Buscar

ANA P G DO EGITO - MBA CPA 20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALUNO: ANA PAULA GOMES DO EGITO
TURMA IBF 2020 – MBA EXCUTIVO EM GESTAO BANCÁRIA CPA - 20
Disciplina: Mensuração, Gestão de Performance e Risco
Mensuração e Análise de Custos e Riscos
As alterações no cenário econômico afetam as relações das empresas com seus clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores. As empresas que buscam o aperfeiçoamento e a reconfiguração dos modelos de gestão se tornam cada vez mais eficientes.
Percebemos na história que as empresas, em busca de melhores resultados, desenvolveram muitas ferramentas administrativas sempre com objetivo de melhora na produtividade e da lucratividade. Nesta linha de pensamento, verificamos a ligação entre a avaliação de desempenho e o planejamento estratégico. Essas ferramentas quando aplicadas corretamente são de suma importância para alocar a empresa em um patamar de Alta Performance.
A Gestão da performance vem como um conjunto de processos e metodologias que buscam alinhar recursos, pessoas e competências para atingir objetivos de forma eficaz e eficiente. Essas atividades podem ser aplicadas a qualquer processo, departamento ou colaborador da empresa. A gestão da performance e do desempenho de uma empresa não é uma atividade simples. Trata-se de um processo complexo que exige um bom planejamento, recursos e tempo.
O processo de gestão de riscos deve ser parte integrante de todas as atividades da organização durante a gestão da performance. No gerenciamento de risco, mensurar ameaças é fundamental para melhorar as operações e reduzir custos
 	A gestão de risco surge como um conjunto de atividades coordenadas que têm o objetivo de gerir e controlar uma organização em relação a potenciais ameaças, seja qual for a sua manifestação. Isso implica no planejamento e uso dos recursos humanos e materiais para minimizar os riscos ou, então, tratá-los. É saber adotar medidas com o potencial de prevenir ou eliminar tais riscos. É também saber identificar oportunidades que possam gerar valor para a organização.
Nas últimas décadas a palavra “riscos” tem sido utilizada nos mais diversos objetivos tais como: riscos de negócios, riscos sociais, riscos econômicos, riscos de segurança, riscos políticos, entre outros. 
Mensurar o risco significa avaliar a probabilidade de ocorrência de um evento, desejável ou não e medir a sua consequência. Normalmente, a palavra risco é associada a eventos não desejáveis embora o conceito se aplica perfeitamente se quisermos avaliar o risco associado a um evento potencial desejável.
Quando vamos fazer um investimento, por exemplo, a princípio contamos apenas com uma expectativa da sua rentabilidade. Essa expectativa é conhecida como retorno esperado do investimento e somente com o passar do tempo e no momento do resgate da aplicação, é que saberemos qual foi realmente o retorno obtido.
Vários motivos podem fazer com que o retorno obtido no resgate de um investimento seja diferente do retorno esperado no momento da aplicação. Ou seja, sempre tem uma incerteza no momento da aplicação. 
O risco de um investimento pode ser considerado como a medida dessa incerteza, a probabilidade desse um retorno do investimento ser diferente do esperado no momento da aplicação.
Em resumo, a gestão de riscos é o processo de identificar os riscos potenciais, analisar a probabilidade de atingirem a empresa e definir ações para evitá-los ou diminuir seu impacto no negócio.
Quanto mais se avançar no conceito e na aplicação de ferramentas de gerenciamento de risco, maiores são as chances de as empresas conquistarem ganhos logísticos, financeiros, corporativos e de imagem.
Tão importante quanto o gerenciamento de riscos na gestão da performance da empresa é o gerenciamento de custos. Independentemente do porte ou da atividade fim, as empresas precisam da implantação de uma eficiente gestão de custos para suprir suas necessidades de informações do negócio.
Assim, é visível que uma gestão de custos bem estruturada pode suprir essa necessidade informacional e abrir oportunidades para o gestor obter informações úteis na tomada de decisão, bem como, proporcionar a emissão de relatórios pelos quais é possível acompanhar a evolução da empresa, saber se a mesma é rentável ou não, decidir por quais produtos produzir ou vender e em que quantidades, utilizando informações do passado como base para decisões futuras, visando melhorar o resultado.
A análise de custos é um suporte gerencial e estratégico que analisa como os custos se comportam. Dessa forma, é possível identificar lacunas de melhorias. Por fim, sempre de maneira a otimizar a metodologia de custeio da empresa.
A análise de custo é uma estratégia de custeio adotada pelas empresas que almejam ter um maior conhecimento e exatidão dos gastos da produção de bens e serviços de um determinado período.
Como os custos fixos são mais fáceis e simples de serem identificados, geralmente, essa análise de custo é realizada com maior rigor em relação aos custos indiretos, visto que é necessário fazer uma mensuração utilizando algum critério de rateio.
É possível realizar a análise de custo utilizando diversos métodos de custeio, sendo que os três mais comuns nestas situações são: custeio por absorção, custeio direto ou variável e custeio baseado em atividades.
Essa a análise de custo deve sempre estar relacionada ao planejamento e controle da operação para saber se o objetivo será alcançado com o desempenho estipulado e boa rentabilidade. Toda essa análise vai ajudar a orientar e definir as tomadas de decisões relacionadas principalmente aos investimentos e financiamentos.
Realizando uma boa análise de riscos e custo e tomando as decisões corretas baseadas nos dados que as análises proporcionam, naturalmente a empresa vai gastar menos e lucrar mais. Uma boa gestão da performance da empresa permite o gestor tomar decisões com mais assertividade, confiança e rapidez no momento da compra, negociações com mais sucesso, afinal, possui mais conhecimento do negócio e ambiente.

Continue navegando