Buscar

APS - Fundamentos da Computacao FINAL

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ELIFELITI SILVESTRE ALMEIDA DE SOUZA - RA: 2642150
GUILHERME VILAS BOAS SALES - RA: 2978167
ILANA LESSA GUSMÃO SOUZA MARQUES – RA: 3275280
LETICIA JANUARIO DIAS - RA: 3277323
RAFAELLA OLIVEIRA - RA: 2331187
SILAS SILVA LOPES – RA: 2258163
Fundamentos da Computação: (APS) - Computação Cognitiva e suas áreas de aplicação.
São Paulo
2021
ELIFELITI SILVESTRE ALMEIDA DE SOUZA - RA: 2642150
GUILHERME VILAS BOAS SALES - RA: 2978167
ILANA LESSA GUSMÃO SOUZA MARQUES – RA: 3275280
LETICIA JANUARIO DIAS - RA: 3277323
RAFAELLA OLIVEIRA - RA: 2331187
SILAS SILVA LOPES – RA: 2258163
		
Fundamentos da Computação: (APS): Computação Cognitiva e suas áreas de aplicação.
Atividade Prática Supervisionada apresentada à Faculdade Analise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, como exigência da disciplina para o estudante desenvolver sua autonomia pedagógica.
Orientador: Prof. Ademir Avila
São Paulo
2021
Resumo
A computação cognitiva vem se expandindo em diversas áreas, sendo elas, área da saúde, jurídica, financeira, educação e comunicação, etc. Trata-se de um processo que surgiu da união da psicologia, neurologia, filosofia, linguística, antropologia e ciência da computação. A mesma explica como funciona a mente utilizando sistemas tecnológicos computadorizados. Diferentemente da computação tradicional, a qual possui mais dependência humana, tomada de decisões baseada em modelos matemáticos, e sistemas programáticos.
Palavras chave: computação cognitiva, tecnologia, áreas da computação.
Abstract
The cognitive computing has expanded in several areas, being them, health area, legal, financial, education and communication, etc. It is a process that arose from the union of psichology, nerology, philosofy, linguistics, anthropology and computer Science. She explains how it Works the mind using computerized technological systems. Unlike traditional computing, which has more human dependence, decision making based on mathematical models, and programmatic systems.
Keywords: cognitive computing, technology, computing areas.
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	5
2.	COMPUTAÇÃO COGNITIVA	5
2.1.	Inteligência Artificial	6
2.2.	Áreas de Aplicação	6
2.2.1.	Computação cognitiva na área jurídica	6
2.2.2.	Computação cognitiva na área da saúde	7
2.2.3.	Computação cognitiva na área financeira	8
3.	CONCLUSÃO	8
REFERÊNCIAS	9
2
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa tem como objetivo apresentar a computação cognitiva através de estudos bibliográficos, mostrando onde a mesma pode ser aplicada nas áreas da computação, saúde, educação, entre outras.
Em sua primeira etapa será apresentada sua definição, seus conceitos e diferenças da computação tradicional e Inteligência Artificial (IA). Mostrando as evoluções dos estudos de acordo com a evolução da tecnologia da informação, e como foi importante para diversas áreas se sobressai, com a inovação humano computador. Além de verificar suas aplicações com exemplos práticos. O que nos leva em várias questões, sendo uma delas: O computador pode substituir o ser humano? Um computador pode pensar por si só?
Essas e outras questões serão respondidas com os estudos dos tópicos anteriores, trazendo a conclusão para as perguntas abordadas.
COMPUTAÇÃO COGNITIVA
A computação cognitiva em resumo, trata-se de um processo que surgiu da união da psicologia, neurologia, filosofia, linguística, antropologia e ciência da computação. A mesma explica como funciona a mente utilizando sistemas tecnológicos computadorizados.
Newell (1990), define a computação cognitiva como: "Um único conjunto de mecanismo para todos os comportamentos cognitivos [...] Nosso objetivo final é unificar a teoria da cognição humana.
