Buscar

Exercio do conhecimento filosofia, sociologia e etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 de 5
Em artigo intitulado “Ética e jeitinho brasileiro”, para o jornal O Globo, de 03.09.2017, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto, descreve que a [...] face negativa do jeitinho é bem conhecida de todos nós. Ela envolve a pessoalização das relações, para o fim de criar regras particulares para si, flexibilizando ou quebrando normas que deveriam se aplicar a todos. Esse pacote negativo inclui o improviso, a colocação do sentimento pessoal ou das relações pessoais acima do dever e uma certa cultura da desigualdade que ainda caracteriza a vida brasileira. O improviso se traduz na incapacidade de planejar, de cumprir prazos e, em última análise, de cumprir a palavra. Vive-se aqui a crença equivocada de que tudo se ajeitará na última hora, com um sorriso, um gatilho e a atribuição de culpa a alguma fatalidade. O sentimento pessoal acima do dever se manifesta no favorecimento dos parentes e dos amigos, no compadrio, na troca de favores, "o toma lá dá cá". A cultura da desigualdade expressa a crença generalizada de que as regras são para os outros, para os comuns, "e não para os especiais como eu". Vem daí a permissão para furar a fila ou parar o carro na calçada. (Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/biblioteca/PastasMinistros/RobertoBarroso/ArtigosJornais/1120331.pdf. Acesso 05 dez 2019)
O texto acima nos leva a reflexões éticas sobre nosso comportamento cotidiano, pois muitas vezes usamos do “jeitinho brasileiro” para burlarmos regras e levarmos alguma vantagem pessoal. Sobre o comportamento ético analise as afirmações a seguir:
I- A ética é a ação em conformidade com a consciência, sempre refletida e fruto da escolha livre e consciente.
II- A ética não visa apenas a seguir o senso comum ou o politicamente correto de um determinado grupo, mas produzir reflexões sobre os comportamentos sociais e a sua validade de existência.
III- Ser ético, tem sinônimo de agir correto, independente da situação, mesmo que esse agir nos prive de alguma vantagem.
IV- Na ética o que conta é o relativismo, isto é, tudo é lícito por ser fruto da deliberação pessoal, inclusive a violência.
As afirmações corretas em relação à ética se encontram nas alternativas:
A - Apenas I e IV estão corretas.
B - Apenas III e IV estão corretas.
C - As afirmativas I, II e III estão corretas.
D - As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Questão 2 de 5
“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, uma época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo se torna cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.” (Disponível em: https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/carta-da-terra.html. Acesso em 09. Dez. 2019) O texto acima é uma introdução à “Carta da Terra”, que teve sua elaboração iniciada na durante a Rio-92 e foi discutida mundialmente por organizações da esfera pública e da sociedade civil.
Com base no texto, analise as alternativas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta no que se refere aos princípios que podem ser evidenciados no texto:
I- Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade significa reconhecer que todos os seres são interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos.
II- Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor significa que o direito de possuir, administrar e usar os recursos naturais inclui os deveres de impedir o dano causado ao meio ambiente e de proteger os direitos das pessoas.
III- Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas, tendo por meta assegurar que as comunidades em todos níveis garantam os direitos humanos e as liberdades fundamentais e proporcionem a cada um a oportunidade de realizar seu pleno potencial.
IV- Reconhecer que a liberdade de ação de cada geração é condicionada pelas necessidades das gerações futuras, e por isso devemos transmitir às futuras gerações valores, tradições e instituições que apoiem, em longo prazo, a prosperidade das comunidades humanas e ecológicas da Terra.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas na afirmativa III e IV.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II , III e IV estão corretas.
E - Somente na afirmativa I.
Questão 3 de 5
No dia 19 de janeiro de 2009, estreava no horário nobre da Rede Globo a novela Caminho das Índias. A escritora e novelista Gloria Perez explorou as diferenças entre culturas para contar uma história de amor proibido entre indianos, separados pelo sistema de castas. Na trama, Maya (Juliana Paes) é uma funcionária de um telemarketing do Rajastão (um Estado da Índia) e pertence a uma tradicional família da casta dos comerciantes. Enquanto isso, Bahuan (Márcio Garcia) é um indiano que estuda nos Estados Unidos, mas sofre humilhações por ser um dalit, ou “intocável”, parte do contingente humano indiano que os textos sagrados definem como “a poeira aos pés do deus Brahma”. Um dalit é considerado impuro, a mais baixa entre as castas indianas. O sistema de castas já foi banido da Índia, mas muitos ainda seguem tal costume (texto adaptado). (Disponível em https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticias/2018/01/caminho-das-indias-estreava-ha-nove-anos. Acesso em 09. Dez. 2019). No texto acima podemos observar que a Índia, historicamente, sempre foi dividida em castas, uma espécie de estratificação social. A expressão estratificação social (enquanto conceito social) é utilizada para se referir ao processo pelo qual indivíduos, famílias ou grupos sociais são hierarquizados em uma escala superior e outros em uma escala inferior às demais.
