Buscar

AVALIAÇÃO 1 curso de Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica (TEAIP)

Prévia do material em texto

PARTE 02: AVALIAÇÃO 1 DO CONTEÚDO
Esta avaliação está dividida em 2 (duas) PARTES: PARTE 1: QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO PARTE 2: AVALIAÇÃO 1 DO CONTEÚDO Você está agora na PARTE 2. Sugerimos que preencha cada item realizando a leitura com atenção e cautela. Não há limite de tempo para essa avaliação. Boa Sorte! Antes de começar, encontre um momento do seu dia para realizar essa avaliação com bastante concentração e tempo suficiente para responder às questões. Só será possível o envio das respostas (1) UMA VEZ, por este motivo, fique atento a cada item respondido. 
AVALIAÇÃO 1 DO CONTEÚDO
Você está agora na Avaliação 01 do Conteúdo. Sugerimos que você preencha cada item realizando a leitura com atenção e cautela. Não há limite de tempo para essa avaliação. Boa Sorte! 
QUESTÃO 1: Se o objetivo da educação básica é assegurar a formação indispensável para o exercício da cidadania, as aulas de Matemática devem também abordar as situações não-matemáticas, expressão que aqui utilizo para designar aquelas que pertencem originalmente ao dia a dia, às demais ciências ou ao mundo do trabalho. É o que, na literatura da Educação Matemática, é comumente chamado de modelagem matemática, em analogia ao método dos matemáticos aplicados: a partir de um problema complexo, constrói-se uma representação matemática (modelo matemático) e gera-se uma solução. Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa CORRETA: *
	
	
	Um aspecto central da modelagem matemática é a utilização de problemas cotidianos. Diferentemente dos exercícios, são situações para as quais os alunos não possuem exemplos dados por uma exposição prévia. Tal fator facilita o desenvolvimento do raciocínio e aprendizagens significativas.
	
	
	Na modelagem matemática, as aulas iniciam sempre com uma exposição de conteúdo, não sendo necessária a apresentação do problema novo, o qual os alunos tentarão resolver com suas próprias estratégias.
	
	
	Diversas metodologias podem ser implementadas com a modelagem matemática. Dentre elas, a sequência que utiliza: o trabalho dos estudantes em grupo, seguida da socialização na lousa e da sistematização do professor. Assim, este pode aproveitar-se das ideias matemáticas mobilizadas para apenas reproduzir um conceito ou procedimento matemático, baseando-se na pedagogia tradicional.
	
	
	A modelagem matemática não diz respeito tão somente às interrogações dos alunos sobre os usos da matemática na sociedade. Assim, isto quer dizer que devemos reduzir o currículo da disciplina somente a tópicos com aplicações fora da escola.
	
	
	Na modelagem matemática, o mais importante é que os problemas não sejam do interesse dos alunos. Os professores propõem sempre o que será ministrado em cada unidade de conhecimento, conforme a Base Nacional Comum Curricular.
QUESTÃO 2: Seja qual for a duração, a modelagem matemática responde às interrogações dos alunos sobre os usos da matemática na sociedade. Isto não quer dizer que devemos reduzir o currículo da disciplina somente a tópicos com aplicações fora da escola. Porém, se o nosso objetivo é fomentar a cidadania, não podemos prescindir das situações-problema não-matemáticas nas aulas de Matemática. Em vez de educar para a Matemática, modelagem matemática é uma forma de educar pela Matemática. Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa CORRETA. Os aspectos da modelagem matemática podem ser resumidos em: *
	
	
	Evidenciar temas de interesse dos estudantes; coleta de dados que não fazem parte do cotidiano dos educandos; professor mediador dos trabalhos individuais; soluções únicas para problemas distintos e conteúdos matemáticos como "meio"para solucionar problemas abertos (não matemáticos).
	
	
	Evidenciar temas que não fazem parte do interesse dos estudantes; coletar dados fictícios- situações do cotidiano dos estudantes; estudantes ativos na construção do conhecimento e da sua própria aprendizagem; papel de mediador exercido pelo professor ao se trabalhar em grupo; conteúdos matemáticos como "meio"para solucionar problemas abertos (não matemáticos) e discussão de diferentes respostas e soluções para uma situação problema real.
	
	
	Evidenciar temas de interesse dos professores apenas; coleta de dados que fazem parte do cotidiano dos educandos; professor gerenciador dos trabalhos individuais; soluções únicas para problemas distintos e conteúdos matemáticos como "meio"para solucionar problemas abertos (não matemáticos).
	
