Buscar

Desafio e contextualizada de Cálculo

Prévia do material em texto

Módulo B - 80479 . 7 - Cálculo - D1.20221.B 
Desafio Colaborativo
Sabemos que o entendimento do gráfico da função é muito importante. Ele nos traz características importantes das funções. Como exemplo, podemos observar algumas características especiais das funções seno e cosseno.
I. Funções seno e cosseno apresentam inúmeros zeros. 
II. Funções seno e cosseno são periódicas.
III. Função seno é ímpar e a função cosseno é par.
Diante desse contexto, construa sua participação, seguindo os três passos a seguir:
1. Descreva sobre a importância de saber sobre o gráfico de uma função.
2. Discorra sobre o porquê das propriedades I e II.
3. O que podemos notar de diferente entre as funções seno, cosseno e tangente?
Orientações: 
Compartilhe sua opinião e comente as postagens dos seus colegas. Sua participação será avaliada gradativamente pelo tutor ao longo do período previsto no Cronograma. 
Lembre-se, será necessário interagir com pelo menos dois colegas no Fórum. 
Comentários contendo apenas afirmações como "concordo", "entendi" ou "ótima contribuição" não serão considerados pelo tutor como participação para composição da nota. 
Parte inferior do formulário
Módulo B - 80479 . 7 - Cálculo - D1.20221.B 
AV1 - Atividade Contextualizada
Vamos iniciar a atividade contextualizada da disciplina de cálculo. Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos aplicados à biologia. 
Já é de seu conhecimento que existem muitos fatores biológicos que podem ser previstos por modelos biológicos. Deste modo, modelos matemáticos são utilizados para prever o comportamento de um organismo vivo exposto a determinada condição. Dentre estes modelos encontram os modelos farmacinéticos. A modelagem farmacocinética tenta prever como a concentração de um fármaco varia no organismo de uma pessoa com o passar do tempo. 
Considerando as inúmeras discussões sobre o tema, sugerimos que desenvolva o modelo de cinética de fármaco.Parte inferior do formulário
· Sabemos que se temos C0 (concentração inicial) e Cs (concentração no sangue pós-nova dosagem) conhecidos, podemos calcular então T (tempo entre administração).
· Sabemos que se temos a Cs (concentração no sangue pós- nova dosagem) e T (tempo entre administração), podemos determinar a.
· Sabemos que a nem sempre temos uma absorção semelhante. 
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos:
· Escolha uma concentração inicial e uma concentração no sangue após nova dosagem e demonstre como se descobre o tempo de aplicação.
· Demonstre como se calcula a concentração inicial, quando sabemos o tempo de aplicação e a concentração no sangue. 
· Explique como podemos melhorar o modelo e o porquê de ele poder não ser tão preciso.
Aprofunde os seus estudos a partir da seguinte leitura: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-18072013-153947/publico/Milton_Gallo_Neto_Mestrado.pdf.

Continue navegando