Buscar

TED 1 - EMPRENDEDORISMO 29.03.2022

Prévia do material em texto

TED 1
ALUNO: EVERTON LIMA BARROS DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
TURNO: NOITE
Empreendedor Franqueado
O que é ser empreendedor franqueado? Um empreendedor franqueado é aquele que escolheu alocar seus recursos em processos já testados e bem sucedidos. Do início do projeto até a fase em que o negócio se consolida e se torna rentável, existe um caminho que requer conhecimento e disciplina. 
Ter uma franquia significa que você optou em comprar uma licença de uma empresa já reconhecida no mercado para iniciar o seu negócio. Também significa que você terá acesso a todo o know-How da empresa através de instruções, manuais e diretrizes de utilização e padronização da marca, e capacitações e treinamentos.
Também é indispensável que o investidor do franchising possua uma boa relação interpessoal, poder de liderança e espírito empreendedor. É necessário que ele seja apaixonado pelo negócio e que tenha um bom suporte financeiro. Outro fator importante para o franqueado é a confiança na franqueadora.
Exige do empreendedor um período de dedicação na análise desse negócio e nos aspectos que envolvem o sistema de franquia formatado, desde conhecer a empresa franqueadora até uma operação de franquia da marca em funcionamento e uma profunda avaliação das projeções de resultado dessa operação.
Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. Um exemplo que você provavelmente já viu, mesmo sem se dar conta, são as lojas de shoppings centers.
Vantagens do Sistema de Franquias para a franqueadora
Dentre as vantagens e desvantagens do sistema de franquias para o franqueador, talvez a mais relevante seja a possibilidade de expansão com um investimento relativamente baixo, no entanto, não para por aí, são muitas vantagens que seu negócio pode receber nessa modalidade. Confira o que oferece uma franquia:
1 – Expansão e consolidação da marca
O sistema de Franquias oportuniza uma rápida expansão da marca no mercado e além disso os investimentos ficam a cargo do franqueado, ou seja, o investimento da franqueadora é baixo.
Com a expansão, a marca também ganha evidência já que alcança novas praças, o que pode auxiliar na consolidação do mercado.
2 – Menores investimento no processo de expansão
Como já falamos no item anterior com a expansão através do sistema de franquias os custos de implantação das novas unidades fica por conta do franqueado.
Assim a franqueadora além de expandir a atuação da sua marca ainda recebe a taxa de franquia do franqueado, o que garante retorno financeiro com a modalidade.
3 – Padronização e estruturação
Muito em virtude das exigências legais que devem estar descritas na Circular de Oferta de Franquia, para se tornar uma franqueadora é necessário padronizar e estruturar todos os processos da empresa.
Isso contribui para um melhor gerenciamento e também para ampliar o padrão de qualidade da marca.
Algumas desvantagens que o sistema de franquias franqueadas
No entanto, esse o sistema de franquias pode apresentar também algumas desvantagens, uma vez que você está delegando parte da responsabilidade pela sua marca a um terceiro. Vejamos as principais:
1. Abertura do sigilo dos processos internos:
Uma das premissas para que o sistema de franquias funcione é a transmissão de conhecimento da Franqueadora para o franqueado e para isso é necessário que eles tenham acesso às informações operacionais e estratégicas da empresa.
2. Divergências com os Franqueados
Em um sistema de franquias também podem ocorrer divergências entre a franqueadora e o franqueado, uma vez que por mais estruturado que os processos estejam pode ocorrer discrepância, e muitas vezes o franqueado não se adapta a cultura da empresa, inclusive comprometendo a imagem e a credibilidade da marca.
3. Custos de Estruturação
Abrir uma rede de Franquias não é tão barata. Embora os investimentos sejam menores do que abrir filiais por exemplo, ainda existem todos os custos estratégicos de formatação ligados a processos, manuais e regras, além da necessidade de criar e manter uma estrutura para a capacitação e suporte ao franqueado.
Empreendedor Social
Ser um empreendedor social é estar à frente de uma iniciativa de empreendedorismo que agregue valor social. Na prática, significa utilizar as características e ferramentas do empreendedorismo para viabilizar um negócio de impacto socioambiental.
A proposta do Empreendedorismo Social é simples: utilizar técnicas de gestão, inovação, criatividade, sustentabilidade e outras, com o propósito de maximizar o capital social de uma comunidade, bairro, cidade ou mesmo país.
