Buscar

PROVA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Substitutiva
Disciplina: Direito Administrativo – Administração Pública (7º sem) 
Todas as respostas devem ser justificadas
Duração de prova 120 minutos
Não é possível o regresso da questão já respondida.
É possível apenas 2 tentativas.
A transcrição de textos da internet invalida a prova inteira.
1) Julgue os itens a seguir, justificando o motivo de estarem corretos ou incorretos (à mera indicação de sim ou não, correto ou incorreto, sem justificativa, não será atribuída pontuação)
A) Um servidor público que deixe de realizar atividades de sua competência para prejudicar um desafeto afronta o princípio da legalidade, que se traduz na ideia de que a atuação estatal deve se pautar pela busca dos interesses coletivos. (Valor 1,5)
B) A autarquia se confunde com a própria ideia de autonomia administrativa, na medida em que consiste em pessoa jurídica instituída pelo Estado, mas que dele não se desprende em prol da realização de finalidades institucionais específicas e próprias. (Valor 1,5)
C) Em essência, o poder disciplinar é a atividade da Administração Pública que impõe limites ao exercício de direitos e liberdades, em prol do interesse coletivo. É o mecanismo de frenagem de que dispõe a Administração Pública para conter os abusos do direito individual. (Valor 1,0)
D) O ato administrativo não goza de presunção de legitimidade, devendo a Administração provar formalmente sua validade para que possa produzir efeitos. (Valor 1,0)
E) São requisitos dos atos administrativos: competência; finalidade; forma; motivo e razoabilidade. (Valor 1,0)
F) A desconcentração pode ser implementada através da outorga e da delegação de serviços, sendo esta a transferência da execução dos serviços públicos, com a manutenção da titularidade sob custódia do Estado. (Valor 1,0)
G) A prefeita do município de Populina, conhecida como Cristiane da Populina, determinou que, em todas as placas de inauguração das novas vias municipais pavimentadas em seu mandato na localidade denominada Sol, fosse colocada a seguinte homenagem: “À minha querida e amada comunidade do Sol, um presente especial e exclusivo de Cristiane da Populina, a única que sempre agiu em favor de nosso povo!”. O Ministério Público estadual intimou a Prefeita a fim de esclarecer a questão.
Na qualidade de procurador do município, você é consultado pela Prefeita, que insiste em manter a situação. Indique o princípio da Administração Pública que foi violado e por que motivo. (Valor 2,0)
1

Outros materiais