Buscar

Avaliação Final Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:637581)
1Em uma mulher que não usa métodos contraceptivos, a ovulação acontece todos os meses, na metade do ciclo - de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação. Isso graças a diversos hormônios que sinalizam o momento exato em que o corpo deve se preparar para uma possível fecundação. Nesse período, um óvulo maduro é enviado para as trompas, onde fica até que seja fecundado por um espermatozoide. No caso de quem toma pílula, os hormônios sintéticos do comprimido enganam os ovários - eles entendem que não precisam produzir os hormônios necessários para a gravidez e nem eclodir um óvulo maduro. Desse modo, a ovulação é inibida. Com relação ao ciclo reprodutivo da mulher, que hormônios desencadeiam o processo de ovulação e como eles agem nesse processo?
FONTE: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/o-que-acontece-com-os-ovulos-de-uma-mulher-que-toma-pilula/. Acesso em: 18 out. 2019.
Resposta esperada
O hormônio folículo-estimulante (FSH) desencadeia o início da maturação e crescimento dos folículos e o hormônio luteinizante (LH) promove a saída dos ovócitos secundários para a tuba uterina, processo conhecido como ovulação.
2O sistema endócrino é bastante complexo e formado por várias glândulas endócrinas. Essas glândulas produzem substâncias chamadas de hormônios, que são lançados na corrente sanguínea. Explique o que são hormônios e como eles atuam sobre o corpo humano.
Resposta esperada
Os hormônios são substâncias químicas, também chamados de mensageiros químicos. Quando caem na corrente sanguínea vão atuar sobre um órgão específico, chamado de órgão-alvo. Para que isso ocorra, o sistema nervoso trabalha de forma integrada ao sistema endócrino enviando informações, que induzem a uma resposta (hormônios) que vai regular diferentes atividades corporais.

Outros materiais