Buscar

Avaliação 1 direito tributario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A denominação direito tributário está consagrada no direito brasileiro, sendo a expressão mais adequada, segundo o entendimento majoritário dos estudiosos do assunto. Assim, a terminologia direito tributário, para a denominação do ramo jurídico, vem sendo adotada em nosso direito desde a Emenda Constitucional nº 18, de 1965, que organizou o Sistema Tributário Nacional. A respeito do STN, assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) Os tratados internacionais revogam e modificam a legislação tributária interna e serão observados pela que lhes sobrevenha. ( ) O direito tributário é o ramo de direito público que estuda princípios e normas disciplinadoras do exercício das atividades de instituição, cobrança e fiscalização de tributos. ( ) O não-exercício da competência tributária não a defere à pessoa jurídica de direito público diversa daquela a que a Constituição a tenha atribuído. ( ) O emprego da equidade poderá resultar na dispensa do pagamento de tributo devido.
A
F, F, F, V.
B
V, V, V, F.
C
F, V, V, F.
D
V, F, V, V.
2A integração do Direito Tributário é o processo pelo qual o operador do direito utiliza instrumentos oferecidos pelo próprio sistema jurídico a fim de suprir a ausência de uma norma específica. Em vista disso, em conformidade com o Código Tributário Nacional, na ausência de disposição expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará, sucessivamente, na ordem indicada: I - os princípios gerais de direito tributário, os princípios gerais de direito público, a analogia e a equidade. II - a equidade, a analogia, os princípios gerais de direito tributário e os princípios gerais de direito público. III - os princípios gerais de direito público, os princípios gerais de direito tributário, a equidade e a analogia. IV - a analogia, os princípios gerais de direito tributário, os princípios gerais de direito público e a equidade.
A
A assertiva I está correta.
B
A assertiva IV está correta.
C
A assertiva II está correta.
D
A assertiva III está correta.
3São frequentes as confusões envolvendo os conceitos de direito tributário e direito financeiro. Sabe-se que ambos são disciplinas distintas. Nesse sentido, tendo em consideração o conceito de Direito Tributário, analise as assertivas abaixo e insira V para verdadeiro e F para falso: ( ) é o conjunto de normas que regula o destino dos valores arrecadados a título de tributo dentro da máquina do Estado. ( ) é o conjunto de normas que regula o comportamento dos agentes públicos na condução orçamentária da Administração Pública Direta e Indireta. ( ) é o conjunto de normas que regula o comportamento dos agentes públicos na condução orçamentária apenas da Administração Pública Direta. ( ) é o conjunto de normas que regula o comportamento das pessoas de levar dinheiro aos cofres públicos.
A
F, F, F, V.
B
F, V, V, F.
C
V, F, F, V.
D
F, F, V, V.
4O direito constitucional é um ramo do direito que está interligado com o direito tributário, versando sobre o Sistema Tributário Nacional. Considerando o disposto na Constituição Federal, no capítulo que trata do Sistema Tributário Nacional, é INCORRETO afirmar:
A
Cabe à lei complementar dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
B
Através de lei complementar, poderá ser instituído empréstimos compulsórios de competência da União, Estados e Distrito Federal.
C
Ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.
D
Cabe à lei complementar estabelecer normas gerais sobre obrigação e lançamento.
5O Código Tributário Nacional, instituído pela Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, estabelece que somente a lei pode instituir ou extinguir tributos. Considerando tal dispositivo legal, assinale V para verdadeiro e F para falso nas assertivas abaixo: ( ) os tratados e as convenções internacionais das quais o Brasil seja signatário podem alterar dispositivos da legislação tributária brasileira. ( ) os decretos, representando o entendimento do Poder Executivo acerca da aplicabilidade das leis, podem trazer regras próprias de interpretação. ( ) as hipóteses de exclusão, suspensão e extinção de créditos tributário podem ser estabelecidas por força de princípios, igualmente à instituição ou extinção de tributos. ( ) as atualizações monetárias da base de cálculo de um tributo equiparam-se à figura da majoração de tributos e, como tal, requerem edição de lei para que sejam estabelecidas.
A
F, F, V, F.
B
V, F, F, V.
C
F, V, F, V.
D
V, F, F, F.
