer elementos para ações públicas de prevenção geral.
5. O Direito Penal é definido como o ramo do Direito Público composto por um conjunto de normas jurídicas que regulam o poder punitivo do Estado. Sobre a delimitação conceitual do direito penal, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Direito Penal é o setor ou parcela do ordenamento jurídico privado que estabelece as ações ou omissões delitivas, cominando-lhes determinadas consequências jurídicas - penas ou medidas de segurança.
B)  Direito Penal ou Direito Criminal define as infrações cíveis (crimes, delitos e contravenções), cominando pena na hipótese de descumprimento dos preceitos estabelecidos.C) Direito Penal é o corpo de normas jurídicas voltadas à fixação dos limites do poder punitivo do Estado, instituindo as infrações penais e as sanções correspondentes, bem como regras atinentes a sua aplicação.
D)  Direito Penal apresenta-se como um conjunto de normas sociais que determinam que ações são consideradas como crimes e lhes imputa a pena - esta como consequência do crime -, ou a medida de segurança.
6. Entende-se como Direito Penal objetivo o conjunto de normas jurídicas (regras e princípios), que descrevem os crimes (infrações penais) e impõem como consequência sanções (penas ou medidas de segurança). 
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Ius puniendi in concreto (ou secundário) é o que nasce, em geral, com a criação da norma penal, surgindo daí o poder-dever do Estado de exigir que o infrator se sujeite à sanção prevista.
B) Ius puniendi primário é o que nasce, em geral, com o cometimento da infração penal, surgindo daí o poder-dever do Estado de exigir que o infrator se sujeite à sanção prevista de forma discricionária.
C)  Ius puniendi secundário é o que nasce através da norma penal e constitui a prerrogativa do Estado e individual de poder exigir de todos os destinatários que se abstenham de praticar a ação ou omissão definida no preceito legal.
D)  Ius puniendi primário é uma a criação da norma penal e constitui a prerrogativa do Estado de poder exigir de todos os destinatários que se abstenham de praticar a ação ou omissão definida no preceito legal.
7. A denominação Direito Penal Comum é utilizada para designar o Direito Penal aplicável pela justiça comum, de modo geral, a todas as pessoas, enquanto o Direito Penal Especial é aquele ramo do Direito Penal que se encontra sob a jurisdição especial que rege somente a conduta de um determinado grupo de pessoas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) O Direito Penal Especial tem como fundamento o Código Penal e as diversas leis penais extravagantes, como a Lei Antidrogas (Lei no 11.343/2006), Código de Trânsito (Lei no 10.826/2003), Lei Maria da Penha (Lei no 11.340/2006), entre outras. 
( ) O Direito Penal Especial é aquele que se encontra sob a responsabilidade de justiça especializada. Em nosso ordenamento é o caso da chamada justiça castrense ou militar, a qual se incumbe de aplicar as normas previstas no Código Penal Militar (Decreto-Lei no 1.001/1969). 
( ) Direito Penal Comum tem como fundamento o Código Penal e as diversas leis penais extravagantes, como a Lei Antidrogas (Lei no 11.343/2006), Código de Trânsito (Lei no 10.826/2003), Lei Maria da Penha (Lei no 11.340/2006), entre outras. 
( ) O Direito Penal Especial constitui-se na Parte Especial do Direito Penal, que é aquela referenciada no próprio Código Penal, como o Direito Penal Econômico, Direito Penal Empresarial, Direito Penal do Consumidor etc. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F.
B)  F - V - F - V.
C)  V - F - F - V.
D)  V - V - F – F
8. As normas penais, além de criarem o direito de punir do Estado, conferem direitos para o próprio cidadão, uma vez que também possuem a função de limitar o próprio jus puniendi, garantindo ao cidadão, dentre outros direitos, o de não ser punido por fatos não definidos em lei, evitando a arbitrariedade do Estado. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SALIM, Alexandre; AZEVEDO, Marcelo André de. DIREITO PENAL: Parte Geral. 9. ed. São Paulo: Jus Podium, 2019.
A)  O Direito Penal objetivo pode ser definido como o conjunto de normas jurídicas (regras e princípios) que descrevem os crimes (infrações penais) e impõem como consequência sanções (penas ou medidasde segurança).
B)  O Direito Penal objetivo pode ser definido como o Direito Penal é autoexecutivo, ou seja, é um direito de coação indireta cuja concretização não depende do devido processo legal.C)  O Direito Penal objetivo pode ser definido como surge com a criação da norma penal e é a prerrogativa do Estado de poder exigir de todos os destinatários que se abstenham de praticar a ação ou omissão definida no preceito legal.
D)  O Direito Penal objetivo pode ser definido como é o direito de punir - jus puniendi - exercido exclusivamente pelo Estado, coibindo-se, assim, a vingança privada. Trata-se do ius imperium, poder de império do Estado.
9. O Direito Penal, enquanto saber científico, não é apenas mera contemplação ou memorização das normas penais, mas trata-se do campo de direito dinâmico e permanente inter-relação com outros campos da Ciência Jurídica. Sobre a relação do Direito Penal com os demais ramos do Direito, analise as afirmativas a seguir:
l- O Direito Penal contemporâneo deve ser assentado, portanto, em princípios fundamentais, próprios do Estado Democrático de Direito, e tem como base o expresso na Magna Carta.
al- O Processo Penal é constituído por normas que definem condutas criminosas e cominam as sanções correspondentes, portanto, é o "instrumento" através do qual a pena é imposta.
 III- A responsabilidade penal e a administrativa são independentes, não sendo possível a condenação penal gerar efeitos na esfera administrativa. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As afirmativas I e II estão corretas.B)  As afirmativas I e III estão corretas.
C)  Somente a afirmativa II está correta.D)  Somente a afirmativa I está correta.
10. As normas penais, além de criarem o direito de punir do Estado, conferem direitos para o próprio cidadão, uma vez que também possuem a função de limitar o próprio jus puniendi, garantindo ao cidadão, dentre outros direitos, o de não ser punido por fatos não definidos em lei, evitando a arbitrariedade do Estado. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SALIM, Alexandre; AZEVEDO, Marcelo André de. DIREITO PENAL: Parte Geral. 9. ed. São Paulo: Jus Podium, 2019.
A)  O Direito Penal objetivo pode ser definido como o conjunto de normas jurídicas (regras e princípios) que descrevem os crimes (infrações penais) e impõem como consequência sanções (penas ou medidas de segurança).
B)  O Direito Penal objetivo pode ser definido como é o direito de punir - jus puniendi - exercido exclusivamente pelo Estado, coibindo-se, assim, a vingança privada. Trata-se do ius imperium, poder de império do Estado.
C)  O Direito Penal objetivo pode ser definido como o Direito Penal autoexecutivo, ou seja, é um direito de coação indireta cuja concretização não depende do devido processo legal.
D)  O Direito Penal objetivo pode ser definido como surge com a criação da norma penal e é a prerrogativa do Estado de poder exigir de todos os destinatários que se abstenham de praticar a ação ou omissão definida no preceito legal.Parte inferior do formulário

Continue navegando