Buscar

Discursiva de Gestão de Serviços Públicos Municipais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão Pública
Discursiva de Gestão de Serviços Públicos Municipais
Questão 1/3- Gestão de Serviços Públicos Municipais
Leia o texto abaixo e depois responda:
Conforme as condições e consequências da urbanização é conveniente, para a comunidade, que a área urbana seja planejada de forma integrada, isto é, que todos os melhoramentos públicos sejam planejados coerentemente. Se existirem planos regionais, estaduais e federais, é interessante que haja perfeita compatibilidade entre o plano urbano e esses planos, visando obter maior eficiência econômica do projeto. Isso implica em um planejamento para a ocupação do solo e o manejo de águas pluviais. (BERNARDE, Jorge Luiz; BRUDEK, NELSON Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais- Curitiba: InterSaberes, 2013)
De acordo com os conceitos abordados por Brenardi e Brudeki 92013), explique quais são as ações em que ocorrem a urbanização e o loteamento de uma área?
Resposta:
A urbanização e o loteamento de uma área significam:
A retirada expressiva de parte da sua vegetação que a protegia da ação erosiva das águas pluviais;
abrir ruas; fazendo cortes e aterros;
edificar nos lotes;
pavimentar ruas e habitar a área.
Questão 2/3- Gestão de Serviços Públicos Municipais
Sob a ótica do direito público, o transporte coletivo é o conjunto de ações estruturadas pela Administração Pública e colocada à disposição da população (observando-se todos os princípios que norteiam o serviço público) para facilitar: o deslocamento pessoal; o desenvolvimento socioeconômico; a inclusão social; o uso racional do solo. (BERNARDE, Jorge Luiz; BRUDEK, NELSON Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais- Curitiba: InterSaberes, 2013)
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, responda: quais são os níveis de articulação do transporte coletivo?
Resposta:
O transporte coletivo é um serviço público que se articula em níveis local e regional, isso significa que ele se inicia a partir da organização do território do município e com o tempo vai crescendo até influenciar outros municípios do que decorre a necessidade de articulação regional.
Questão 3/3- Gestão de Serviços Públicos Municipais
Leia o texto abaixo e depois responda:
O Lixo é todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou geradas pela natureza em aglomerações urbanas, como folhas, galhos de árvores, terra e areia espalhados pelo vento etc., conforme conceituação do Centro de Estudos e Pesquisa Urbanas (CPU, 1991), citado por Brudeki e Bernardi (2013). Já a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos é o conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas, de acordo como art. 3°, I, “c” da Lei n°11.445/2007(Brasil,2007b).
Segundo o Centro de Estudos e Pesquisa Urbanas (CPU,1991 e os estudos realizados durante a disciplina, responda: qual é o principal objetivo da REMOÇÃO DO LIXO GERADO PELA COMUNIDADE?
Resposta:
O principal objetivo da remoção regular do lixo gerado pela comunidade é evitar a proliferação de vetores causadores de doenças, como ratos, baratas, moscas, que encontram restos de alimentos e do que consumimos que tem as condições ideias para se desenvolverem.

Outros materiais

Outros materiais