Buscar

Folha de Pagamento e Contabilização em Loja de Material Esportivo

Prévia do material em texto

Folha de Pagamento e Contabilização: um recorte da folha de pagamento de loja de material esportivo
Renata Oliveira da Cunha Lima[footnoteRef:1] [1: Nome dos acadêmicos
2Nome do Professor Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Ciências Contábil (CTB02) – Prática do Módulo I – 
 ] 
Sanora Araújo de Andrade1
Selton Coelho2
1 INTRODUÇÃO
A Folha de Pagamento engloba a gestão de pessoal, e é um conjunto de processos trabalhistas executado pela empresa para fazer os pagamentos de seus empregados de forma mensal. Pela lei, todas as empresas devem, ter uma folha de pagamento com as remunerações pagas ou creditadas aos seus empregados e demais trabalhadores contratados. 
Nessa abordagem, pretende-se enfatizar de forma sucinta o tema proposto, elencando a evolução do salário e incentivos de um promotor de vendas de uma loja de produtos esportivos.
Assim, levando em conta os fatos supracitados, e com a intenção de aprimorar o processo de ensino/aprendizagem no curso de Ciências Contábil, o objetivo geral desse trabalho é analisar de forma sucinta a evolução do salário e incentivos de um promotor de vendas de uma loja de produtos esportivos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Folha de pagamento
A folha de pagamento é um conjunto de todos os apontamentos financeiros de um funcionário em uma empresa, tais como: vencimentos, salários, bônus e descontos. Tem funções operacional, contábil e fiscal, uma vez que precisa ser formada baseada em todos os acontecimentos mensais do empregado. A sua descrição deve ser sempre de maneira simples e clara, transformada em valores numéricos, por meio de códigos, quantidade, alíquota e valores, em resultados que constituirão a folha de pagamento.
Na perspectiva contábil, a folha de pagamento é fundamental, pois os salários e encargos sociais atuam de forma considerável em todo o lucro da empresa e é regulamentado na legislação do Brasil, ou seja, segue um padrão, acarretando os direitos e deveres de cada funcionário
Folha de pagamento é um documento obrigatório da empresa e elaborado pela mesma, onde o empregador aponta as verbas pagas, destacando uma por uma, sendo exigida para todo o empregador como consta na Lei nº 8.212/91, da Consolidação da Legislação Previdenciária – CLP (BRASIL, 1991), também instituída na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT pela Lei nº 5.452/43. (BRASIL, 1943).
2.2 Empregador
A CLT (2017), em seu Art. 2º, considera empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. Detendo, neste caso, o poder de direção, de controle e de disciplinar o empregado em suas tarefas.
De acordo com Nascimento (2012, p. 203), a direção é a “faculdade atribuída ao empregador, em determinar o modo como a atividade do empregado, em decorrência do contrato de trabalho, deve ser exercida”.
Já Sussekind (2010), explica que o poder diretivo de modo que se torna um benefício da empresa em estabelecer as suas próprias regras, que precisarão nortear a organização e a prática da entidade; mais adiante apresentar os métodos de execução das suas atividades.
2.3 Empregado
Empregado é toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual, sob dependência e mediante salário, é a definição de empregado conforme o art. 3º da CLT. (BRASIL, 2012). Assim, os direitos fundamentais do empregado estão reunidos no art. 7º da Constituição Federal de 1988, no qual se destacam: a relação de trabalho protegida contra a demissão arbitrária ou sem justa causa; em relação a demissão sem justa causa, é garantido o direito ao seguro-desemprego e outras importâncias indenizatórias; FGTS; o salário mínimo fixado em lei; piso salarial ajustado de acordo com à categoria de trabalho; inflexibilidade salarial; décimo terceiro salário; adicional noturno; horas extras; repouso semanal remunerado; licença maternidade e licença-maternidade; gratificações para as atividades penosas, insalubres ou perigosas. (BRASIL, 1988).
Por sua vez, a obrigação essencial do empregado é de prestar os serviços para o qual foi contratado, submetendo-se ao poder de comando ou subordinação jurídica do empregador. 
Para Sussekind (2010, p.208) o empregado tem de “obedecer às ordens e instruções do empregador, expedidas com respeito ao contrato, à lei e a outras fontes de direito incidentes sobre a relação de trabalho.”.
3 METODOLOGIA
A metodologia utilizada nesse trabalho será uma pesquisa bibliográfica, com análise descritiva, por meio de livros, artigos, dissertações, onde vamos discutir o sobre a temática desse trabalho. 
Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa com abordagem qualitativa por ter a preocupação em situar o objeto de estudo em um contexto social com uma abordagem dinâmica, contextualizando relações e interações ocorridas em uma situação particular, com o objetivo de um diagnóstico mais profundo e expressivo do objeto investigado. Essa opinião é defendida por diversos autores, como (Marconi, 2003), (Lakatos, 2003) que consideram a pesquisa qualitativa como expressão verdadeira de um olhar crítico e investigativo contemporâneo.
Também foi utilizado a pesquisa de campo, com a aplicação de questionário. Os dados utilizados neste trabalho foram obtidos da folha de pagamentos de todos os promotores de vendas de uma loja de material esportivo dos meses de março a agosto de 2021 fornecida pelo gerente da loja. Os dados foram separados por sexo e situação funcional. 
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa de campo, que deriva da observação de objeto de estudo do mesmo jeito como ocorrem no real. A coleta, à análise e a interpretação desses dados, objetivando entender e explicar o problema pesquisado.
A atividade escolhida, consistiu na aplicação de um questionário contendo 6 perguntas relacionadas com a evolução da remuneração ao logo da vida produtiva do promotor de vendas e aplicada para os 50 consultores de vendas da empresa. Calculamos as médias dos seguintes itens: tempo de serviço, sexo, escolaridade e situação funcional. 
As mulheres são a grande maioria dos promotores de venda. Com participação de 70% do total. Na tabela 1 mostra as principais características dos promotores de vendas que constam na folha do pagamento da loja.
Tabela 1 – Distribuição por sexo
	SEXO
	TODOS
	HOMENS
	MULHERES
	50
	15
	35
As mulheres são a grande maioria entre os promotores de vendas. Com participação de 70% do total. 
Tabela 2 – Distribuição por idade
	IDADE
	TODOS
	18 A 25 ANOS
	26 A 30 ANOS
	ACIMA DOS 31 ANOS
	50
	15
	25
	5
A tabela 2 mostra que a maioria dos promotores de vendas estão na faixa etária dos 26 a 30 anos.
Tabela 3 – Distribuição da Escolaridade
	
