Logo Passei Direto
Buscar

Fisiopatologia Geral (17494) Prova final

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A inflamação ou flogose é uma das principais reações defensivas do organismo frente à presença de microrganismo ou corpos estranhos que tentam e/ou migram no corpo humano. Dessa forma, o corpo humano, mediante a liberação de células de defesa, tentam eliminar esse agente invasor.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Processos inflamatórios são desencadeados através de fenômenos irritativos, exsudativos, vasculares, degenerativo-necróticos ou produtivo-reparativos. II- São sinais da inflamação aguda: dor, rubor, calor, tumor e alteração da função. III- Existem diversos mediadores químicos da inflamação, dentre os quais citam-se as proteases que circulam no plasma como enzimas inativas. IV- Dentre os fenômenos exsudativos, a exsudação hematogenia envolve componentes do plasma e células que podem se concentrar no foco inflamatório. V- No foco inflamatório, a drenagem da circulação linfática diminui e não consegue carregar todo o excesso de líquido que sai dos vasos sanguíneos e se acumula no interstício. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Acerca das doenças metabólicas, estas são doenças que ocasionam alteração quanto ao funcionamento geral do organismo, podendo estarem relacionadas a reações de ordem química ou mesmo metabólica. A Síndrome Metabólica (SM) é a associação de doenças crônicas relacionadas à alimentação e à atividade física, que levam ao excesso de peso e às alterações de colesterol, glicose e pressão arterial. Os portadores apresentam múltiplas patologias, como diabetes, coronarianopatias, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica, insuficiência renal e retinopat ia. Sobre as causas desencadeadoras da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São fatores desencadeadores da síndrome metabólica: a obesidade (principalmente na região abdominal); hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); alterações de colesterol (hipercolesterolemia); triglicérides e a hiperglicemia (glicemia elevada).
( ) São fatores desencadeadores da síndrome metabólica: a obesidade (principalmente na região abdominal); hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); alterações de colesterol (hipercolesterolemia); triglicérides e a hipoglicemia (glicemia abaixo do padrão normal).
( ) A principal causa de uma síndrome metabólica é a resistência à insulina.
( ) Liberação excessiva de produtos finais da glicosilação avançada; hipoglicemia; níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio; alterações microvasculares; entre outros.
A F - V - V - F.
B V - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - V - F.

O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. As células do músculo liso não apresentam estrias transversais. A contração dos músculos lisos é bem mais lenta que a da fibra esquelética, mas, em compensação, elas conseguem se manter contraídas por um período de tempo mais longo. Como característica, pertence a um grupo de tecido muscular, o qual possui contração involuntária e lenta. Sobre as estruturas e/ou vísceras que possuem o tecido muscular liso na sua composição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo cardíaco - mais especificamente no miocárdio e epicárdio -, na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória superiores - mais especificamente na mucosa nasal - e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris, entre outros.
( ) Participa da contração das fibras musculares esqueléticas, forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar e nos ureteres. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
A - V - V - V - F.
B - V - F - F - F.
C - V - V - V - V.
D - F - V - V - V.

A fisiopatologia é o estudo da doença associada ao estudo da função anormal de cada tecido ou órgão. Para entender como acontece a doença, precisa-se entender como é a função normal, que é explicada pela fisiologia. Para explicar todas as funções de todos os tecidos e órgãos, a fisiologia divide-se em áreas, assim como a patologia. Sobre o que podemos afirmar da fisiopatologia e sua área, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Busca o entendimento da doença para encontrar recursos de tratamento.
II- Busca o aprimoramento das técnicas de medicina.
III- Engloba a fisiologia, a patologia, a anatomia e outras áreas do conhecimento.
IV- Engloba somente a fisiologia e a patologia.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

O pâncreas é uma glândula que pertence aos sistemas digestivo e endócrino, medindo cerca de 12,5 cm de comprimento, e possui formato de folha, situado atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço. Com relação a sua anatomia, o pâncreas é composto por três regiões principais: cabeça (parte que se encaixa ao duodeno), o corpo e a cauda, os quais são a parte final. Este órgão possui especificamente duas principais funções: produzir sucos digestivos e enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos; e metabolismo dos nutrientes (pâncreas exócrino) e produção de hormônios (pâncreas endócrino). Sobre os hormônios produzidos pelo pâncreas endócrino, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Glucagon.
II- Adrenalina.
III- Insulina.
IV- Adrenalina e insulina.
a) As opções III e IV estão corretas.
b) As opções I e III estão corretas.
c) As opções I e II estão corretas.
d) Somente a opção III está correta.

