Buscar

avaliação final objetiva licenciatura em foco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1Entendemos que uma forma de discriminação já ocorria desde os tempos primórdios, época em que os indivíduos lutavam apenas pela sua sobrevivência. Nesse contexto, é importante reconhecer que os desafios atuais da diversidade têm raízes no passado, por isso é uma questão de consciência coletiva. Nesse sentido, quando se trata de diversidade, há uma ampla compreensão que abarca estudos mais complexos para circundar maior entendimento do assunto. Sobre os termos que envolvem o tema diversidade ao longo da história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O processo de aculturação está relacionado ao abandono de uma cultura em detrimento da outra. ( ) O conceito de aldeia global está vinculado ao fato de o progresso tecnológico estar reduzindo todo o planeta à situação de uma aldeia. ( ) O termo multiculturalismo pode ser entendido como sinônimo de multicultural, silenciado ao longo da história e a cada dia mais suprimido pelo processo de globalização. ( ) A globalização envolve um contexto mundial histórico, social, econômico, político, cultural e tecnológico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
F - F - V - V.
C
V - F - F - V.
D
V - V - V - F.
2De acordo com Hall (2003), multicultural é um conceito que expressa o que ocorre nas diferentes comunidades culturais que convivem e tentam partilhar uma vida em conjunto. Nesse sentido, sobre as características que definem o que é multicultural, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
A
Características culturais e os problemas de identidade.
B
Características sociais e os problemas de governabilidade.
C
Características administrativas e problemas de gestão.
D
Características pessoais e os problemas de convivência.
3O professor deve estar atento, pois há uma série de informações publicadas na internet que nem sempre são confiáveis. Nesse caso, cabe ao professor investigar as informações recolhidas, como também estimular o aluno a pesquisar com criticidade. Sobre o que é um documento digital, assinale a alternativa CORRETA:
A
Registro de informações em livros impressos.
B
Registro de pesquisas por banner em seminários e palestras.
C
Registro de pesquisa por áreas documentados em vídeos.
D
Registro de informações em fontes eletrônicas.
4De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, encontramos diversos artigos que norteiam os cuidados a serem mantidos junto às crianças e adolescentes tanto pela família como pelo Estado. O artigo 55 da Lei nº 8.069/90 sustenta alguns dos dispositivos legais. Sobre o que estabelece esse artigo, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 22 ago. 2018.
A
Todo município tem a obrigação de comunicar aos pais ou responsáveis caso a criança não puder ser aceita na escola.
B
Pais ou responsáveis devem requerer uma autorização no fórum de justiça para poder fazer a matrícula dos filhos que possuem alguma deficiência.
C
O governo deve priorizar a matrícula independente do ato de matrícula dos pais ou responsáveis.
D
Os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
5É importante sabermos quais motivos levam o educador a filosofar, o que o move para esta ação e quais são as novas questões que a filosofia da educação pode trazer para melhorar a profissão do docente. Nesse sentido, sobre a tarefa da filosofia da educação para a formação do professor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Levar aos educadores um método de reflexão que lhes auxilie na forma de entender e solucionar os problemas educacionais. ( ) Permitir aos educadores uma forma de resolver os problemas educacionais de forma única e padronizada, por meio da reflexão. ( ) Envolver os educadores num pensamento reflexivo mais complexo, seguindo um método para questionar. ( ) Ampliar horizontes e construir novas perspectivas de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
F - V - V - V.
C
V - F - F - F.
D
V - V - F - F.
6A incorporação das tecnologias no ambiente escolar não é um processo natural. Trata-se de uma condição construída socialmente através de demandas coletivas no mundo do trabalho e da economia, bem como demandas individuais, das necessidades de consumo ou bem-estar. Acerca do uso da tecnologia de forma crítica na escola, analise as seguintes sentenças: I- A tecnologia educacional exige do professor a capacidade de inovação e incentivo à pesquisa. II- O professor deve reconhecer a presença das mídias e redes sociais na vida dos estudantes e utilizá-las pedagogicamente. III- O professor não pode negligenciar a presença da internet, integrando-a aos conteúdos e atividades didáticas. IV- Por contribuir excessivamente na memorização de conteúdos escolares, a informática tem perdido espaço para o livro didático. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
7(ENADE, 2014) A Educação Básica, por constituir um momento privilegiado em que a igualdade cruza com a equidade, tomou a si a finalização legal do atendimento a determinados grupos sociais, como pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais e os afrodescendentes, que devem ser sujeitos de uma desconstrução de estereótipos, preconceitos e discriminações, tanto pelo papel do socializador da escola quanto pelo seu papel de ensino-aprendizagem do conhecimento científico. O texto confirma o que preconiza a Lei nº 10.639/2003, a qual altera o art. 26 da Lei nº 9.394/1996 (LDB) no que se refere aos conteúdos curriculares para a Educação Básica. Tomando como referência o texto apresentado e o conteúdo da Lei nº 10.639/2003, analise as sentenças a seguir: I- O ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena deve fazer parte do cotidiano das escolas de maneira articulada com as disciplinas ofertadas. II- Os estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, públicos e privados, conforme previsto na Lei nº 10.639/2003, devem priorizar o estudo da história e da cultura afrobrasileira e indígena na áreas de educação artística e geografia. III- No ensino de história e de cultura afro-brasileira e indígena devem ser incluídos, entre outros aspectos, conhecimentos relativos à cultura negra brasileira e ao papel do negro na formação da sociedade nacional. IV- No ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena deve-se destacar a contribuição dos negros nas áreas social, econômica e política de história do Brasil. É correto apenas o que se afirma em: FONTE: CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Caderno de Pesquisa, v. 38, n. 134, maio/ago. 2008.
