Buscar

Estatistica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sabemos que investimento nada mais é do que a aplicação dos recursos que poupamos, com a expectativa de obtermos uma remuneração por essa aplicação, ou seja, quem investe tem como objetivo ganhar dinheiro. Segundo o Banco Central do Brasil (2013), para que uma pessoa faça um investimento que atenda as suas necessidades, é importante que ela conheça três características dos investimentos. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas três características: FONTE: BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira - Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 2013.
A
Liquidez, investimento e juros.
B
Rentabilidade, liquidez e aplicação.
C
Liquidez, risco e rentabilidade.
D
Risco, rentabilidade e juros.
2Para Leitão (2019), não há nenhuma desvantagem em realizar um planejamento financeiro, ou seja, não há desvantagens em se programar para o futuro. Para o autor, um dos passos para realizar um planejamento financeiro pessoal é acompanhar diariamente as suas despesas e as suas receitas e, para ele, esse é o primeiro passo para o sucesso de um planejamento financeiro pessoal. Sobre alguns passos/dicas para realizar um planejamento financeiro pessoal, analise as sentenças a seguir: I- Ter metas bem definidas. II- Não comparar os preços antes de comprar um produto. III- Traçar objetivos realistas. IV- Não usar o cartão de crédito caso estiver endividado. V- Buscar informações sobre investimento. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LEITÃO, V. Como elaborar um planejamento financeiro pessoal incrível em 13 passos. 2019. Disponível em: https://www.mobills.com.br/images/infograficos/ Como-elaborar-um-planejamento-financeiro-pessoal-incrivel-em-13-passos.pdf. Acesso em: 9 fev. 2021.
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças II, IV e V estão corretas.
D
As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
3Há muitas vantagens para as pessoas que elaboram um planejamento financeiro. Algumas delas são: melhores hábitos de consumo e qualidade de vida; controle da vida financeira, proteção da família e acabar com as dívidas. Não podemos esquecer que podem ser cometidos alguns erros na hora de realizar um planejamento financeiro, seja ele pessoal ou familiar. Sobre os principais erros de um planejamento financeiro, analise as sentenças a seguir: I- Ser indisciplinado. II- Ter uma reserva financeira. III- Não acompanhar os gastos regularmente. IV- Traçar metas ou objetivos. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
4Sabemos que os fundos de investimentos podem ter diversas estratégias, desde as políticas mais conservadoras e seguras, até as mais agressivas e expostas a riscos. Alguns dos principais tipos de fundos de investimentos são os fundos de renda fixa, fundos de ações, fundos multimercados e os fundos cambiais. Dependendo dos ativos integrantes de sua carteira e da política de investimento do fundo, os fundos de renda fixa podem receber os seguintes sufixos: renda fixa - curto prazo, renda fixa - referenciados, renda fixa - simples, e renda fixa - dívida externa. Com relação a esses sufixos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os fundos de renda fixa que recebem o sufixo de "dívida externa" mantêm no mínimo 80% de seu patrimônio líquido em títulos representativos da dívida externa de responsabilidade da União. ( ) Os fundos de renda fixa que recebem o sufixo de "simples" foram criados com o objetivo de oferecer à população uma alternativa de investimento simples, segura e de alto custo. ( ) Os fundos de renda fixa que recebem o sufixo de "referenciados" buscam acompanhar a variação de determinado indicador de referência definido em seu objetivo. ( ) Os fundos de renda fixa que recebem o sufixo de "curto prazo" são considerados conservadores quanto ao risco e compatíveis com objetivos de investimento de curto prazo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - F - V - F.
C
V - F - V - V.
D
F - V - V - F.
5Quando uma pessoa decide investir, é importante que ela conheça algumas características dos investimentos que estão disponíveis para que a sua escolha seja adequada. É necessário termos consciência que as pessoas são diferentes umas das outras, e isso também vale para o perfil da pessoa que está investindo. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o investidor pode ser classificado em três perfis diferentes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses três perfis: FONTE: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Cadernos CVM: Fundos de Investimento - comissão de valores mobiliários. 3 ed. Rio de Janeiro: Comissão de Valores Mobiliários, 2016.