O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do corpo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo. Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades fisiológicas em todo o corpo. As glândulas endócrinas secretam os hormônios diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas, que secretam os hormônios ou outras substâncias para dentro de um duto. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A hipófise produz vasopressina (hormônio antidiurético), sendo este responsável por fazer com que os rins retenham água e, junto com a aldosterona, auxiliam a controlar a pressão arterial. II- A hipófise produz o hormônio do crescimento, o qual controla o crescimento e o desenvolvimento, bem como promove a produção de proteínas. III- A glândula tireoide produz Aldosterona, o qual ajuda a regular o equilíbrio de sal e água fazendo com que os rins retenham sal e água e excrete potássio. IV- As glândulas adrenais produzem cortisol, o qual tem efeito generalizado em todo o corpo, principalmente relacionado à ação anti-inflamatória; mantém a concentração de açúcar (ATP x Glicose) no sangue; mantém a pressão arterial e a força muscular; ajuda a controlar o equilíbrio de sal e a água. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

A causa mais comum para o desenvolvimento da Síndrome Metabólica (SM) é devido ao ganho desproporcional de peso, o que por consequência contribui para a elevação (aumento) da pressão arterial, no desenvolvimento do diabetes tipo 2 e, ainda, ocasiona alterações relacionadas à elevação de triglicérides e colesterol no corpo humano. Frente a essas alterações, é comum e esperado que os sujeitos que experienciam da doença apresentem alguns sintomas. Sobre os sintomas mais comuns e/ou esperados na presença da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Triglicerídeos elevados, ou seja, o nível de gordura no sangue - 150 mg/dl ou superior; Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior; Glicose elevada - 110 mg/dl ou superior (em jejum). ( ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm); Glicose abaixo - 110 mg/dl (em jejum). ( ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm). ( ) Baixo HDL (bom colesterol) (homens menos que 40 mg/dl e nas mulheres menos do que 50 mg/dl). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - V.

O choque é um estado de hipoperfusão de órgãos, com resultante disfunção celular e morte. Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação, às vezes com derivação do sangue para não passar pelos leitos capilares de troca, ou seja, a perfusão celular estará comprometida e em risco de morte celular. Os sintomas mais comuns incluem estado mental alterado (confusão x delírios), taquicardia (coração batendo rápido), hipotensão (queda de pressão arterial) e oligúria (eliminação de pouca urina). O diagnóstico é basicamente clínico, incluindo mensuração de PA e, às vezes, utilização de exames laboratoriais para investigação e identificação das taxas de marcadores de hipoperfusão tecidual (por exemplo: lactato sanguíneo, PCR - Proteína C Reativa, entre outros). O tratamento consiste em reanimação por líquidos, incluindo hemoderivados se necessário (transfusão sanguínea), correção do distúrbio subjacente e, em alguns casos, utilização de fármacos vasopressores (aqueles que aumentam a força de contração do coração e respectivamente a pressão arterial). Entre os tipos de choque, encontramos o choque distributivo, que possui uma subdivisão quanto ao tipo de acometimento (origem).
Sobre as formas de choque distributivo, assinale a alternativa CORRETA:
A - Choque neurogênico, choque cardiotônico e choque séptico.
B - Choque cardiogênico, choque anafilático e choque séptico.
C - Choque neurogênico, choque anafilático e choque séptico.
D - Choque elétrico, choque anafilático e choque séptico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A inflamação ou flogose é uma das principais reações defensivas do organismo frente à presença de microrganismo ou corpos estranhos que tentam e/ou migram no corpo humano. Dessa forma, o corpo humano, mediante a liberação de células de defesa, tentam eliminar esse agente invasor.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Processos inflamatórios são desencadeados através de fenômenos irritativos, exsudativos, vasculares, degenerativo-necróticos ou produtivo-reparativos. II- São sinais da inflamação aguda: dor, rubor, calor, tumor e alteração da função. III- Existem diversos mediadores químicos da inflamação, dentre os quais citam-se as proteases que circulam no plasma como enzimas inativas. IV- Dentre os fenômenos exsudativos, a exsudação hematogenia envolve componentes do plasma e células que podem se concentrar no foco inflamatório. V- No foco inflamatório, a drenagem da circulação linfática diminui e não consegue carregar todo o excesso de líquido que sai dos vasos sanguíneos e se acumula no interstício. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Acerca das doenças metabólicas, estas são doenças que ocasionam alteração quanto ao funcionamento geral do organismo, podendo estarem relacionadas a reações de ordem química ou mesmo metabólica. A Síndrome Metabólica (SM) é a associação de doenças crônicas relacionadas à alimentação e à atividade física, que levam ao excesso de peso e às alterações de colesterol, glicose e pressão arterial. Os portadores apresentam múltiplas patologias, como diabetes, coronarianopatias, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica, insuficiência renal e retinopat ia. Sobre as causas desencadeadoras da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São fatores desencadeadores da síndrome metabólica: a obesidade (principalmente na região abdominal); hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); alterações de colesterol (hipercolesterolemia); triglicérides e a hiperglicemia (glicemia elevada).
( ) São fatores desencadeadores da síndrome metabólica: a obesidade (principalmente na região abdominal); hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); alterações de colesterol (hipercolesterolemia); triglicérides e a hipoglicemia (glicemia abaixo do padrão normal).
( ) A principal causa de uma síndrome metabólica é a resistência à insulina.
( ) Liberação excessiva de produtos finais da glicosilação avançada; hipoglicemia; níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio; alterações microvasculares; entre outros.
A F - V - V - F.
B V - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - V - F.