O empreendedor social tem como característica principal uma missão que vai além do sucesso financeiro e tem foco no benefício que outras pessoas vão ter: ele tem empatia e, por isso, um forte propósito. Conhecer o público ou a causa que deseja atender também é pré-requisito básico, entendendo suas dificuldades.
Por que ser um empreendedor social?
1. Fonte inspiradora de impacto social
Por um lado há a paixão por empreender e, por outro, existem empreendimentos que realmente causam impacto. E, por meio do empreendedorismo social, é possível ter os dois!
Investir toda a energia para solucionar um problema significativo para um grupo de pessoas pode inspirar todos que estarão envolvidos com a sua ideia, além de contribuir, claro, para o desenvolvimento da sociedade, ou ainda, para tornar o meio ambiente mais sustentável
As empresas sociais cumprem um desejo sempre presente de trabalhar com objetivos e alinhar os esforços das pessoas com seus valores.
2. Você atenderá demandas específicas
A nossa conscientização sobre sustentabilidade tem aumentado nos últimos anos. As pessoas têm procurado alternativas para minimizar seu impacto no meio ambiente e focar no consumo de produtos éticos. 
Isso prova a demanda de mercado para empresas com missão uma social no centro de sua razão de ser.
No entanto, essa tendência atual de produtos ecológicos dissipa dúvidas sobre a falta de oportunidades para os negócios sociais como um todo serem lucrativos. Resumidamente, não há motivo para você se esquivar do desafio de atender e desenvolver um produto/serviço para um mercado nichado.
3. Relações além do objetivo econômico
As empresas sociais têm a capacidade de construir relacionamentos fortes entre as pessoas, que se sentirão mais engajadas em “vestirem a camisa” da marca. 
Essas relações facilitam para que o alcance do negócio seja muito maior, afinal elas são nutridas principalmente pelo apoio emocional fornecido não somente ao seu público-alvo, mas também aos demais empreendedores.
Por exemplo, iniciativas humanitárias internacionais, como o comércio justo, provaram que o empreendedorismo social também pode ajudar a criar oportunidades de networking entre mais países e reforçar aqueles que estão sendo marginalizados econômica e socialmente.
4. Um negócio mais ágil para criar valor econômico e social 
Esse setor de rápido crescimento pode resolver problemas sociais e explorar novas oportunidades de mercado com mais responsabilidade do que as empresas tradicionais.
As organizações sociais conseguem responder aos problemas sociais com mais eficiência porque não dependem de fundos limitados de instituições oficiais, o que facilita o atendimento às necessidades da sociedade.
Além disso, sendo agentes de mudança para a comunidade e contribuindo significativamente para a economia global, o empreendedorismo social fornece soluções de uma maneira que o Estado não consegue. 
É também por este motivo que investir nesta área é muito importante: criar alternativas quando certas causas ficam desassistidas para suprir as necessidades urgentes.
Características do empreendedor social
· São focados na população de baixa renda.
· Sabem fazer gestão profissional – é preciso ter uma gestão eficiente para o sucesso do negócio.
· Sabem trabalhar de modo empresarial para resolverproblemas sociais.
· Têm senso de solidariedade.
· São empáticos.
· São realizadores.
8 dicas para quem deseja se tornar um empreendedor social
1. Identificar o problema. Identifique a demanda social em que deseja trabalhar e analise os componentes que levam a esse problema. ...
2. Público beneficiado. ...
3. Projeto elaborado e definido. ...
4. Trabalho em equipe. ...
5. Recursos. ...
6. Comunicação e apresentação. ...
7. Trabalho em equipes. ...
8. Feedbacks.
O empreendedorismo social é uma forma inovadora de atuação de empresas, que vai além do lucro, ou seja, a organização carrega consigo a responsabilidade de promover benefícios para a sociedade.
Empreendedor Informal
Na prática, o empreendedorismo informal é aquele em que o empreendedor pratica uma atividade econômica sem formalização governamental, como os vendedores ambulantes, barracas de rua e outras ações do tipo. Não é o tipo de atividade econômica ideal, pois conta com menos estabilidade ou proteção.