	ESCOLARIDADE
	TOTAL
	ENSINO MÉDIO INCOMPLETO
	ENSINO MÉDIO COMPLETO
	ENSINO SUPERIOR COMPLETO
	ENSINO SUPERIOR INCOMPLETO / ANDAMENTO
	50
	 0
	10
	15
	25
Observa-se que a maioria dos promotores ou possuem uma graduação ou estão concluindo o ensino superior.
Tabela 4 – Tempo de Serviço
	TEMPO DE SERVIÇO
	TODOS
	90 DIAS
	6 MESES
	1 ANO
	ACIMA DE 1 ANO
	50
	10
	10
	10
	20
Tabela 5 – Situação Funcional
	SITUAÇÃO FUNCIONAL
	TODOS 
	EFETIVO
	TEMPORÁRIO
	50 
	30
	20
Quanto a análise da situação funcional, nota-se que a maioria dos funcionários são de caráter efetivos e a outra quantidade é de funcionários temporários.
Tabela 6 - Remuneração
	REMUNERAÇÃO
	TODOS
	R$ 1.100
	R$ 2.200
	ACIMA DE DOIS SALÁRIOS MINIMOS
	50
	20
	10
	20
Quanto a análise dos salários, a gerente comentou que os homens recebem um salário igual aos das mulheres. Entretanto quem recebe acima de dois salários-mínimos são os funcionários com carreira mais longa dentro da empresa, com mais experiência na atividade, que possuem ensino superior e esse aumento do salário se deve também as comissões sobre as vendas.
5 CONCLUSÃO
Esse presente paper teve o objetivo analisar de forma sucinta a evolução do salário e incentivos de um promotor de vendas de uma loja de produtos esportivos.
Observou-seque a estrutura da carreira de promotor de vendas não incentiva seu desempenho. A principal progressão na carreira é o tempo de serviço e não seu desempenho.
Uma conclusão que podemos tirar dessa análise e de acordo com a gerente é que o sistema de vendas de uma loja esportiva aparentemente não apresenta qualquer forma de meritocracia ao promotor de vendas. O tempo de serviço do profissional é o principal fator responsável pela elevação dos rendimentos. 
Foi observado que não existe nenhuma diferenciação da estrutura da carreira entre homens e mulheres. Todos possuem uma participação média dos vencimentos. O impacto das gratificações é maior para aqueles promotores na carreira de promotor de vendas efetivo. Os promotores de vendas temporários são menos impactados pelas gratificações, pois não recebem vantagens, como ocorre com os promotores efetivos. O principal componente da remuneração do promotor de vendas efeitos são as comissões das vendas em cima dos produtos pois eles possuem mais experiências e habilidades que os promotores temporários. 
REFERÊNCIA
BRASIL. Consolidação das leis do trabalho – CLT e normas correlatas. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 189p.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientifico. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003..
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 17 ª ed., São Paulo: Saraiva, 2012.
SUSSEKIND, Arnaldo. Curso de direito do trabalho. Rio de Janeiro: Renovar, 2010.
____. Lei N.º 8.212, de 24/07/1991. Diário Oficial – República Federativa do Brasil: Poder Legislativo. Brasília, DF, 1991.
______. Lei N.º 5.452, de 01/05/1943. Diário Oficial –República Federativa do Brasil: Poder Legislativo. Brasília, DF, 1943.
______. Constituição Federal, de 05/10/1988. Diário Oficial – República Federativa do Brasil: Poder Legislativo. Brasília, DF, 1988.
QUESTIONÁRIO
1 SEXO
(	) FEMININO (	) MASCULINO
2 IDADE
(	) 18 A 25 ANOS (	) 26 A 30 ANOS (	) ACIMA DOS 31 ANOS
3 ESCOLARIDADE
(	) ENSINO MÉDIO INCOMPLETO
(	) ENSINO MÉDIO COMPLETO
(	) ENSINO SUPERIO COMPLETO
(	) ENSINO SUPERIOR INCOMPLETO
4 TEMPO DE SERVIÇO
(	) 90 DIAS
(	) 6 MESES
(	) 1 ANO
(	) ACIMA DE 1 ANO
5 SITUAÇÃO FUNCIONAL
(	) EFETIVO 	(	) TEMPORÁRIO
6 SALÁRIO
(	) R$ 1.100
(	) R$ 2.200
(	) ACIMA DE DOIS SALÁRIOS MINIMOS

Mais conteúdos dessa disciplina