O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. As células do músculo liso não apresentam estrias transversais. A contração dos músculos lisos é bem mais lenta que a da fibra esquelética, mas, em compensação, elas conseguem se manter contraídas por um período de tempo mais longo. Como característica, pertence a um grupo de tecido muscular, o qual possui contração involuntária e lenta. Sobre as estruturas e/ou vísceras que possuem o tecido muscular liso na sua composição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo cardíaco - mais especificamente no miocárdio e epicárdio -, na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória superiores - mais especificamente na mucosa nasal - e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris, entre outros.
( ) Participa da contração das fibras musculares esqueléticas, forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar e nos ureteres. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
A - V - V - V - F.
B - V - F - F - F.
C - V - V - V - V.
D - F - V - V - V.

A fisiopatologia é o estudo da doença associada ao estudo da função anormal de cada tecido ou órgão. Para entender como acontece a doença, precisa-se entender como é a função normal, que é explicada pela fisiologia. Para explicar todas as funções de todos os tecidos e órgãos, a fisiologia divide-se em áreas, assim como a patologia. Sobre o que podemos afirmar da fisiopatologia e sua área, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Busca o entendimento da doença para encontrar recursos de tratamento.
II- Busca o aprimoramento das técnicas de medicina.
III- Engloba a fisiologia, a patologia, a anatomia e outras áreas do conhecimento.
IV- Engloba somente a fisiologia e a patologia.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

O pâncreas é uma glândula que pertence aos sistemas digestivo e endócrino, medindo cerca de 12,5 cm de comprimento, e possui formato de folha, situado atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço. Com relação a sua anatomia, o pâncreas é composto por três regiões principais: cabeça (parte que se encaixa ao duodeno), o corpo e a cauda, os quais são a parte final. Este órgão possui especificamente duas principais funções: produzir sucos digestivos e enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos; e metabolismo dos nutrientes (pâncreas exócrino) e produção de hormônios (pâncreas endócrino). Sobre os hormônios produzidos pelo pâncreas endócrino, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Glucagon.
II- Adrenalina.
III- Insulina.
IV- Adrenalina e insulina.
a) As opções III e IV estão corretas.
b) As opções I e III estão corretas.
c) As opções I e II estão corretas.
d) Somente a opção III está correta.

