Buscar

Evolução das Questões Ambientais e Energia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 
Atividade 1 – Referente às aulas 1, 2, 3 e 4
Disciplina: Ciências do Ambiente
Profa. MSc. Danielle Cristine Pedruzzi
AULA 1: EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS
1- A relação homem e meio ambiente foi desenvolvida juntamente com a evolução da espécie. Explique o que desencadeou a primeira crise ambiental e qual foi à primeira manifestação relatada em defesa ao meio ambiente. 
R: Pode-se dizer que foi com a revolução industrial que desencadeou a primeira crise ambiental, aumentando o índice de perdas naturais. Diante desse cenário exploratório do homem sobre a natureza, foi ocasionando sérios impactos. Então, a partir da década de 1950, surgiram os primeiros movimentos ambientalistas. Logo, a primeira ação voltada de fato em defesa do meio ambiente, foi a publicação do livro Primavera Silenciosa, que alertou sobre o uso de pesticidas na agricultura.
2- Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida também como Cúpula da Terra ou Rio 92 foi reconhecida a importância da gestão ambiental a nível intergovernamental. Um dos principais documentos gerados na conferência foi a Agenda 21, explique sobre o que se trata esse documento. 
R: A Agenda 21 é um documento onde foi estabelecido a importância de cada país, se comprometendo em buscar soluções para os problemas socioambientais, buscando poder iniciar a transição para modelos de sociedades sustentáveis.
3- As emissões de gases na atmosfera e seus consequentes impactos ambientais gerados começaram a ser discutidos em conferências internacionais nos anos 80. Cite os principais encontros que abordaram as mudanças climáticas e a proteção da camada de ozônio.
A Convenção de Viena e o protocolo de Montreal, eventos destinados ao debate sobre o uso de substâncias nocivas à camada de ozônio.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em 1997, onde foi firmado um importante acordo, o chamado protocolo de Kyoto.
4- Divide-se a preocupação ambiental em três fases, caracterizadas pelo estágio reativo, preventivo e proativo. Explique as três fases da evolução da preocupação ambiental.
R: Primeira fase, estágio reativo: início do século XX, em que prevalece um tratamento pontual das questões ambientais desvinculado de qualquer preocupação com os processos de desenvolvimento.
Segunda fase, estágio preventivo: inicia com a conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, caracterizando-se pela busca de uma nova relação entre meio ambiente e desenvolvimento.
Terceira fase, estágio proativo: é a fase atual que tem início com a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, no Rio de Janeiro. Esta caracteriza-se pelo aprofundamento e implementação das disposições e recomendações dos estados nacionais, governos locais, empresas e outros agentes.
AULA 2: ENERGIA E MEIO AMBIENTE
1- Explique e exemplifique o que e quais são as fontes de energias renováveis e não renováveis. 
A energia renovável é aquela que provém de recursos inesgotáveis. O uso de energia renováveis tem vários benefícios, como a menor ou não geração de gases de efeito estufa, diminuição de impactos ambientais, produção de energia em áreas remotas. Como exemplo temos, energia solar, eólica, hídrica, geotérmica de marés e biomassa.
Energia não renovável, são aquelas que são finitas. A queima de combustíveis fosseis é considerado um dos mais agressores danos ao meio ambientai. Como exemplo temos: o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural.
2- Qual é a diferença entre matriz energética e matriz elétrica? Comente sobre as matrizes energética e elétrica a nível nacional e global. 
Matriz elétrica composta principalmente por fontes não renováveis, engloba todos os tipos de energias utilizadas em nosso meio. Já a matriz energética é responsável pelo uso e geração de energia elétrica.
3- Quais são os principais impactos ambientais gerados pelo uso de combustíveis fósseis?
Um dos principais impactos é o aquecimento global, emissão do efeito estufa, estas intensificam as mudanças climáticas, seguido de poluição do ar, uso irresponsável do homem com o meio ambiente, gerando doenças respiratórias e crônicas na população e perda da biodiversidade.
AULA 3: INTRODUÇÃO A ECOLOGIA
1- Qual a importância da ecologia? De acordo com o botânico Carl Schrote podemos dividir a Ecologia em três principais sub-áreas, quais são elas?
A ecologia é o estudo da interação dos seres vivos entre si, com o meio ambiente, tem importância para o desenvolvimento de vários aspectos, como, os desequilíbrios causados às populações de todos os seres vivos em decorrência da ação humana.
A ecologia está dividida em três subáreas, são elas: Sinecologia, Autoecologia, Demoecologia.
2- Explique os níveis de organização aplicados a Biologia e a Ecologia. 
Os níveis de organização aplicados à Ecologia são basicamente resultado da interação de indivíduos ou seres vivos, entre si como o local que habitam. Assim, de acordo com os estudos a níveis de organização, para o âmbito da Ecologia observa-se a relação a partir do organismo, que pode ser tratado como individuo, e sua interação com as populações, comunidades, ecossistemas e biosfera.
3- O que é nicho ecológico e habitat de espécies? 
É a maneira de viver dos organismos, como eles integram seus hábitos, como eles obtêm energia e a relação deles com todos os componentes do ecossistema.
O local onde certas espécies vivem e desempenha seu nicho ecológico é o se habitat.
AULA 4: CICLOS DA MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS
1- O que são os ciclos da matéria ou ciclos biogeoquímicos? Como eles ocorrem? 
São processos naturais, ou os ciclos entre o meio ambiente para os organismos vivos. Esses elementos ou matérias circulam entre os bióticos e os abióticos, passando pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
2- Explique sobre o ciclo dos seguintes elementos: água, carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
Ciclo da água: este tem início na precipitação, onde as nuvens condensadas de moléculas de água geram a chuva e abastecem os rios, lagos e oceanos. Quando ocorre o contato da água com o solo, esta pode seguir dois caminhos, o escoamento superficial e a infiltração.
Ciclo do carbono, tem início em um processo realizado pelos seres autótrofos, a fotossíntese, no qual as plantas absorvem dióxido de carbono, e libera Oxigênio.
Ciclo do oxigênio, é liberado pelas plantas no processo da fotossíntese, renovando o gás em nosso meio. 
Ciclo do nitrogênio, é indispensável para a vida pelo fato de estar presente na composição de moléculas de proteínas e bases nitrogenadas de ácidos nucleicos. Este ciclo ainda é composto por: fixação, amonificação, nitrificação e desnitrificação.
Ciclo do fosforo, controla vários aspectos importantes do ecossistema, e está presente nos tecidos vivos, nas moléculas de DNA, ATP e fosfolipídios de membranas.
Ciclo do enxofre, é utilizado pelas plantas para a produção de aminoácidos.
3- Como a ação antrópica pode interferir nos ciclos biogeoquímicos? 
As atividades antrópicas afetam diretamente os ciclos biogeoquímicos, rompendo ou acelerando os mesmos. O principal de alteração é pela poluição atmosférica, os corpos hídricos e do solo.

Continue navegando