Buscar

ATIVIDADE 1 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezadas acadêmicas e prezados acadêmicos,
Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 1 – (Enviar no portfólio 1 a partir dos dia 27/03 até o dia 15/04/2022). Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. Boa atividade!
Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos:
a) qual era a finalidade da leitura e o domínio da escrita para os povos chinês? Os chineses adotavam duas formas de organização escolar, uma era o sistema de escola e a outra de exames. Explique o sistema de exame. Qual era o método adotado, como era as instalações escolares e qual era o valor para o acesso no serviço público? 
R- A finalidade era que através do domínio da leitura e escrita os textos considerados sagrados para os chineses fossem memorizados. E o objetivo do estudo e memorização desses textos era perpetuar o estilo literário dos mesmos.
Através do sistema de exames eram escolhidos os funcionários públicos, colocando todos os estudantes a prova. Primeiramente havia um exame preliminar e depois outros três exames para colação de grau. A cada exame bem sucedido mais prêmios são destinados a pessoa.
O método adotado era a memorização e qualquer lugar, desde que apropriado, poderia ser usado como uma instalação escolar, até mesmo um quarto, uma sala vaga ou uma cabana. Era de suma importância para o acesso ao serviço público, pois através desse sistema que era feita a seleção.
 b) A Educação dos povos primitivos era organizada em estágios. Descreva os estágios da sociedade primitiva e a característica cada um?
R - O primeiro estágio as crianças aprendiam por meio de brincadeiras imitando os instrumentos usados pelos adultos em forma de miniatura.
O segundo estágio ainda se dá por meio de imitação, mas uma imitação consciente onde se imita e se aprende as atividades dos adultos, pois nesse estágio já é cobrado o trabalho e seus resultados. Resultados esses que eram tidos como real objetivo e não a educação em si.
O terceiro estágio é a educação teórica que é ensinada aos jovens pelos adultos. Onde se aprendia sobre as cerimônias das danças e práticas de feitiçaria.
 c) fale resumidamente a educação Hindu, especificamente o sistema de casta que resulta hoje na desigualdade social, quanto a educação judaica como era considerada e se possuía escola?
R - A metodologia era a oralidade e estudo dos livros sagrados. Quem forneciam todos professores eram os brâmanes ou sacerdotes, que era considerada a casta mais alta. Os sem casta não recebiam nenhuma educação formal. Ou seja, a educação seguia um sistema de casta, onde era gerado um grande preconceito.
Além disso havia negligência na educação de mulheres e crianças e a formação de caráter pouco importava, o objetivo era o cultivo da inteligência.
Na educação judaica não existiam escolas e tinham como base o aspecto moral e religioso, tendo como objetivo formar homens virtuosos, piedosos e capazes de realizar desígnios dados por Deus. Os processos pedagógicos importantes eram o ensino oral e repetição.

Outros materiais