Buscar

aol 4

Prévia do material em texto

Módulo B - 87234 . 7 - Tópicos Integradores II (Pedagogia) - T.20221.B
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
10 DE 10 QUESTÕES RESTANTES
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
Sobre a avaliação formativa é correto afirmar:
1. 
Os estudantes são avaliados apenas com provas.
2. 
Tem destaque para a memorização, valorização do quantitativo e busca a boa nota.
3. 
Analisa o progresso do estudante, é proposta ao longo do processo, com o intuito de reorientar o percurso formativo do estudante.
4. 
Acontece no final do processo, com a intenção de examinar o seu resultado.
5. 
Tem foco na classificação, autoritarismo avalia na perspectiva individual.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Com relação a esse plano, analise as sentenças abaixo: 
I) A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas secretarias de educação estaduais e municipais. 
II) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino. 
III) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano. 
IV) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, sem articulação com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei. 
V) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão aprovar leis específicas para os seus sistemas de ensino, disciplinando a gestão democrática da educação pública nos respectivos âmbitos de atuação. 
Assinale a alternativa que apresenta as sentenças CORRETAS. 
1. 
I, II e V.
2. 
I, II e VI. 
3. 
II, III e V.
4. 
III e IV.
5. 
I, III e IV. 
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Para Libâneo (2013), são equívocos da prática escolar em relação aos objetivos, funções e papel da avaliação na melhoria das atividades escolares e educativas, EXCETO: 
1. 
Considerar a relação mútua entre os aspectos quantitativos e qualitativos da avaliação. 
2. 
Rejeitar as medidas quantitativas de aprendizagem em favor de dados qualitativos. 
3. 
Tomar a avaliação unicamente como ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos. 
4. 
Utilizar a avaliação como recompensa aos bons alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.
5. 
Considerar as provas como prejudiciais ao desenvolvimento autônomo das potencialidades e da criatividade dos alunos, levando à ansiedade e à inibição. 
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Kuenzer (2002), ao considerar a necessidade de construir novas metodologias de planejamento educacional comprometido com a democratização da educação, definiu alguns pressupostos que são norteadores para o trabalho a ser desenvolvido, tendo como direção a democratização das relações sociais na sociedade brasileira. Nesse sentido, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F). 
( ) O planejamento educacional deverá basear-se em uma concepção de totalidade da realidade a ser transformada. 
( ) Não há mudança sem direção; portanto, ao planejar, é preciso que se saiba onde se pretende chegar. Por isso, as prioridades nacionais deverão ser rediscutidas nas diferentes instâncias, considerando as especificidades de cada realidade. 
( ) A direção a ser imprimida ao planejamento exige integração, articulação e descontinuidade administrativa. 
( ) O planejamento da educação na sociedade democrática exige a participação dos setores organizados da sociedade civil. 
( ) O planejamento da educação exige racionalidade, com metodologias centralizadas na competência dos especialistas, de modo a garantir a eficiência do processo. 
Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 
1. 
V, V, F, V, F 
2. 
V, F, F, V, V 
3. 
F, V, V, V, F 
4. 
V, F, F, F, V
5. 
V, V, V, F, V 
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
A respeito da avaliação da aprendizagem escolar, de acordo com a visão dos autores José Carlos Libâneo e Cipriano Carlos Luckesi, assinale a alternativa CORRETA. 
1. 
A avaliação não tem cumprido a sua verdadeira função de mecanismo a serviço da construção do melhor resultado possível, uma vez que tem sido usada de forma diagnóstica e não classificatória. 
2. 
A avaliação da aprendizagem necessita ser utilizada como recurso de autoridade do professor sobre os destinos do educando para que auxilie em seu crescimento pessoal, afetivo e profissional. 
3. 
Um instrumento de coleta de dados deve ser planejado de modo a ultrapassar o nível de complexidade do conteúdo ensinado.
4. 
A experiência de ser sistematicamente examinado em sua vida escolar, dentro do modelo social burguês-capitalista, contribui para que a maioria dos educadores repita essa prática examinadora e atuem pedagogicamente de modo inclusivo.
5. 
Em decorrência de padrões histórico-sociais, a avaliação no ensino assumiu a prática de “provas e exames” e, em vez de ser utilizada para construção de resultados satisfatórios, tornou-se um meio para classificar os educandos e decidir sobre os seus destinos no momento subsequente de suas vidas escolares. 
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
São importantes metas apresentadas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), exceto:
1. 
Triplicar o salário dos(das) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.
2. 
Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.
3. 
Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
4. 
Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
5. 
Atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Com relação às funções do planejamento escolar elencadas por Libâneo (2013), marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. 
( ) Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas. 
( ) Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. 
( ) Assegurar a racionalização, a organização e o controle do trabalho docente, de modo que a previsão das ações discentes possibilite a realização de um ensino de qualidade, com improvisação e rotina. 
( ) Possibilitar a atualização do conteúdo e o aprimoramentodo plano, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana. 
( ) Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, inter-relacionando objetivos, conteúdos, possibilidades para os alunos, métodos, técnicas e avaliação. 
( ) Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática. 
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 
1. 
V, V, F, V, V, V 
2. 
F, V, V, F, V, V
3. 
V, V, V, V, V, V
4. 
F, V, V, V, V, V 
5. 
V, F, V, V, V, V 
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
Relacione a coluna 1, com as suas respectivas definições, apresentadas na coluna 2, numerando os parênteses
               Coluna 1
               Coluna 2
(1) Planejamento Educacional
( )Uma ação concreta que materializa as ações e situações de aprendizagens propostas pelos professores.
(2) Planejamento Escolar
( ) Instrumento teórico-metodológico, que orienta as relações da escola com a comunidade a quem vai atender.
(3) Planejamento Curricular
( ) É o planejamento anual da escola
(4) Planejamento de Ensino
( ) Relaciona-se com as decisões sobre a questão do cotidiano escolar.
(5) Projeto Político Pedagógico
( )É o planejamento de maior dimensão. Ele se refere ao planejamento que é produzido a nível nacional, estadual ou municipal.
A numeração correta, de cima para baixo, é:
1. 
3, 4, 1, 5, 2.
2. 
4, 2, 3, 1, 5.
3. 
3, 4, 5, 1, 2.
4. 
5, 4, 1, 2, 3.
5. 
4, 5, 2, 3, 1.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
O planejamento produzido pelo professor, onde ele organiza sua proposta de trabalho para o ano letivo, semestre ou bimestre, pode ser considerado como:
1. 
Planejamento Escolar
2. 
Planejamento Curricular
3. 
Projeto Político Pedagógico
4. 
Plano de ensino
5. 
Planejamento Educacional
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Segundo o texto “O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? ” de Cipriano Luckesi (2000), é CORRETO afirmar que: 
1. 
Em primeiro lugar, vem o processo de diagnosticar, que se constitui de uma constatação e de uma qualificação do objeto da avaliação.
2. 
Após a análise, vem o processo de diagnosticar, que se constitui de uma constatação e de uma classificação do objeto da avaliação. 
3. 
Após o acolhimento dos dados, há o diagnóstico que se constitui  verificação e de uma qualificação do objeto da avaliação
4. 
Em primeiro lugar, vem o processo de analisar, que se constitui de uma verificação e de uma qualificação do objeto da avaliação. 
5. 
Parte inferior do formulário
Após a análise, vem o processo de diagnosticar, que constitui-se de uma verificação e de uma qualificação do objeto da avaliação.

Continue navegando