O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do corpo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo. Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades fisiológicas em todo o corpo. As glândulas endócrinas secretam os hormônios diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas, que secretam os hormônios ou outras substâncias para dentro de um duto. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A hipófise produz vasopressina (hormônio antidiurético), sendo este responsável por fazer com que os rins retenham água e, junto com a aldosterona, auxiliam a controlar a pressão arterial. II- A hipófise produz o hormônio do crescimento, o qual controla o crescimento e o desenvolvimento, bem como promove a produção de proteínas. III- A glândula tireoide produz Aldosterona, o qual ajuda a regular o equilíbrio de sal e água fazendo com que os rins retenham sal e água e excrete potássio. IV- As glândulas adrenais produzem cortisol, o qual tem efeito generalizado em todo o corpo, principalmente relacionado à ação anti-inflamatória; mantém a concentração de açúcar (ATP x Glicose) no sangue; mantém a pressão arterial e a força muscular; ajuda a controlar o equilíbrio de sal e a água. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

A causa mais comum para o desenvolvimento da Síndrome Metabólica (SM) é devido ao ganho desproporcional de peso, o que por consequência contribui para a elevação (aumento) da pressão arterial, no desenvolvimento do diabetes tipo 2 e, ainda, ocasiona alterações relacionadas à elevação de triglicérides e colesterol no corpo humano. Frente a essas alterações, é comum e esperado que os sujeitos que experienciam da doença apresentem alguns sintomas. Sobre os sintomas mais comuns e/ou esperados na presença da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Triglicerídeos elevados, ou seja, o nível de gordura no sangue - 150 mg/dl ou superior; Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior; Glicose elevada - 110 mg/dl ou superior (em jejum). ( ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm); Glicose abaixo - 110 mg/dl (em jejum). ( ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm). ( ) Baixo HDL (bom colesterol) (homens menos que 40 mg/dl e nas mulheres menos do que 50 mg/dl). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - V.

O choque é um estado de hipoperfusão de órgãos, com resultante disfunção celular e morte. Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação, às vezes com derivação do sangue para não passar pelos leitos capilares de troca, ou seja, a perfusão celular estará comprometida e em risco de morte celular. Os sintomas mais comuns incluem estado mental alterado (confusão x delírios), taquicardia (coração batendo rápido), hipotensão (queda de pressão arterial) e oligúria (eliminação de pouca urina). O diagnóstico é basicamente clínico, incluindo mensuração de PA e, às vezes, utilização de exames laboratoriais para investigação e identificação das taxas de marcadores de hipoperfusão tecidual (por exemplo: lactato sanguíneo, PCR - Proteína C Reativa, entre outros). O tratamento consiste em reanimação por líquidos, incluindo hemoderivados se necessário (transfusão sanguínea), correção do distúrbio subjacente e, em alguns casos, utilização de fármacos vasopressores (aqueles que aumentam a força de contração do coração e respectivamente a pressão arterial). Entre os tipos de choque, encontramos o choque distributivo, que possui uma subdivisão quanto ao tipo de acometimento (origem).
Sobre as formas de choque distributivo, assinale a alternativa CORRETA:
A - Choque neurogênico, choque cardiotônico e choque séptico.
B - Choque cardiogênico, choque anafilático e choque séptico.
C - Choque neurogênico, choque anafilático e choque séptico.
D - Choque elétrico, choque anafilático e choque séptico.

Prévia do material em texto

.
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial (Cod.:637586)
1A inflamação ou flogose é uma das principais reações defensivas do organismo frente à presença de microrganismo ou corpos estranhos que tentam e/ou migram no corpo humano. Dessa forma, o corpo humano, mediante a liberação de células de defesa, tentam eliminar esse agente invasor. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Processos inflamatórios são desencadeados através de fenômenos irritativos, exsudativos, vasculares, degenerativo-necróticos ou produtivo-reparativos.
II- São sinais da inflamação aguda: dor, rubor, calor, tumor e alteração da função.
III- Existem diversos mediadores químicos da inflamação, dentre os quais citam-se as proteases que circulam no plasma como enzimas inativas.
IV- Dentre os fenômenos exsudativos, a exsudação hematogenia envolve componentes do plasma e células que podem se concentrar no foco inflamatório.
V- No foco inflamatório, a drenagem da circulação linfática diminui e não consegue carregar todo o excesso de líquido que sai dos vasos sanguíneos e se acumula no interstício.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença IV está correta.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
2Acerca das doenças metabólicas, estas são doenças que ocasionam alteração quanto ao funcionamento geral do organismo, podendo estarem relacionadas a reações de ordem química ou mesmo metabólica. A Síndrome Metabólica (SM) é a associação de doenças crônicas relacionadas à alimentação e à atividade física, que levam ao excesso de peso e às alterações de colesterol, glicose e pressão arterial. Os portadores apresentam múltiplas patologias, como diabetes, coronarianopatias, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica, insuficiência renal e retinopatia. Sobre as causas desencadeadoras da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São fatores desencadeadores da síndrome metabólica: a obesidade (principalmente na região abdominal); hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); alterações de colesterol (hipercolesterolemia); triglicérides e a hiperglicemia (glicemia elevada).
(    ) São fatores desencadeadores da síndrome metabólica: a obesidade (principalmente na região abdominal); hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); alterações de colesterol (hipercolesterolemia); triglicérides e a hipoglicemia (glicemia abaixo do padrão normal).
(    ) A principal causa de uma síndrome metabólica é a resistência à insulina.
(    ) Liberação excessiva de produtos finais da glicosilação avançada; hipoglicemia; níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio; alterações microvasculares; entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - F - V.
C
V - F - V - F.
D
V - V - V - F.
3O Potencial de Ação (PA) é caracterizado como um evento elétrico que ocorre em células excitáveis. Existem alguns tipos celulares que desencadeiam o PA, como os neurônios nas células musculares e células secretoras. O potencial de ação despolariza a membrana da fibra muscular e também passa para profundidade da fibra muscular, na qual faz com que o retículo sarcoplasmático libere para as miofibrilas grande quantidade de íons cálcio, armazenados no interior do retículo sarcoplasmático. Os íons cálcio provocam grandes forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que elas deslizem entre si, constituindo o processo contrátil. Sobre os processos de contração das fibras musculares esqueléticas que se fazem necessários para que ocorra a atividade muscular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo de contração das fibras musculares esqueléticas envolve: excitação da fibra muscular esquelética.
(    ) O processo de contração das fibras musculares esqueléticas envolve: acoplamento excitação/contração.
(    ) O processo de contração das fibras musculares esqueléticas envolve: ciclo das pontes cruzadas.
(    ) O processo de contração das fibras musculares esqueléticas envolve: relaxamento muscular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - V.
B
F - V - V - V.
C
F - F - F - F.
D
V - V - V - F.
4O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. As células do músculo liso não apresentam estrias transversais. A contração dos músculos lisos é bem mais lenta que a da fibra esquelética, mas, em compensação, elas conseguem se manter contraídas por um período de tempo mais longo. Como característica, pertence a um grupo de tecido muscular, o qual possui contração involuntária e lenta. Sobre as estruturas e/ou vísceras que possuem o tecido muscular liso na sua composição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
(    ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo cardíaco - mais especificamente no miocárdio e epicárdio -, na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
(    ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória superiores - mais especificamente na mucosa nasal - e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris, entre outros.
(    ) Participa da contração das fibras musculares esqueléticas, forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar e nos ureteres. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - V - V - F.
C
V - F - F - F.
D
V - V - V - V.
5A fisiopatologia é o estudo da doença associada ao estudo da função anormal de cada tecido ou órgão. Para entender como acontece a doença, precisa-se entender como é a função normal, que é explicada pela fisiologia. Para explicar todas as funções de todos os tecidos e órgãos, a fisiologia divide-se em áreas, assim como a patologia. Sobre o que podemos afirmar da fisiopatologia e sua área, analise as sentenças a seguir:
I- Busca o entendimento da doença para encontrar recursos de tratamento.
II- Busca o aprimoramento das técnicas de medicina.
III- Engloba a fisiologia, a patologia, a anatomia e outras áreas do conhecimento.
IV- Engloba somente a fisiologia e a patologia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
6O pâncreas é uma glândula que pertence aos sistemas digestivo e endócrino, medindo cerca de 12,5 cm de comprimento, e possui formato de folha, situado atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço. Com relação a sua anatomia, o pâncreas é composto por três regiões principais: cabeça (parte que se encaixa ao duodeno), o corpo e a cauda, os quais são a parte final. Este órgão possui especificamente duas principais funções: produzir sucos digestivos e enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos; e metabolismo dos nutrientes (pâncreas exócrino) e produção de hormônios (pâncreas endócrino). Sobre os hormônios produzidos pelo pâncreas endócrino, analise as opções a seguir:
I- Glucagon.
II- Adrenalina.
III- Insulina.
IV- Adrenalina e insulina.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções I e II estão corretas.
B
As opções III e IV estão corretas.
C
Somente a opção III está correta.
D
As opções I e III estão corretas.
7O sistemaendócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do corpo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo. Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades fisiológicas em todo o corpo. As glândulas endócrinas secretam os hormônios diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas, que secretam os hormônios ou outras substâncias para dentro de um duto. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A hipófise produz vasopressina (hormônio antidiurético), sendo este responsável por fazer com que os rins retenham água e, junto com a aldosterona, auxiliam a controlar a pressão arterial.
II- A hipófise produz o hormônio do crescimento, o qual controla o crescimento e o desenvolvimento, bem como promove a produção de proteínas.
III- A glândula tireoide produz Aldosterona, o qual ajuda a regular o equilíbrio de sal e água fazendo com que os rins retenham sal e água e excrete potássio.
IV- As glândulas adrenais produzem cortisol, o qual tem efeito generalizado em todo o corpo, principalmente relacionado à ação anti-inflamatória; mantém a concentração de açúcar (ATP x Glicose) no sangue; mantém a pressão arterial e a força muscular; ajuda a controlar o equilíbrio de sal e a água.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
8A Constituição Brasileira, desde 1988, passa a considerar a saúde como um direito de todos e dever do Estado. A partir desta data, os sistemas de saúde passaram a adotar abordagens além do tratamento das doenças, potencializando e direcionando seus esforços. Por qual motivo essas abordagens foram adotadas?
A
Pela prevenção.
B
Pela cura.
C
Pela extinção do fator patológico e vacinação.
D
Pela regulação da doença.
9A causa mais comum para o desenvolvimento da Síndrome Metabólica (SM) é devido ao ganho desproporcional de peso, o que por consequência contribui para a elevação (aumento) da pressão arterial, no desenvolvimento do diabetes tipo 2 e, ainda, ocasiona alterações relacionadas à elevação de triglicérides e colesterol no corpo humano. Frente a essas alterações, é comum e esperado que os sujeitos que experienciam da doença apresentem alguns sintomas. Sobre os sintomas mais comuns e/ou esperados na presença da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Triglicerídeos elevados, ou seja, o nível de gordura no sangue - 150 mg/dl ou superior; Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior; Glicose elevada - 110 mg/dl ou superior (em jejum).
(    ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm); Glicose abaixo - 110 mg/dl (em jejum).
(    ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm).
(    ) Baixo HDL (bom colesterol) (homens menos que 40 mg/dl e nas mulheres menos do que 50 mg/dl).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - F - V - V.
C
F - V - V - F.
D
V - V - F - V.
10O choque é um estado de hipoperfusão de órgãos, com resultante disfunção celular e morte. Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação, às vezes com derivação do sangue para não passar pelos leitos capilares de troca, ou seja, a perfusão celular estará comprometida e em risco de morte celular. Os sintomas mais comuns incluem estado mental alterado (confusão x delírios), taquicardia (coração batendo rápido), hipotensão (queda de pressão arterial) e oligúria (eliminação de pouca urina). O diagnóstico é basicamente clínico, incluindo mensuração de PA e, às vezes, utilização de exames laboratoriais para investigação e identificação das taxas de marcadores de hipoperfusão tecidual (por exemplo: lactato sanguíneo, PCR - Proteína C Reativa, entre outros). O tratamento consiste em reanimação por líquidos, incluindo hemoderivados se necessário (transfusão sanguínea), correção do distúrbio subjacente e, em alguns casos, utilização de fármacos vasopressores (aqueles que aumentam a força de contração do coração e respectivamente a pressão arterial). Entre os tipos de choque, encontramos o choque distributivo, que possui uma subdivisão quanto ao tipo de acometimento (origem). Sobre as formas de choque distributivo, assinale a alternativa CORRETA:
A
Choque cardiogênico, choque anafilático e choque séptico
B
Choque neurogênico, choque anafilático e choque séptico.
C
Choque neurogênico, choque cardiotônico e choque séptico.
D
Choque elétrico, choque anafilático e choque séptico.

Mais conteúdos dessa disciplina