A princípio, um empreendimento informal é aquele onde não há registro da atividade e fica imune em relação a contribuição de tributos, são empreendedores sem Cadastro Nacional de pessoa jurídica (CNPJ), Pedreiros, cabelereiros, Bancas de calçada, lojas de garagem, vendas diretas na rua, serralheiros e Diarista são alguns exemplos de empreendedores informais que podem se formalizar, porém, muitos nesses serviços citados se mantêm de maneira informal, pois boa parte desses empreendedores busca alcançar a independência financeira e pagar as contas de sua necessidade.
Vantagens do empreendedor Informal: A principal vantagem é não ter que enfrentar toda a burocracia do registro nos órgãos competentes. Além disso, é não ter que arcar com tributos, como uma empresa formalizada faz mensalmente. Porém as multas que este empreendedor pode sofrer, não deixa que tal economia seja propriamente considerada, uma vantagem, devido que existem muitos riscos.
Desvantagens do empreendedor Informal: Como o negócio não tem registro, o empreendedor não tem como ter acesso a serviços de crédito, afinal não há como comprovar sua atividade ou renda. Além disso, o empreendedor que atua na informalidade sofre com a ausência de férias, décimo terceiro salário e demais verbas trabalhistas, e devido não contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não recebem benefícios por parte do Governo como aposentadoria, auxílio doença e auxílio Maternidade.
Bancas de calçada, lojas de garagem e vendas diretas na rua são exemplos de empreendimentos informais. Geralmente, empreendedores informais não pensam no negócio como um investimento ou não veem vantagens na formalização
Empreendedor Normal
É tudo o que se espera do empreendedor comum: ele fez a lição de casa, tomou decisões importantes, resolveu assumir os riscos e se jogou de cabeça no empreendedorismo. Costuma ter planejamento, visa ao lucro, tem visão de mercado e espera resultados de longo prazo. 
O empreendedor normal (planejado) é aquele que busca capacitar-se, preocupando-se com os próximos passos da organização, minimizando os riscos, que possui clara visão do futuro e de suas metas para a organização. O planejamento aumenta a capacidade do negócio ser bem sucedido.
O espírito empreendedor vai além da criatividade. Ele pode ser compreendido como a capacidade de inovar e buscar soluções para os problemas. Pensar e agir dessa forma tem de ser um comportamento constante na vida do empresário, não só uma aptidão desenvolvida na criação do negócio.
O perfil de um bom empreendedor compreende o seu papel no desenvolvimento econômico da sociedade e a importância de acompanhar as necessidades das pessoas. Ou seja, aspectos que definiram a concepção da ideia desse profissional e regem o espírito da atuação. Dessa forma, criatividade e curiosidade acompanham a empreitada.
O início de uma jornada pode ser desencadeado por uma necessidade pessoal de geração de renda ou identificação de uma oportunidade. Independentemente do propósito, existem alguns tipos de atuação que vão ajudar a definir um conjunto de características que constroem a totalidade do perfil do empreendedor de acordo com o seu desenvolvimento. 
Quais são as características de um empreendedor?
1. Iniciativa
“Eu já tinha pensado nisso.” Provavelmente, você já deve ter ouvido alguém falar isso em relação a algum negócio. O primeiro impulso é a resposta: “então, por que não fez?” Perder o medo de empreender e sair do comodismo é uma das primeiras características de um empreendedor. 
Só a intenção não vale de nada sem ações. Caso contrário, é possível que continue sendo espectador do sucesso de outro. Estar atento às oportunidades é essencial, além disso é preciso aproveitá-las para usufruí-las.
2. Persistência
Aquela história de que a gente aprende com os erros é uma meia verdade. A realidade é que a gente aprende com a correção dos erros. Ou seja, não desista depois de um fracasso. 
As dificuldades são as experiências de uma jornada de aprendizado. Com elas, são adquiridas muitas lições que podem ser úteis para reavaliar os planos e metas ou, até mesmo, modelo de negócio.
3. Ter um planejamento
A curva de aprendizado também compreende o monitoramento das informações de uma empresa. O empreendedor precisa estar atento para analisar e monitorar constantemente os seus resultados. Isso vai dar munição para correções e melhorias.
Selecione períodos de análise do negócio. Nessas épocas sazonais, identifique possíveis erros de operação e gestão para buscar soluções. 
4. Autoconfiança
Da mesma forma que é preciso coragem para começar, é necessário confiança para transmitir as suas opiniões. O empreendedor precisa passar credibilidade para os seus clientes e fornecedores. 