Sobre a estratificação social, é correto afirmar:
I- As formas de estratificação variam ao longo da história. É representada pela efetiva distribuição desigual de acesso a bens, direitos e obrigações em uma determinada sociedade.
II- Historicamente, os estudiosos da têm demonstrado que a estratificação social se apresenta de modo diferente em algumas sociedades. Essa divisão pode ser identificada por meio de castas, estamentos ou classes sociais.
III- No sistema de estratificação social em castas, como o mencionado no texto, a posição do indivíduo na hierarquia social é necessariamente herdada e por isso o casamento entre pessoas de castas diferentes é proibido.
IV- Dentro de um sistema de castas, qualquer papel social, como a profissão, por exemplo, as riquezas e os costumes são herdados pela próxima geração, como por exemplo, filho de um pedreiro necessariamente deverá ser pedreiro.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a afirmativa III e IV.
B - Apenas as afirmativas I e II.
C - Apenas as afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
E - Somente a afirmativa I.
Questão 4 de 5
A ciência já comprovou que a Terra é redonda (seu formato é o de um esferóide oblato). Além disso, existem provas do formato esférico da Terra como experimentos físicos, fotos de satélites e viagens espaciais. Mas, ainda assim, algumas pessoas defendem que o nosso planeta é plano - algo parecido com o formato de uma pizza ou uma moeda. O movimento terraplanista ganhou força a partir de 2014, tornando-se um fenômeno da internet. O assunto começou a ser discutido em vídeos do Youtube e em grupos de Facebook dos Estados Unidos, sendo que um dos maiores propagadores do movimento é o norte-americano Eric Dubay [...]. Os cientistasjá contestaram essa teoria da terra plana, classificando-a como pseudociência. Apesar de usar o raciocínio lógico, Dubay não chega a conclusões por métodos científicos. Perceber a Terra como plana não quer dizer que ela realmente deve ser plana. (Adaptado) (Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ciencia---teoria-da-terra-plana-esta-cada-vez-mais-popular.htm. Acesso em 06. Dez. 2019)
O texto acima apresenta duas ideias, uma do senso comum e outra do senso científico, que contesta as ideias do senso comum. Em relação ao senso comum, é correto afirmar:
A -
Perceber a Terra como plana não quer dizer que ela realmente deve ser plana é senso comum, pois está baseado em pesquisas científicas.
B - Dubay , um dos propagadores da idéia da Terra plana, usa do senso comum, pois nas suas conclusões não são usados métodos científicos.
C - No texto, a afirmação “ciência já comprovou que a Terra é redonda” corresponde ao senso comum, porque esta informação está baseada em pesquisas científicas.
D - Os cientistas que já contestaram essa teoria da Terra plana e as classificaram como pseudociência utilizam o senso comum nas suas afirmações.
E - Provas do formato esférico da Terra, como experimentos físicos, fotos de satélites e viagens espaciais evidenciam o senso comum no texto.
Questão 5 de 5
“As ciências sociais estão sendo desafiadas a pensar a globalização do mundo. No fim do século XX, quando se anuncia o XXI, elas se defrontam com os dilemas que se abrem com a globalização das coisas, gentes e ideias. Há processos e estruturas sociais, econômicos, políticos, culturais e outros que apenas começam a ser estudados. Além do que é local, nacional e regional, colocam-se problemas novos e fundamentais com a emergência da sociedade global. As fronteiras geográficas e históricas, culturais e civilizatórias parecem modificar-se em direções e formas surpreendentes. Indivíduo, grupo, classe, coletividade e povo são colocados diante de outros horizontes. O próprio pensamento científico é desafiado a elaborar conceitos e interpretações para dar conta de realidades pouco conhecidas. As teorias da globalização, que começam a ser esboçadas, revelam o empenho das ciências sociais em explicar o que há de novo no que vai pelo mundo.” (IANNI, Octavio. Globalização: Novo paradigma das ciências sociais. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141994000200009, Acesso em 09. Dez. 2019)
Em relação ao fenômeno da globalização, assinale a alternativa correta:
A - As informações são disseminadas instantaneamente, ocorre o surgimento de empresas multinacionais e transnacionais, blocos econômicos e diminuição de barreiras comerciais.
B - Ocorre o desaparecimento de blocos econômicos e o aumento de barreiras comerciais protecionistas.
C - Ocorre uma diminuição das relações econômicas entre os países, por conta do protecionismo comercial que a globalização proporciona.
D - Ocorre uma diminuição de empresas multinacionais e transnacionais, por conta do medo de se investir em outros países.
E - Ocorre uma diminuição na produção e consumo de bens e serviços globais.

Outros materiais