Buscar

PETICAO INCIAL TOPICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTÁGIO I
Jordan Oliveira Maia
Matrícula: 201809021481
A IMPORTÂNCIA DE CADA TÓPICO DA PETIÇÃO INCIAL – ART. 319, CPC 
· ENDEREÇAMENTO: O endereçamento é o primeiro passo da petição inicial, pois é nele que o autor deve dirigir sua petição aquele órgão especificamente designado pela Lei para apreciar, processando e julgando, a demanda. Está diretamente relacionado a COMPETÊNCIA do órgão judicial.
· QUALIFICAÇÃO DAS PARTES: A qualificação das partes é um importante requisito que compõe a petição inicial, pois nela se encontra quem será as partes do processo, além de estabelecer quem litiga contra quem: permite avaliar a legitimidade, a extensão subjetiva da sentença.
· CAUSA DE PEDIR: Consiste nas razoes fáticas e jurídicas que a petição inicial que levou o autor a buscar a tutela jurisdicional, no caso o porque que o autor esta ajuizando a ação, um dos requisitos muito importante e que na falta dele a petição poderá ser inepta. 
· PEDIDO: O pedido é o objeto da ação, corresponde a especificação das providências que autor espera do Estado, ou seja, a condenação, basicamente o que o autor espera obter com o processo para sanar eventuais prejuízos.
· VALOR DA CAUSA: Valor da causa é quanto o autor atribui no que ele eventualmente teve seu direito violado, e a toda causa deve ser atribuído um valor, que as vezes o CPC vai indicar como deve ser esse valor, de extrema importância para o Juiz ter uma ideia de quanto a pessoa espera receber o valor do litigio.
· REQUERIMENTO DAS PROVAS: É o momento em que o autor deve dizer todos os meios de provas que ele pretende utilizar para demonstrar a verdade dos fatos que narrou, ou seja, peça fundamental para alegar o que aconteceu é verdade, tem consistência, mediante provas.
· DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO: É um requisito opcional a audiência de conciliação e mediação, porem extremamente importante, justamente para que se tenha um acordo entre as partes e se resolva o quanto antes a lide do processo, afim de ter uma celeridade maior no processo.

Continue navegando