Além dele outros pioneiros da tecnologia e psicologia tem suas próprias definições do que se trata o assunto computação cognitiva. Mas todos chegam ao consenso de que simplificando essas definições é definir que um sistema cognitivo é aquele que evolui através do aprendizado. Sabemos que com a programação, podemos programar um computador para seguir um conjunto de instruções para resolver um determinado problema, com a computação cognitiva e toda essa interação humana computador, o computador não seria totalmente dependente de um humano, é como se ele mesmo pudesse pensar e fazer seus procedimentos.
2.1. Inteligência Artificial
Por terem definições parecidas, muitas pessoas acabam não entendendo a diferença entre computação cognitiva e inteligência artificial, a diferença entre elas é que a inteligência artificial vem sendo desenvolvida para que máquina possam pensar como seres humanos, incluindo a prática de raciocinar e tomar decisões e exercer tarefas. Mas onde a computação cognitiva entra nisso? A computação cognitiva é o que da vida a esses processos.
2.2. Áreas de Aplicação
Além da própria área de computação, diversas áreas decidiram aplicar a tecnologia em seus conceitos, isso para trazer acessibilidade, praticidade e rapidez em resolver seus problemas.
Para poder gerar alguma utilidade para o usuário, um sistema cognitivo deve ser capaz de estar consciente do contexto que contém os dados envolvidos na solução do problema. (HURWITZ; KAUFMAN; BOWLES, 2015).
2.2.1. Computação cognitiva na área jurídica
As demandas jurídicas têm sido cada vez maiores, causando impactos nos trabalhos dos funcionários da justiça, porém, com os avanços e introdução da computação cognitiva, os resultados para essa área vêm se mostrando positivos.
Ross, é o primeiro robô advogado do mundo, criado pela IBM, o robô é utilizado desde 2017 pelo escritório norte-americano Baker & Hostetler, em Nova Iorque, ele foi construído através do Watson, a primeira máquina de computação cognitiva também fundada pela IBM. Antes do robô, os advogados desse escritório utilizavam softwares para suas pesquisas. Ross desenvolvido para compreender a língua humana, com isso ele fornece respostas, examina milhares de documentos e casos e selecionar uma lista dos mais pertinentes a cada situação e isso de forma rápida e acessível.
Como toda inteligência artificial, o Ross também teve seus céticos, um dos sócios do escritório nova-iorquino não tinha total confiança no desempenho do robô, então o mesmo desafiou ele contra si, uma pesquisa que ele levou 10 horas para localizar um caso semelhante ao qual ele trabalhava, Ross encontrou quase no mesmo instante. 
A construção e contratação do robô advogado foi uma grande conquista no campo jurídico devido a inovação e ousadia de utilizar a inteligência artificial. Ross ajuda os profissionais em diversos setores a fazer analises e julgamentos de forma mais rápida e com mais precisão. A ideia da IBM é ensinar IA em várias áreas da lei com o intuito de que um dia todos os escritórios de advocacia do planeta tenham uma inteligência artificial fazendo parte da sua equipe.
2.2.2. Computação cognitiva na área da saúde
Diante da evolução da tecnologia da informação em diversas áreas, a área da saúde não pode ficar de fora e se mostra uma das áreas que mais está avançada diante desse tema. Já existem dispositivos médicos inteligentes que auxiliam na saúde e qualidade e vida. Esses dispositivos trazem uma medicina preventiva e preditiva, o qual o paciente consegue seu diagnóstico de forma rápida sem a necessidade de se locomover até um pronto-socorro.
Além disso, os benefícios nessa área médica é a redução de custos e aumento da eficiência das organizações, sendo possível se adiantar com previsões de cenários futuros e se preparar de forma antecipada e com mais conhecimento do assunto.
Um dos exemplos práticos da computação cognitiva na área da saúde é seu objetivo em ajudar no tratamento d doenças, como por exemplo, o câncer. IBM Watson Health é um sistema desenvolvido pela IBM que está empenhado em ajudar a criar ecossistemas de saúde mais inteligentes, um de seus projetos é o Watson Oncology, desenvolvido para tratamento de câncer, o sistema auxilia o oncologista queprecisa analisar uma diversidade de dados para alcançar uma conclusão e um tratamento especifico para o caso. O sistema da IBM é treinado com uma base de dados a qual possui milhares de informações sobre o câncer, seus tratamentos, resultados positivos ou negativos. O Watson Oncology pode ser alimentado por vários dispositivos tecnológicos como smartphones, tablets, smartwatch, etc, que auxiliam com os dados do paciente, esses dados podem ser desde a quantidade de passos feitos em um dia, batimentos cardíacos, qualidade de sono, etc. De acordo com Mark Kris (2014), em poucos anos a computação cognitiva será a chave para a evolução da medicina.
