Buscar

Platão: Filósofo Grego

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Platão 
Nascido por volta de 427a.C em Atenas, na Grécia, Platão foi um filósofo considerado um dos principais pensadores da história.
Ele pertencei-a uma das famílias mais nobres de Atenas e assim como todo aristocrata de sua época, recebeu educação especial, estudou leitura e escrita, música, pintura, poesia e ginástica. Como tradição de família, Platão desejava dedicar-se à vida pública, e ter uma carreira politica, como foi encontrado em varias de suas cartas.
Platão foi discípulo de Sócrates, aprendendo e discutindo com o filósofo sobre problemas do conhecimento do mundo e das virtudes humanas. Então quando Sócrates foi condenado à morte sob a acusações, Platão desistiu da carreira política e resolveu voltar-se inteiramente para a filosofia. Platão então sai de Atenas, e começa a viajar para adquirir conhecimentos nessas de suas viagens ele encontra com Euclides considerado hoje "Pai da geometria" e vários outras grandes mentalidades da época. 
Quando Platão retorna a Atenas aos seus 40 anos onde ele abre uma escola filosófica chamada "Academia de Atenas" e entre seus discípulos o que mais se destacou foi Aristóteles, que mesmo discordando do mestre, sofreu sua influência.
A sua filosofia se baseava em um mundo inteligível e um mundo sensível, o mundo inteligível é uma realidade que só acontece nos pensamentos, onde está a essência de tudo, as ideias perfeitas o mundo da sabedoria e do conhecimento. Já no mundo sensível, é o plano terreno, onde acontece tudo o que passa no mundo inteligível e que sofre alterações. Para tentar explicar seu pensamento filosófico, ele cria uma de suas obras mais famosas chamada " o mito da caverna".
Platão faleceu em Atenas, Grécia, no ano de 347 a.C. e sua academia subsístiu até após sua morte quando em 529 o imperador romano Justiniano mandou fechar a Academia, junto com outras escolas não cristãs.

Continue navegando