A melhor forma de conquistar isso é tendo conhecimento profundo do negócio para extrair todas as informações necessárias e demonstrar que você sabe o que está fazendo diante de algum risco ou na tomada de uma decisão estratégica.
5. Liderança
Se você não é um empreendedor individual, em algum momento terá uma equipe de trabalho para gerir. A figura do chefe é abordada em diferentes conteúdos sobre o mundo corporativo, são livros, palestras, filmes e tantos outros. 
Isso não é por acaso, afinal de contas o líder tem um papel chave no desenvolvimento de uma empresa ou projeto. Para desenvolver a liderança, é importante saber se colocar no lugar do outro, motivando e confiando no trabalho dos demais. 
6. Busca de informações
Durante o processo de abertura de uma empresa é normal e saudável você estar cheio de indagações, inclusive existem algumas dúvidas recorrentes em todos os empreendedores. Para saná-las, você não pode ser preguiçoso, precisa fazer pesquisas para entender a parte burocrática, encontrar o público-alvo, identificar diferenciais, entre tantas outras oportunidades.
Essa busca por informações não pode ser uma fase. Procurar estar atualizado o tempo inteiro é um trabalho contínuo, por isso deve ser uma característica do empreendedor. Esse exercício ajuda a encontrar novas maneiras de oferecer produtos e serviços. Além disso, poder ter informações estratégicas sobre os seus processos, clientes, fornecedores e concorrentes. 
7. Visão empreendedora
Lembra do espírito empreendedor? A ideia aqui é parecida. Nessa característica, o objetivo é poder transformar qualquer ideia em negócio. Pessoas com essa mentalidade conseguem agir de forma rápida, não existe o melhor momento, porém o planejamento mais adequado.
Com uma visão empreendedora, é como se o profissional estivesse o tempo inteiro adiantando em relação aos demais. Uma exemplificação disso são os empreendedores que conseguem ter mais de um projeto em andamento. 
8. Capacitação
Entre tantas características de um empreendedor, a capacitação profissional é um dos diferenciais competitivos. O conhecimento pode ajudar no direcionamento do negócio seja para ter mecanismos para acompanhar as tendências ou na escolha dos profissionais mais adequados para atuar nas áreas da sua empresa.
Empreendedorismo: vantagens e desvantagensEu comecei o post anterior, sobre o emprego, falando que para muitas pessoas a carteira assinada ainda é sinônimo de segurança. Para elas, empreender é arriscado.
Porém, antes de continuar eu vou pegar a frase de Warren Buffett emprestada. Ele é nada menos que um dos homens mais ricos do mundo, um baita investidor e filantropo. Em 2008, ele foi apontado pela Forbes como a maior fortuna do planeta.
Buffett tem uma frase inspiradora. Ele diz: “Empreender não é arriscado. Arriscado é trabalhar 35 anos e depois viver da Previdência Social”. Se ele visse a situação da previdência brasileira, com certeza seria ainda mais enfático.
Mas afinal, quais são as vantagens e desvantagens de empreender? É sobre isso que vamos falar a seguir. Então, continue a leitura!
Desvantagens do empreendedorismo
Principalmente em uma economia como a brasileira, em que vivemos um susto após o outro, abrir uma empresa pode realmente ser um pouco mais arriscado. Veja quais são os principais problemas que os empreendedores enfrentam.
Burocracia
Abrir uma empresa no Brasil não é uma tarefa das mais fáceis. É tanta burocracia que o empreendedor precisa de um estoque generoso de paciência. A regulamentação do setor pede uma série de autorizações diferentes, e a exigência pode ser ainda maior em alguns setores, como o de alimentos.
Em 2017, uma reportagem mostrou que o empreendedor leva 2 meses apenas para abrir uma empresa. As licenças e alvarás necessários ao funcionamento podem demorar mais de 9 meses.
Porém, é importante destacar que se você for começar com um negócio individual, talvez a condição de Microempreendedor Individual (MEI) seja suficiente. Nesse caso, a burocracia é bem menor, mas é preciso que a atividade seja enquadrada em algumas categorias definidas pelo governo.
Desamparo quanto a alguns direitos sociais
Lá no post sobre o emprego, eu falei sobre alguns direitos do trabalhador que tem carteira assinada. Rendimento fixo, férias, descanso remunerado, FGTS e décimo terceiro salário são alguns deles. O empreendedor não tem nada disso.
Mas isso não significa que o também fique completamente desamparado. Desde que ele formalize sua situação, terá direitos como auxílio-doença e aposentadoria, entre outros.
Portanto, embora o empreendedor não tenha todos os direitos, é importante sair da informalidade o mais rápido possível. Isso vai garantir alguma assistência em casos de emergência.
Riscos
A economia brasileira é como uma montanha-russa, o que faz com que o empreendedor assuma alguns riscos. Infelizmente, as estatísticas não são muito favoráveis às micro e pequenas empresas (PMEs).
Para você ter uma ideia, 24% das PMEs fecham antes de completarem 2 anos. A porcentagem chega a 50% nos primeiros 4 anos de funcionamento.
Porém, a razão para esse número grande de fechamentos não é só a economia. Muita gente abre um negócio totalmente apaixonada pelo que faz. São cozinheiros de mão cheia, ou aficionados em moda, petlovers, e por aí vai. No entanto, falta um conhecimento essencial: o de gestão.
Então, os riscos podem ser minimizados se você se preparar adequadamente para abrir um negócio. Pode ficar tranquila, porque eu vou falar sobre isso também!
Dificuldade para tirar férias
Provavelmente, essa é uma das poucas coisas que eu sinto falta da minha vida CLT: as férias. Ainda mais que eu já fui professora, então eram dois períodos no ano! Dificilmente o empreendedor consegue 30 dias corridos de folga.
Ele pode até se programar financeiramente para isso, mas dependendo do negócio, ele simplesmente não pode deixar os clientes desatendidos. Então, a alternativa é programar períodos menores, adiantar serviços (se possível), pelo menos durante algum tempo.
Muito trabalho
Tem gente que acha que vai se livrar do chefe e ganhar uma bolada sem trabalhar muito. Isso não é verdade. Você realmente pode até trabalhar pouco, mas na maioria das vezes seu retorno financeiro será proporcional aos seus esforços.
Então, muita folga = pouco dinheiro. É uma relação inversamente proporcional!
Responsabilidade total pela empresa
No seu negócio, a responsabilidade é toda sua. Deu errado? Não dá para colocar a culpa no chefe ou no colega de trabalho. Mesmo que outra pessoa tenha tomado uma atitude errada (ou desastrosa), é o dono quem arca com o prejuízo.
O chefe é o cliente
E se você acha que é ruim ter chefe… amiga, isso é porque você não conheceu ainda alguns clientes. A maioria é gente boa, mas é claro que existe um grupo mais exigente.
E por mais exigente eu não estou me referindo àqueles que esperam qualidade do seu serviço. Afinal, isso é o mínimo que você precisa entregar! Estou falando de quem acha que tem mais direitos do que realmente tem ou que não sabe lidar com outras pessoas no dia a dia.
Dificuldades com a gestão do negócio
Para a maioria dos empreendedores, a gestão é um grande desafio. Eles nunca fizeram atividades como um planejamento estratégico, controle do fluxo de caixa, seleção e treinamento de funcionários, administração financeira, pesquisa de mercado, captação de clientes, gestão de compras etc.
Por isso, empreender exige aprendizado. Essa não é uma necessidade apenas de quem não teve um ensino superior. Muitos médicos, dentistas, arquitetos e outros profissionais como esses também sofrem com a gestão quando resolvem montar uma clínica ou escritório.
Vantagens do empreendedorismo
Mas calma! Ainda não desanime! Com todos esses pontos, você deve estar achando que empreender é um pesadelo. Não é assim — ou pelo menos, não precisa ser! Saiba quais são as vantagens de criar seu próprio negócio.
Desafio
Eu adoro um bom desafio. Chego a suspeitar da minha sanidade mental por isso, já que sempre que alguma coisa fica muito fácil, eu perco o interesse. Funciona assim com os treinos da academia, com o trabalho…
Empreender é um desafio. Então, se você é o tipo de pessoa que se sente motivada com a possibilidade de construir algo do zero, superar obstáculos e vencer, bem-vinda ao time! E acredite: apesar de não saber o que fazer em alguns momentos, o resultado compensa.
Total liberdade para conduzir o negócio
Sabe aqueles insights ótimos que você sempre teve, mas precisou engavetar porque o chefe não comprou a ideia? Na sua empresa, é possível colocá-las em prática! Não importa se é um produto inovador, um serviço diferenciado ou uma maneira mais simples de conduzir os processos. O negócio é seu, sinta-se livre para testar.
É lógico que você precisa fazer isso com responsabilidade. É fundamental avaliar os recursos disponíveis, planejar as ações e criar mecanismos para medir os resultados. Prometo voltar e dar algumas dicas sobre esse assunto.
Ganhos proporcionais ao seu esforço
Ah, essa é uma parte ma-ra-vi-lho-sa do empreendedorismo. Quando o negócio é bem planejado, quanto mais você trabalha, mais você ganha!
Isso dificilmente acontece na maioria dos empregos. Vamos falar de quando eu era professora, por exemplo. Não importava se eu tinha 20 alunos na sala, ou 30 ou 35. Meu salário era o mesmo! E essa não é a realidade apenas da escola. É o que acontece nos escritórios, indústrias, consultórios. Mais clientes significam mais trabalho, e não necessariamente mais dinheiro.
Como desenvolver características empreendedoras na prática?
Para conseguir desenvolver essas e outras características empreendedoras na sua empresa, você precisa ter tempo para se dedicar ao negócio. Depois disso, muita paciência para aprimorar a sua organização. As tentativas e correção dos erros vão te dar a resiliência necessária. 
Durante o processo, procure focar naquilo que só você pode fazer, que depende do seu planejamento e expertise. Não existe problema nenhum em delegar tarefas, basta procurar por profissionais competentes e confiáveis. Hoje em dia, na era digital, muitas das atividades também podem ser automatizadas.
Por exemplo, falando em contabilidade, você pode contar com um serviço online, prático, seguro e econômico da Contabilizei. As soluções deixam o negócio em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Esse serviço é oferecidopor meio de uma plataforma com emissão de notas simplificada, gestão da folha de pagamento, conciliação bancária e muitas outras funcionalidades que simplificam a rotina.
Além disso, você também pode fazer um treinamento para aperfeiçoar e, ao mesmo tempo, adquirir novas habilidades. Atualmente, existem cursos práticos que ajudam a promover o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. 
Crescimento do empreendedorismo no Brasil em 2021
Em 2021, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEIs). O número representa crescimento de 19,8% em relação a 2020, quando foram abertos 3,3 milhões de negócios. Em relação a 2018, a expansão chega a 53,9%.
O empreendedorismo bateu recordes no Brasil em 2021. É o que revela o Boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, que aponta que o país registrou o maior número de abertura de negócios em um período de quatro meses.
A motivação empreendedora é a base para o engajamento e realização do sonho de ter um negócio próprio. Estar à frente de uma empresa não é nada fácil, todos os dias novas demandas surgem e exigem que o empresário renove sua crença em sua capacidade.
CONCLUSÃO
Dado exposto, conclui-se que ser empreendedor vai além do querer e da necessidade. O indivíduo tem a vontade de ser associado ao conhecimento, a motivação a inovação, a criatividade a persistência entre outras características e qualidades individuais, a fim de contagiar, incentivar, incluir e agregar grupos. Ser o dono do próprio negócio, tirar os planos do papel e crescer profissionalmente. Estes são alguns dos desejos e vontades de praticamente todo empreendedor. Apesar de parecer um mar de rosas, empreender requer muita dedicação. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Que tipo de empreendedor você se identifica? - Contabilizei
https://www.contabilizei.com.br
O que é empreendedorismo social? - eCycle
https://www.ecycle.com.br › empreendedorismo-social
Empreendedorismo social: o que é, exemplos e como funciona
https://www.ideianoar.com.br › empreendedorismo-social
Vantagens do Sistema de Franquias para a franqueadora
https://www.inovafranquias.com.br/vantagens-e-desvantagens-de-franquias/
Tipos de Empreendedores
https://capitalsocial.cnt.br/tipos-de-empreendedores
Características dos empreendedores formais e informais do Brasil
https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/empreendedores
8 Características de um Empreendedor: Como desenvolvê-las
https://www.contabilizei.com.br › contabilidade-online
TIPOS DE EMPREENDEDORISMO
http://grupoevolucao.com.br › livro › tipos_de_empreendedores
Empreendedorismo – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org › wiki › Empreendedorismo
Empreendedorismo: vantagens e desvantagens
https://www.empoderada.blog.br/empreendedorismo-vantagens-e-desvantagens/
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” Albert Einstein.

Continue navegando