2.2.3. Computação cognitiva na área financeira
A área financeira possui um volume abundante de informações que um investidor possui antes de tomar quaisquer decisões, além de que essas informações mudam com alta frequência. Devido a isso, a computação cognitiva ajuda com o aumento de produtividade. O sistema cognitivo ajudará em obter informações, analisa-las e interpretar os dados com precisão. Mais um projeto desenvolvido pela empresa IBM, dessa vez para auxiliar a área das finanças.
A computação cognitiva, ou sistemas computacionais que podem imitar o funcionamento do cérebro humano, serão a "melhor maneira" de as empresas financeiras se tornarem mais competitivas no futuro. (GINNI ROMETTY, 2017). 
As instituições financeiras também têm investido no desenvolvimento da tecnologia blockchain, um sistema de base de dados, facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial. Como as empresas dependem de informações, quanto mais precisas e rápidas elas forem, mais benéfico será para a empresa, com o isso o blockchain é ideal para a entrega dessas informações, pois fornece de forma imediata. O sistema surgiu inicialmente como software que sustentava a moeda bitcoin. O mesmo está sendo uma promessa para as instituições financeiras.
CONCLUSÃO
Conforme a pesquisa feita em três áreas diferentes, vendo os exemplos práticos da computação cognitiva em cada uma, percebemos o quão inovador e revolucionário tal tecnologia pode ser, é o futuro, é a tecnologia que trará soluções para problemas que necessitam de respostas imediatas e eficazes. Em qualquer área analisada, vemos os benefícios que a computação cognitiva traz a mesma. E a empresa IBM está sendo pioneira com seus projetos Watson. A ideia é que em até dez anos, a computação cognitiva esteja presente em todas as áreas possíveis, trazendo assim, mais soluções e benefícios para a sociedade, para que possamos evoluir conforme a tecnologia está evoluindo.
REFERÊNCIAS
O desenvolvimento da computação cognitiva. ENEGEP, 2015. Disponível em http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_213_261_27007.pdf>. Acesso em 11 de outubro de 2021.
Computação cognitiva: O que é e quais suas aplicações. TOTVS, 2020. Disponível em https://www.totvs.com/blog/negocios/computacao-cognitiva/>. Acesso em 11 de outubro de 2021.
Computação Cognitiva e suas aplicações. ArteCult, 2017. Disponível em <http://artecult.com/computacao-cognitiva-e-suas-aplicacoes/>. Acesso em 11 de outubro de 2021.
Ross, o primeiro robô advogado do mundo. ICEV, 2017. Disponível em <https://www.somosicev.com/blogs/ross-o-primeiro-robo-advogado-do-mundo/>. Acesso em 13 de outubro de 2021.
Computação cognitiva na Justiça: o que é e como diferenciar da computação comum. SAJ DIGITAL, 2017. Disponível em <https://www.sajdigital.com/videos/computacao-cognitiva-na-justica/>. Acesso em 13 de outubro de 2021.
O uso da Computação Cognitiva no Combate ao Câncer. Atena Editora, 2020. Disponível em <https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/31440>. Acesso em 16 de outubro de 2021.
Blockchain, computação cognitiva e nuvem devem moldar o future das finanças. Reuters, 2017. Disponível em <https://administradores.com.br/noticias/blockchain-computacao-cognitiva-e-nuvem-devem-moldar-o-futuro-das-financas>. Acesso em 16 de outubro de 2021.
O que é a tecnologia blockchain. IBM, 2021. Disponível em < https://www.ibm.com/br-pt/topics/what-is-blockchain>. Acesso em 25 de outubro de 2021.
10

Continue navegando