Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Considerando o contexto mencionado acima e os referenciais teóricos fornecidos, elabore uma resposta-texto argumentativa (contendo de 3000 a 5000 caracteres), contemplando os seguintes aspectos: ELABORE SUA RESOLUÇÃO CONSIDERANDO OBRIGATORIAMENTE TODOS OS ITENS ABAIXO: (A norma culta da escrita corresponde a 5 pontos da nota)
 1. A ONU é uma organização internacional responsável por mediar conflitos entre países, disseminar a cultura de paz entre as nações, defender o respeito aos direitos humanos e promover o desenvolvimento sustentável e econômico dos países e a cooperação entre eles. Discorra sobre as concepções e conceitos de paz mundial construídos ao longo da história, com a atuação da ONU na resolução de conflitos internacionais. (Valor: 30 pontos) 
2. O Brasil é conhecido como o país do futebol e domingo é dia de jogo. Os apaixonados fazem questão de ir ver o time no estádio. Dentro do campo, os jogadores disputam a bola, às vezes de forma agressiva. Na torcida, gritos de guerra que incentivam os times. A vibração e a expectativa pelo gol aumentam a cada segundo. Tudo vai bem até que uma briga entre torcidas rivais paralisa a partida. Infelizmente, esta é uma situação bastante comum nos campos brasileiros. Explique as diferentes manifestações de violência no esporte brasileiro e cite pelo menos uma alternativa para contenção desta violência (Valor: 30 pontos). 5 Área de Linguagens Cultural e Corporal 
3. Reflita sobre a afirmação: “o poder que a educação tem em uma sociedade é necessário para entender o homem que vive nela”. A educação para a paz emerge como um instrumento para a efetivação de uma cultura de paz, com o objetivo de emancipar o sentido da humanidade e a convivência em sociedade. Não basta simplesmente “ensinar” a paz por meio de expressões bonitas e argumentos intelectuais. É preciso tocar o ser, as emoções e os sentimentos. Aponte e discorra sobre pelo menos três ações que poderiam ser aplicadas por você, como profissional/professor de Educação Física, para fortalecer a educação e cultura da paz em sua cidade/comunidade. (Valor: 35 pontos)
Resposta:
A criação da Organização das Nações Unidas (ONU) se deu na cidade de São Francisco, EUA, em 24 de outubro de 1945. Inicialmente 50 países assinaram a Carta das Nações Unidas. A ONU foi à segunda tentativa de conciliar a união de nações com um projeto de constituir ligações amigáveis entre os países. A Liga das Nações foi à primeira tentativa foi ao fim da primeira Guerra Mundial, mas fracassou em seus objetivos. O povo das Nações Unidas vinha como primeiro objetivo manter a paz e a segurança. A organização se estruturava para evitar uma nova deflagração de conflitos mundiais. Inicialmente foram criados cinco órgãos fundamentais, sendo eles a Assembleia Geral, Conselho de Segurança, o Secretariado, o Conselho Econômico e Social e a Corte Internacional de Justiça. Apesar da intenção de participação igual dos Países, a ONU deu um peso maior às potências militares saídas da II Guerra Mundial, principalmente os EUA e a URSS, em virtude de seu papel principal exercido pelo Conselho de Segurança na resolução de conflitos militares.
Um debate conceitual sobre a paz pertenceu a um contexto acadêmico mais amplo que teve lugar durante a Guerra Fria, no qual a injustiça social era uma violência que impedia a distribuição igualitária de poder e de recursos, em virtude, a construção de uma paz positiva permitiria a distribuição equivalente para ambas às partes, mediante de promoção de valores consensuais entre as nações, como a colaboração entre países. O conceito de paz positiva implicará no fim da injustiça social, porém isso ocorreu após o térmico da Guerra Fria, onde as Nações unidas mudaram sua concepção, substituindo a perspectiva da paz negativa pela paz positiva. Dessa forma, a partir do fim da Guerra Fria, as atividades da ONU foram ampliadas para buscar a paz positiva materializada por meio de ações para a promoção da segurança humana e do desenvolvimento.
A instituição supranacional, ONU tem como objetivo várias ações internacionais que são flexíveis em diversos assuntos (fome, mortalidade infantil e muitos outros), e dentre essas temáticas tem como finalidade conter ou intermediar, de forma diplomática, possíveis conflitos entre as nações mundiais.
Infelizmente o esporte brasileiro muitas vezes vivência uma “guerra”, ou seja, uma violência muitas vezes verbal ou também física. A violência no futebol abrange a todos que vivem essa paixão, sendo eles torcedores, jogadores, policiais e autoridades. O futebol brasileiro tem vivido anos intensos de violência, parece que a volta aos estádios pós-queda do COVID-19 intensificou muito para esse crescimento, mas o porquê ninguém consegue constatar... O vandalismo se aplica a quase todas as situações de violências nos esportes, e algo que entra ano e sai ano se multiplica cada vez mais é o racismo. O que historicamente deveria ter ficado no passado com a abolição da escravatura. O problema que acompanha a violência no futebol se chama impunidade. Hoje me dias as autoridades evitam elaborar novas leis para controlar qualquer um dos tipos de violência que vivemos, era necessário sermos protegidos por leis e penas mais rigorosos.
A imagem do esporte passada pelo Brasil não tem sido das melhores devido aos atos cada vez maiores de violência, algo muito comum de vermos em jogos de futebol é a briga entre torcedores, até mesmo de jogador com torcedor. As autoridades brasileiras procuram soluções, mas até o momento nada apresentado resolveu. Um modo para tentar acabar com as brigas seriamos adotar o critério de nossos “Hermanos” argentinos, adotar o sistema de torcidas únicas dentro dos estádios, que seja aplicado por um ou mais anos no mínimo para poder conter as mortes que podem surgir caso essa violência não tenha um basta em instantes.
Para fortalecer a educação e cultura da paz na minha cidade São Lourenço do Sul, e também no estado do Rio Grande do Sul podemos trabalhar com métodos variados. Vamos trabalhar com atividades físicas usando bolas, cones, cestas, entre outras coisas, e com esses materiais faremos os alunos ficarem ativos fisicamente, podendo disponibilizar jogos, habilidades de movimento ou simplesmente iremos harmonizar o ambiente com músicas e ensinar padrões de ritmo e batida. Proporcionar gincanas cooperativas, como cabo de guerra, o sempre interativo telefone sem fio, o passa anel, tudo que faça despertar a consciência de cooperação é válido, e o simples que contagia a criançada é fazer uma roda de leitura, um contação de história, toda intenção é mantermos as pessoas sempre ativas, crie alguma atividade que exija que eles se levantem, saiam do seu ponto de inércia, para assim promover uma boa postura e hábitos corporais saudáveis, além de buscar tirar os menores das ruas.
https://www.scielo.br/j/rsocp/a/GJz4dPMSMVtTpb7vpHvZXKz/?format=pdf&lang=pt.
http://obviousmag.org/archives/2014/02/violenica_no_futebol.html#:~:text=A%20viol%C3%AAncia%20no%20futebol%20abrange,%2Da%2Ddia%20do%20esporte.