	
	Evidenciar temas de interesse dos professores; coletar dados reais- situações do cotidiano dos estudantes; estudantes passivos na construção do conhecimento e da sua própria aprendizagem; papel de detentor do saber unilateral exercido pelo professor ao se trabalhar em grupo; conteúdos matemáticos como "fim" para solucionar problemas abertos (não matemáticos) e discussão de diferentes respostas e soluções para uma situação problema real.
	
	
	Evidenciar temas de interesse dos estudantes; coletar dados reais- situações do cotidiano dos estudantes; estudantes ativos na construção do conhecimento e da sua própria aprendizagem; papel de mediador exercido pelo professor ao se trabalhar em grupo; conteúdos matemáticos como "meio" para solucionar problemas abertos (não matemáticos) e discussão de diferentes respostas e soluções para uma situação problema real.
QUESTÃO 3: Para David Ausubel, "A essência do processo de aprendizagem significativa é que as ideias expressas simbolicamente são relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não arbitrária e substantiva (não literal)." Além disso, o autor afirma ainda que "o processo ideal ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios do indivíduo. Motivado por uma situação que faça sentido, proposta pelo professor, o aluno amplia, avalia, atualiza e reconfigura a informação anterior, transformando-a em nova". Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa INCORRETA: *
	
	
	O importante para o educador é encontrar a ponte motivadora para que o estudante desperte e saia do estado passivo, de espectador. Aprender hoje é buscar, comparar, pesquisar, produzir, comunicar. Só a aprendizagem viva e motivadora ajuda a progredir.
	
	
	A coerência entre o que o professor fala e o que faz na vida é um fator importante para o sucesso pedagógico. Se um professor une a competência intelectual, a emocional e a ética causa um profundo impacto nos alunos.
	
	
	Os alunos gostam de um(a) professor(a) que os surpreenda, que traga novidades, que varie suas técnicas e métodos de organizar o processo de ensino- aprendizagem.
	
	
	Uma aprendizagem significativa está relacionada à possibilidade dos alunos aprenderem por múltiplos caminhos de forma colaborativa, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades.
	
	
	A aprendizagem significativa envolve essencialmente o desenvolvimento de atitudes de comunicação e afetivas favoráveis e algumas estratégias de negociação com os estudantes e a definição de um currículo oculto que não abranja as multiculturalidades e as necessidades desses educandos.
QUESTÃO 4: 
Se os alunos fazem pontes entre o que aprendem intelectualmente e as situações reais, experimentais, profissionais ligadas aos seus estudos, a aprendizagem será mais significativa, viva, enriquecedora. Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa INCORRETA: Os principais desafios são encontrados numa educação comprometida com a aprendizagem significativa, com EXCEÇÃO DE: *
	
	
	Atrair profissionais competentes para a educação. Profissionais (educadores, gestores) bem preparados, remunerados e atualizados são fundamentais para uma educação inovadora.
	
	
	Todos os alunos, professores e comunidade escolar precisam de acesso contínuo a todos os serviços digitais e demais materiais para estarem dentro da sociedade da informação e do conhecimento.
	
	
	A comunicação aberta e acolhedora é fundamental para o sucesso pedagógico e para a aprendizagem significativa dos estudantes.Faz-se necessário utilizar situações do cotidiano dos estudantes, como por exemplo filmes, histórias, poesia, arte etc. para vincular os conteúdos a serem aprendidos com os conhecimentos prévios (subsunçores) para que a aprendizagem memorística ocorra de maneira satisfatória.
	
	
	Para apresentar suas definições acerca da aprendizagem, Ausubel propõe distinguir dois eixos ou dimensões diferentes que originarão, a partir dos diversos valores que possam tomar em cada caso, a classes diferentes de aprendizagem: Aprendizagem significativa e Aprendizagem memorística.
QUESTÃO 5: A Sequência Fedathi consiste em um método científico elaborado pelo Professor Pesquisador Hermínio Borges Neto voltado para rotina do cotidiano escolar em sala de aula, constituindo como uma metodologia de ensino que visa dialogar com diversas áreas do conhecimento, embora sua gênese emerja da Matemática. (SANTOS; NETO; PINHEIRO, 2019) Considerando a IMAGEM e o TEXTO, assinale a alternativa INCORRETA sobre método sistematizado por Borges Neto: *
	
	
	Plateau: momento que expõe bem o conteúdo a ser trabalhado de forma parcial e fragmentada sem considerar sua totalidade, em suma reproduzir o saber e até propiciar as respostas pelo aprendiz.
	