A
II, III e IV.
B
II e IV.
C
I, III e IV.
D
I, II e III
8Para valorizar a diversidade, no que diz respeito à inclusão, é necessário atender a todas as especificidades, sejam elas físicas ou intelectuais. Dessa forma, o sujeito tem acesso a seus direitos e a oportunidade de se desenvolver como cidadão com os mesmos direitos dos demais. Sobre a perspectiva da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Promove o acesso aos sujeitos negados, sem a preocupação de atender às especificidades de cada sujeito. ( ) Considera os ajustes necessários para que qualquer pessoa se sinta parte do grupo. ( ) Respaldada-se nos Direitos Humanos para defender uma educação para todos. ( ) Reconhece a importância de uma política educacional que apoie a reformulação dos currículos, avaliação e formação dos professores. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - F - F - V.
C
F - F - F - V.
D
V -V - F - F.
9Podemos dizer que a diversidade cultural, no contexto escolar, deve ser entendida pelo mesmo viés, vinculado a tradições, porém, em processo de transformação na ação coletiva. O relativismo cultural é um princípiosegundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais, a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
B
Relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
C
O relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.
D
Relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
10A inclusão é ainda uma batalha constante. Para alcançá-la é necessário alterar os currículos, preparar os docentes e todos os envolvidos com a educação, inclusive os pais e a comunidade. Para que aconteça literalmente a inclusão nas escolas, é preciso romper o preconceito incorporado na sociedade, e esse é um desafio de todos e para todos. O processo de inclusão deve ser percebido pela escola no seu aspecto mais amplo, como sendo um instrumento que favorece o acesso e a permanência nas classes comuns do sistema regular de ensino de todos os alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sobre a inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
A
A inclusão não é definitiva. Tendo que enfrentar o problema do preconceito. Ela não busca o aprimoramento e não faz jus à qualidade do ensino básico, mesmo os alunos com ou sem deficiência podem exercer a cidadania e plenitude soberana. Assim, preservar-se os direitos das crianças, para que pratiquem essas diferenças.
B
A inclusão é um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca a melhoria da qualidade da educação básica e superior, pois para que os educandos com e sem deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude, é necessário que essa escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças.
C
A inclusão não é definitivamente uma abertura para enfrentar problemas como o preconceito ela busca o aprimoramento e a qualidade da educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência podem exercer o direito á cidadania em sua plenitude, são necessárias práticas educativas, a fim de promover e atender às diferenças.
D
A inclusão é um grande desafio, que rompe barreiras na educação comum, provocando melhorias na educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência não têm o direito de exercer a cidadania e sua plenitude, para isso é necessário que as escolas pratiquem essas diferenças.
11A formação docente com base na autoria representa um avanço na formação do professor. Significa que o papel do professor ganha amplitude em sua produção científica e profissional. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A autoria considera que o trabalho do professor também é estudar continuamente. ( ) Formação docente com base na autoria representa um processo de reconstrução de saberes. ( ) A formação com vista na autoria negligencia o incentivo aos estudantes para a pesquisa e a publicação. ( ) Para realizar o trabalho de autoria, o professor deve ampliar suas pesquisas e publicações científicas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - F - F - V.
C
V - V - F - V.
D
V - V - V - F.
12(ENADE, 2014) Da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças e na participação dos sujeitos, decorre uma identificação dos mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção de desigualdades. Essa problematização explicita os processos normativos de distinção dos alunos em razão de características intelectuais, físicas, culturais, sociais e linguísticas, estruturantes do modelo tradicional de educação escolar. As questões suscitadas ratificam a necessidade de novas posturas docentes, de modo a atender a diversidade humana presente na escola. Nesse sentido, no que diz respeito a seu fazer docente frente aos alunos, o professor deve: I- Desenvolver atividades que valorizem o conhecimento historicamente elaborado pela humanidade e aplicar avaliações criteriosas com o fim de aferir, em conceitos ou notas, o desempenho dos alunos. II- Instigar ou compartilhar as informações e a busca pelo conhecimento de forma coletiva, por meio de relações respeitosas acerca dos diversos posicionamentos dos alunos, promovendo o acesso às inovações tecnológicas. III- Planejar ações pedagógicas extraescolares, visando ao convívio com a diversidade; selecionar e organizar os grupos, a fim de evitar conflitos. IV- Realizar práticas avaliativas que evidenciem as habilidades e competências dos alunos, instigando esforços individuais para que cada um possa melhorar o desempenho escolar. V- Utilizar recursos didáticos diversificados, que busquem atender à necessidade de todos e de cada um dos alunos, valorizando o respeito individual e coletivo. É correto apenas o que se afirma em: FONTE: BRASIL, MEC. Política nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.
A
I e III.
B
II e IV.
C
II, III e IV.
D
II e V.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes