Buscar

Relação entre custo e benefício de se implantar Farmácia Clínica

Prévia do material em texto

Relação custo-benefício de se implantar o serviço de farmácia clínica
Nome: Liliana Ludtke Arnholz
Curso: Farmácia 7º semestre 2022/1
Disciplina: Estágio Supervisionado em Ciências Farmacêuticas IV
 
O QUE É FARMÁCIA CLÍNICA?
Área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos.
Detecta e diminui erros de prescrição de medicação ou administração, trazendo a diminuição de custo para as instituições, beneficiando o paciente e o hospital, por exemplo.
Atua em hospitais, farmácias comunitárias, clínicas privadas, ambulatórios, unidades de saúde, lares de longa permanência ou em qualquer ambiente onde os medicamentos são prescritos e há consequências de seu uso.
01/04/2022
2
Quando surgiu?
Teve início após a Segunda Guerra Mundial com o lançamento de diversos fármacos e a introdução de uma tecnologia farmacêutica de produção; ​
Adquiriu popularidade na segunda metade da década de 1960 nos EUA em ambiente hospitalar; ​
No Brasil foi implantado oficialmente em 15 de janeiro de 1979, no Hospital das Clínicas da UFRN no Rio Grande do Norte; ​
 Dr. Tarcísio José Palhano é um dos pioneiros; ​
0 que o farmacêutico clínico faz?
Redução de erros de medicação;
Aumento significativo da qualidade da terapia;
Estuda e analisa pesquisas que surgem sobre o medicamento;
Custea e defini qual medicamento é o mais adequado, gerando Farmacoeconomia.
Trabalha promovendo a saúde, prevenindo e monitorando eventos adversos, intervindo e contribuindo na prescrição de medicamentos para a obtenção de resultados clínicos positivos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. 
Farmacoeconomia o que é?
Aplicação da economia ao estudo dos medicamentos otimizando os gastos financeiros sem prejuízo ao tratamento do paciente. 
Diferentes estudos farmacoeconômicos podem ser empregados, sendo que os principais são: minimização de custo, análise custo-utilidade, custo-benefício e custo-efetividade.
Exemplo: Dipirona comprimido x dipirona endovenoso 
	Paciente está prescrito com dipirona endovenoso e está com a via de administração oral livre, o porque não dele não tomar um comprimido que tem o mesma eficácia farmacológica e um custo menor.
Implantação de assistência farmacêutica clínica
Ciência complexa, baseada em evidências em que vá garantir sustentabilidade em longo prazo.
Conceitos de estrutura organizacional, indicadores de processo e medidas de resultados, definirá o reconhecimento de toda a gama de serviços prestados pela farmácia e facilitará a identificação de indicadores de implementação e fornecimento sustentável.
Para a realização do serviço é preciso haver interação entre quatro etapas: exploração, criação, reflexão e implementação.
1. EXPLORAÇÃO
Etapa inicial que vai considerar a capacitação no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao serviço.
Responsável pela integração dos benefícios para a saúde dos pacientes, integrando a equipe de saúde e assim equilibrar as dificuldades no processo;
2. CRIAÇÃO
Etapa importante na organização dos protocolos e procedimentos a serem seguidos no serviço;
3. REFLEXÃO
Será a etapa de que vai avaliar inicialmente o serviço. O serviço já está iniciado e dessa forma será observado nessa fase os ajustes que serão adequadas para possibilitar um melhor serviço;
4. IMPLEMEMTAÇÃO
Fase de amadurecimento da rotina dos serviços farmacêuticos em sua vivência prática e o serviço por si próprio formar novos participantes através da formação prática. O serviço já se encontra implementado, padronizado e sustentável. 
dificuldades para implantação da farmácia clínica
Quantidade insuficiente de farmacêuticos;
 Ausência de farmacêuticos vinte e quatro horas;
Desvio de função profissional;
Recursos de sistemas que auxiliem os médicos a evitarem erros no ato da prescrição;
Adesão dos médicos em relação as alterações sugeridas;
Falta de comunicação entre as equipes;
Falta de protocolos específicos;
 E por fim, não menos importante a cultura da própria organização;
Conclusão
A relação de que custo-benefício de se implantar a farmácia clínica diminui a alta incidência de erros de medicação, de reações adversas a medicamentos, interações medicamentosas e incompatibilidades.
A implantação do serviço de Farmácia Clínica possibilita o aumento da segurança e da qualidade da atenção ao paciente, redução de custos e aumento da eficiência.
Referências
01/04/2022
Implantação e evolução da farmácia clínica no uso racional de medicamentos em hospital terciário de grande porte https://www.scielo.br/j/eins/a/BSVZdLHn38q8jXwCXj73qBs/?format=pdf&lang=pt.
DIFICULDADES PARA IMPLANTAÇÃO DA FARMÁCIA CLÍNICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR DO PARANÁ https://www.hbatools.com.br/Content/documento/Trabalho/Arquivo/556050_Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20IV%20F%C3%B3rum%20De%20Seguran%C3%A7a%20do%20Paciente.pdf.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS CLÍNICOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DA PARAÍBA https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/14193/1/MDGP25102018.pdf.
Conheça as principais atribuições do farmacêutico na Farmácia Clínica
https://www.crf-ba.org.br/conheca-as-principais-atribuicoes-do-farmaceutico-na-farmacia-clinica/.
FARMACOECONOMIA: UMA FERRAMENTA PARA A GESTÃO DOS GASTOS COM MEDICAMENTOS EM HOSPITAIS PÚBLICOS
http://revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=683#:~:text=A%20farmacoeconomia%20%C3%A9%20a%20aplica%C3%A7%C3%A3o,%2Dbenef%C3%ADcio%20e%20custo%2Defetividade.
01/04/2022
10

Continue navegando