	
	Tomada de posição: momento em que ocorre a problematização para o aprendiz.
	
	
	Maturação: instante em que os aprendizes dedicam-se a buscar a solução do problema de modo a desenvolverem a criatividade.
	
	
	Solução: parte em que são apresentadas as elucidações admissíveis dos aprendizes observando os feedbacks dos aprendizes.
	
	
	Avaliação: etapa de sistematização dos saberes, em que a validação e a universalização dos saberes propostos
QUESTÃO 6: “A metodologia VARK foi desenvolvida por Neil Fleming em 1987, na Nova Zelândia. Há alguns que acreditam que as preferências podem ser facilmente alteradas e que aqueles que não gostam algo pode ser feito para gostar usando técnicas de modificação de comportamento. [...] As preferências de modalidade usando o questionário VARK não apoia essas ideias, pois acreditamos que as preferências de um aluno pelas formas como ele/ela assimila e expressa sua aprendizagem são difíceis de modificar ou mudar. Antes de examinar as preferências de aprendizagem em particular, existem alguns aspectos das preferências em geral que são interessantes. De onde eles vêm? Nossas preferências são construídas sobre nossas experiências de vida e são adicionadas a um modificado à medida que nos deparamos com novas situações. Alguns tornam-se bastante endurecidos e tornam-se parte de nossa definição de quem somos, enquanto outros podem mudar e mudar rapidamente. Nossa idade, a soma total de nossas experiências anteriores, nossa capacidade de agir em uma escolha, as opções à nossa frente, nossas diferentes habilidades sensoriais são algumas das variáveis ​​que afetam nossa decisão de preferir algo e não gostar dos outros”. Considerando a FONTE do texto e o GRÁFICO , assinale a alternativa INCORRETA: *
	
	
	O método VARK trata-se “as preferências que cada um de nós tem para receber e expressar nosso aprendizado” (VARK, 2011).
	
	
	O método VARK trata-se de como” processamos as informações dentro de nosso cérebro para ampliar a compreensão mais profunda das preferências” (VARK, 2011).
	
	
	“O VARK é mais indicativo do que diagnóstico, de modo a usar observações de comportamentos, incidentes concretos que os respondentes podem lembrar ou imaginar e identificar” (VARK, 2011).
	
	
	”O VARK propõe que os alunos aprendam de maneiras diferentes e que todos possam ter sucesso se usarem suas preferências e não de outra pessoa” (VARK, 2011).
	
	
	“Com o método VARK descobrem-se rapidamente os níveis de habilidade do aprendiz, recomendando assim não gastar tempo em áreas de estudo onde não têm interesse ou aptidão para ter sucesso” (VARK, 2011).
QUESTÃO 7: “É partindo dessa compreensão que Carlos Fino, (2008, p.277) afirma que “O espaço, lugar onde a inovação possa ocorrer é onde houver espaço para que ela ocorra, ou seja, onde houver inspiração para aprender”. Sendo assim, uma atitude inovadora pode acontecer em qualquer espaço, seja ele formal ou não. Nesse sentido, Fino (2011), continua defendendo que é preciso demolir os muros da fábrica de ensinar”. Considerando a IMAGEM e a FONTE do texto abaixo, assinale a alternativa INCORRETA: *
	
	
	A inovação pedagógica ocorrerá na educação escolar, quando os sujeitos envolvidos nesta transformação percebam que é necessário algo mais além de maciços investimentos em insumos e profissionalização dos docentes. Devendo se incentivar e implementar mudanças na práxis pedagógica e na experimentação de novas metodologias disruptivas de aprendizagem.
	
	
	“A mediação entre as tecnologias e a aprendizagem exigem um novo conhecimento do professor, no uso das tecnologias, e das teorias de aprendizagem, a fim de promover a participação ativa dos alunos, numa relação entre a interação com a aquisição e a consequente produção de conhecimento” (CARNEIRO,2019)
	
	
	“Para poder facilitar o processo de construção de conhecimento dos estudantes, devem levar em consideração seus interesses, seus conhecimentos prévios e seu posicionamento frente à realidade social e cultural” (SÁPIRAS; VECCHIA; MALTEMPI ,2015),
	
	
	” A postura da escola deve manter-se em um paradigma fabril, onde o professor ensina e os alunos aprendem de forma pacífica sem contestar sobre o que lhes é ensinado” (SANTOS; SANTOS; SILVA, 2022).
	
	
	O empoderamento dos alunos possibilita que compreendam a amplitude do mundo hodierno, desenvolvendo uma maior autonomia, maleabilidade, resiliência, inventividade e pró-atividade diante das transformações do contexto de vivência.
QUESTÃO 8: Com base na palestra da Professora Professora Me. Meire Moreira e nas inovações pedagógicas introduzidas pelo Construcionismo, assinale a alternativa INCORRETA: *
	
	
	“Na perspectiva construcionista o professor propõe situações ao aprendiz, para que seu conhecimento seja elaborado, permitindo que ele encontre respostas para determinadas perguntas “ (SANTOS; LIMA. 2018 apud BROUSSEAU, 1996).
	
	
	A abordagem construcionista possibilita que com o uso da “tecnologia os professores desçam do patamar de quem sabe tudo e se tornem aprendizes. Os alunos podem ver seus professores como alguém que aprende e aprender com suas estratégias de aprendizagem” (BLIKSTEIN, 2016).
	
	
	Segundo Papert a aprendizagem Construcionista “apresenta duas ideias centrais: a primeira, o estudante precisa construir alguma coisa, ou seja, é o aprendizado por meio do fazer, colocando algo em prática e a segunda, que é o fato de que o estudante precisa construir um produto de significado pessoal e para o qual está motivado, como uma obra de arte, um relato de experiência ou um programa de computador (PSZYBYLSKI; MOTTA; KALINKE, 2020 apud VALENTE, 1993)
	
	
	“O construcionismo implica, produzir, desenvolver o máximo de aprendizagem e de ensino” (Papert, 1994), ou seja , basta apenas o uso do computador por parte do aprendiz, pois é uma ferramenta que por si só transforma o mundo.
	
	
	”A proposta de Papert possibilita que haja uma inversão de papéis, onde escola, alunos e professores assumam posturas diferentes, o aluno assuma o papel de destaque, antes assumido pelo professor, e assim, comece ser autônomo na construção do seu próprio conhecimento, passando o professor a ser apenas o mediador desse processo” (SANTOS; SANTOS, 2020)
QUESTÃO 9: Considerando a FONTE do texto acima e a aula Desvendando Indicadores de Avaliação de Cursos de Graduação, assinale a alternativa correta *
	
	
	O processo de reconhecimento e de renovação de reconhecimento abrange instituições, somente públicas
	
	
	O Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação (IACG) é a ferramenta dos avaliadores na verificação das três dimensões do instrumento: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura
	
	
	O cálculo utilizado para obter o Conceito do Curso (CC) considera pesos atribuídosàs três dimensões do instrumento de avaliação. Assim, para os atos pertinentes a esse instrumento, a dimensão 1 (Organização Didático-Pedagógica) tem peso 40; a dimensão 2 (Corpo Docente e Tutorial) tem peso 30, e a dimensão 3 (Infraestrutura) tem peso 30.
	
	
	O reconhecimento de curso, assim como suas renovações, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, cujos valores iguais ou superiores a seis indicam qualidade satisfatória do curso
	
	
	As dimensões do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação não precisam necessariamente coadunar com o PPC( Projeto Político de Curso)
QUESTÃO 10: Na Dimensão 1 da Organização Didático Pedagógico a didática trata da arte de ensinar, ou seja, a didática na educação se refere ao conjunto de técnicas e metodologias de ensino utilizadas para tornar o aprendizado mais significativo. A partir da afirmação acima marque a opção que caracteriza o conceito máximo de um curso de graduação na perspectiva do objetivo do curso: *
	
	
	Os objetivos do curso, constantes no PPC, não estão implementados, considerando o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e o contexto educacional.
	
	
	Os objetivos do curso, constantes no PPC, estão implementados de maneira limitada, considerando o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e o contexto educacional.
	
	
	Os objetivos do curso, constantes no PPC, estão implementados, considerando o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional e características locais e regionais.
	
	
	Os objetivos do curso, constantes no PPC, estão implementados, considerando o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
	
	
	Os objetivos do curso, constantes no PPC, estão implementados, considerando o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e o contexto educacional.

Continue navegando