A
Consciente, moderado e consumista.
B
Conservador, consciente e arrojado.
C
Moderado, consumista e conservador.
D
Conservador, moderado e arrojado.
6A pessoa chamada de "consumidora consciente" é aquela que gasta e consome com sabedoria e responsabilidade. Enquanto o "consumidor consumista" é aquela pessoa que gasta sem pensar, ou seja, consome sem responsabilidade e sem se preocupar com as consequências desse consumo. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
A
Um consumidor consciente é aquele que pensa em si e no resto da sociedade, inclusive as futuras, pensando sempre no impacto sobre o meio ambiente antes de realizar uma compra.
B
Um consumidor consumista é aquele que evita desperdícios e utiliza efetivamente o que compra.
C
Um consumidor consumista é uma pessoa precavida e sabe que o futuro é consequência das escolhas de hoje.
D
Um consumidor consciente é aquele que compra tudo o que deseja e se, estiver fácil para comprar e for barato, não se preocupa se o produto é pirata ou contrabandeado.
7Fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira que capta recursos de diversos investidores (que são chamados de cotistas), e aplica esses recursos em diversos ativos. O principal objetivo dos fundos é fazer com que as cotas se valorizem ao longo do tempo. Os principais tipos de fundos de investimentos são: fundos de renda fixa, fundo de ações, fundo multimercados e fundos cambiais. Com relação a esses tipos de fundos de investimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os fundos de ações são os fundos constituídos com o objetivo de investir no mercado de ações e tem como principal fator de risco e variação de preços de ações admitidas à negociação do mercado organizado. ( ) Os fundos de multimercados têm maior liberdade de gestão e possuem uma política de investimento que envolve poucos fatores de risco, com o compromisso de concentração em vários fatores especiais. ( ) O principal fator de risco da carteira nos fundos cambiais é a flutuação do preço da moeda estrangeira ou a variação de uma taxa de juros chamada de cupom cambial. ( ) Os fundos classificados como renda fixa apresentam uma variação pequena ou nula nas taxas de juros, pois renda fixa significa resultado garantido ou sempre positivo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - F - V - V.
C
V - V - F - V.
D
F - F - V - F.
8Fundo de investimento é uma estrutura formal que reúne recursos financeiros de diversos investidores para investimento conjunto, ou seja, é uma modalidade de investimento coletivo. O investimento em fundos apresenta algumas vantagens quando comparado ao investimento direto. Sobre algumas vantagens dos fundos de investimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Acesso a outras modalidades de investimentos. ( ) Diluição de custos e poder de negociação. ( ) Facilidade para diversificação da carteira. ( ) Custos e confiança na empresa de gestão. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - F.
C
V - V - F - V.
D
F - F - V - F.
9O orçamento financeiro pessoal oferece uma oportunidade para que a pessoa avalie a sua vida financeira e também auxiliaa pessoa a definir prioridades que impactam a sua vida pessoal. Sobre alguns benefícios do orçamento financeiro pessoal, analise as sentenças a seguir: I- Definir as suas prioridades e administrar imprevistos. II- Conhecer a sua realidade financeira e escolher os seus projetos com consciência e responsabilidade. III- Fazer seu planejamento financeiro e utilizar o cartão de crédito quando estiver endividado. IV- Consumir de forma contínua e identificar e entender seus hábitos de consumo. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
10Sabemos que o planejamento financeiro nada mais é do que a organização das finanças pessoais, e que são muitas as vantagens e os benefícios de um planejamento financeiro. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta vantagens do planejamento financeiro:
A
Evita dívidas e permite identificar onde o dinheiro foi gasto.
B
Melhores hábitos de consumo e proporciona o aumento dos gastos desnecessários.
C
Menor controle da vida financeira e permite identificar onde o dinheiro foi gasto.
D
Ajuda a aumentar os gastos desnecessários e evita dívidas.

Continue navegando