6O Município de São Paulo criou uma lei a fim de conceder isenção do pagamento de IPTU aos aposentados com rendimento mensal inferior a 3 (três) salários mínimos, que possuam um único imóvel utilizado como residência. Alguns pensionistas que se encontram na mesma situação entram com pedido administrativo de reconhecimento da isenção. Nesse caso, analise as assertivas abaixo quanto à conduta que a autoridade administrativa, com base nas disposições do Código Tributário Nacional, que tratam da interpretação e integração da legislação tributária, deverá: I - negar o pedido, pois a legislação tributária que disponha sobre isenção deve ser interpretada literalmente. II - negar o pedido, pois a legislação tributária veda a utilização da equidade na hipótese de ausência de disposição legal expressa. III - deferir a isenção, pois a lei tributária que concede isenção deve ser interpretada da maneira mais favorável ao contribuinte. IV - deferir a isenção, pois a autoridade administrativa, na ausência de disposição expressa em relação a situação, deverá utilizar a analogia na aplicação da legislação tributária.
A
Apenas a I está correta.
B
Apenas a II está correta.
C
Apenas a IV está correta.
D
As assertivas III e IV estão corretas.
7Direito Tributário é o ramo do direito público que rege as relações jurídicas entre o Estado e os particulares, decorrentes da atividade financeira do Estado no que se refere à obtenção de receitas que correspondam ao conceito de tributos. Em relação ao Sistema Tributário Nacional, analise as assertivas e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) O Sistema Tributário Nacional compõe-se de impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios. ( ) A Constituição Federal do Brasil outorga competência tributária à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para criar, modificar e extinguir tributos, por meio de lei. ( ) As taxas são tributos que têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou a utilização efetiva ou potencial de serviço público específico ou posto à sua disposição. ( ) O princípio da anterioridade afirma que a lei que cria ou aumenta um tributo, ao entrar em vigor, fica com sua eficácia suspensa até o início do próximo exercício financeiro, não admitindo exceções.
A
V, V, V, F.
B
F, V, F, V.
C
V, F, F, V.
D
F, F, V, F.
8A denominação direito tributário está consagrada no direito brasileiro, sendo a expressão mais adequada, segundo o entendimento majoritário dos estudiosos do assunto. Sobre a definição de Direito Tributário e de tributos, assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) O Código Tributário Nacional é formalmente lei ordinária e materialmente lei complementar. ( ) Em regra, um tributo é instituído conforme os princípios gerais de direito tributário. ( ) Conforme o Código Tributário Nacional, a natureza jurídica específica do tributo é determinada pela destinação legal do produto da sua arrecadação. ( ) Cabe à lei complementar regular sobre taxas e contribuições de melhoria.
A
F, F, V, F.
B
V, F, F, F.
C
F, V, F, V.
D
V, V, F, F.
9A interpretação das normas jurídicas pode ser considerada, em sentido restrito, como a busca do significado de uma norma, na medida em que se entenda não existir no sistema jurídico uma norma para o caso que se tem a resolver. Sobre a interpretação da lei tributária prevista no Código Tributário Nacional, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta: I- Interpreta-se livremente a legislação tributária que disponha sobre dispensa do cumprimento deobrigações tributárias acessórias. II- A lei tributária que define infrações, ou lhe comina penalidades, interpreta-se da maneira mais favorável ao acusado, em caso de dúvida quanto à capitulação legal do fato, mas não quanto à imputabilidade. III- Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre outorga de isenção. IV- Os princípios gerais de direito privado utilizam-se para pesquisa da definição, do conteúdo, do alcance de seus institutos, conceitos e formas, e para definição dos respectivos efeitos tributários.
A
As assertivas II e IV estão corretas.
B
Apenas a assertiva I está correta.
C
As assertivas I, II e IV estão corretas.
D
Apenas a assertiva III está correta.
10Sabe-se que as expressões ´legislação tributária´ e ´lei tributária´ possuem conceitos e definições distintas no ordenamento brasileiro. No que concerne à legislação, analise as assertivas abaixo e insira V para verdadeiro e F para falso: ( ) os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas. ( ) as decisões dos órgãos singulares ou coletivos de jurisdição administrativa, a que a lei atribua eficácia normativa. ( ) os convênios que entre si celebrem a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. ( ) as fontes da obrigação tributária principal.
A
F, V, V, F.
B
V, F, V, V.
C
V, V, V, F.
D
F, F, F, V.

Continue navegando