Buscar

prova 2 Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA NOTA 10 SERVIÇO SOCIAL Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico- operativo do Serviço Social
1 É por meio do trabalho que o Assistente Social pode realizar a sua intervenção profissional. Entende-se por processo de trabalho o conjunto de atividades prático-reflexivas voltadas ao alcance de finalidades, as quais dependem da existência, da adequação e da criação dos meios e das condições objetivas e subjetivas.Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A) Instrumentalidade não é uma via para a práxis.
B) A práxis não possui o poder de trasformação.
C) A práxis não estabelece relação, no âmbito do Serviço Social, com o instrumental técnico e operativo.
D) A práxis pressupõe a articulação teoria e prática.
2 A razão é a capacidade que o ser humano possui através da mente de buscar soluções, de compreender a realidade na qual está inserido, buscando estabelecer relações de forma inclusiva no contexto da sociedade em que vive. O sujeito torna-se protagonista, integrando-se à natureza humana. A partir desse pressuposto, analise as sentenças a seguir: I- Para conhecer a razão, é necessário compreendermos que ela abrange a realidade, estabelecendo conexão entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. II- A razão aceita adaptar-se e operar através da inteligência, buscando resolver problemas e encontrar possibilidades de raciocinar, compreender e julgar. III- A razão é considerada pelos racionalistas a maneira mais confiável de se descobrir o que é verdadeiro. IV- A razão é reconhecida como processo, que se constrói através do tempo pela história e pelo processo de evolução do homem na sociedade. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.
3 Partindo do pressuposto de que a Racionalidade é a faculdade que busca ordenar e coordenar a subjetividade do pensar, do agir e do julgar, a partir da regulação da ação do ser humano, Max Weber entende a Racionalidade como a regularização da ação humana, buscando no cotidiano o conhecimento de certos fins específicos. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) A Racionalidade é desenvolvida quando o homem, sujeito do conhecimento, busca controlar a natureza e o próprio homem. Usa os meios para a obtenção dos fins.
B) A Racionalidade torna-se a base do conhecimento da razão humana. Neste sentido, o mundo é considerado um mistério.
C) A Racionalidade se contrapõe à razão crítica e reflexiva dos acontecimentos do cotidiano.
D) A Racionalidade busca a desmistificação de tudo o que existe e acontece no mundo do ser humano.
4 No que concerne ao Serviço Social, temos várias questões associadas.O que se compreende por consciência da ação profissional?
A) Percepção póstuma.
B) Percepção imediata pelo sujeito.
C) Reação.
D) Criação.
5 O assistente social, ao compreender a realidade através das expressões da questão social, desenvolve sua prática, baseando-se na intencionalidade, a qual possibilita novas oportunidades de transformação e autonomia do exercício profissional. A partir desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( V ) A intencionalidade, por meio dos instrumentos teórico-metodológicos da prática do assistente social, viabiliza através de sua capacidade concretizar seus objetivos no processo de transformação da realidade. ( V ) O assistente social, por meio de sua capacidade intencional, busca promover e transformar a realidade social. (F ) O assistente social, em sua trajetória, busca através da instrumentalidade, meios para objetivar sua ação no campo profissional, pois é a partir dos preceitos morais cotidianos que o profissional concretiza sua prática. (V ) O assistente social, em sua trajetória no anseio de transformação, utiliza-se da instrumentalidade para minimizar ou solucionar as mazelas da questão social. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F - V.
B) V - F - F - F.
C) F - F - V - V.
D) V - V - F - V.
6 O Conhecimento Científico é a única verdade que existe no campo das ciências. Para os Positivistas, ele se dá através da experimentação e não apenas pela razão. A partir desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) O Conhecimento Científico deve apresentar objetividade, imparcialidade e desinteresse no processo progressivo e cumulativo.
B) O Conhecimento Científico é baseado na vivência do ser humano e interpretado por teorias evolucionistas.
C) O Conhecimento Científico depende de cada período histórico, porém é construído através dos movimentos físicos estruturais da sociedade.
D) O Conhecimento Científico na atualidade é considerado uma verdade absoluta, futuramente poderá não ser; este tipo de conhecimento é totalmente reflexo do contexto social.
7 O filósofo Bruno Latour, ao analisar a atividade científica, causa polêmicas científicas, por considerar atores os humanos e os não humanos. Este autor se fundamenta em três princípios das Ciências Sociais. Ele se preocupa com a ciência em construção e não a ciência pronta. Sobre estes princípios, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os princípios referem-se ao conhecimento da ciência, como referência às edificações sobre a livre associação das outras ciências.
B) Os princípios referem-se à proposta unificada de investigação da ciência, no seu processo de construção dos fatos, a partir do reflexo da prática.
C) Os princípios referem-se à negação ao conhecimento, com relação às ciências sociais vivenciadas na sociedade.
D) Os princípios referem-se ao conhecimento da ciência, que busca, a partir de qualquer noção, o conceito de natureza e do social.
8 A prática da assistência social, que se difere da profissão assistente social, constituiu-se enquanto política pública recentemente, considerando o longo período em que esteve associada aos princípios religiosos, da ajuda, da justiça social, da caridade e do controle da pobreza. Após a Revolução Francesa, no século XVIII, a concepção da assistência passa a ser pensada enquanto direito dos cidadãos. Considerando as alterações advindas a partir da Revolução, visualizadas no século XIX e início do XX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( V ) No século XIX, buscando racionalizar a assistência, estabeleceu-se uma aliança entre a alta burguesia inglesa, a Igreja e o Estado, com vista à organização da caridade. (V ) A assistência, no século XIX, exerceu um controle rigoroso frente aos processos sociais e à vida da população pauperizada. (F ) No século XIX, as ações de assistência buscavam estimular movimentos operários, podendo estes buscar direitos e expressar-se politicamente. (F ) No início do século XX, a sociedade de organização de caridade deixa de ser importante no âmbito da assistência social. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F - F.
B) F - V - V - F.
C) V - V - F - F.
D) F - F - F - V.
9 A instrumentalidade do Serviço Social favorece a transformação da intencionalidade em respostas profissionais, as quais podem modificar e transformar relações e a realidade posta. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
A) A intencionalidade do agir profissional ocorre exclusivamente no momento da intervenção.
B) A instrumentalidade é construída e adquirida na proporção que são concretizados os objetivos.
C) Na intervenção, a dinâmica da realidade vigente recebe pouca atenção, pois representa parte irrelevante no campo da instrumentalidade.
D) A instrumentalidade do Serviço Social constitui-se em bases a-históricas e por perspectivas teórico-empíricas.
10 A racionalidade instrumental constitui-se da capacidade de pensar, a qual, norteada pela razão, favorece o exercício do julgar, discernir, comparar, relacionar, calcular, ordenar e coordenar mecanismos e meios com os objetivos e os fins. Partindo desta compreensão, a razão não se restringe ao homem,ela: I- Está personificada nos objetos presentes no mundo. II- Faz-se presente nos aparelhos: produtivo, tecnológico e científico, exceto nas instituições políticas. III- Faz-se presente nas instituições políticas, nos hospitais, escolas, no trânsito, na mídia, exceto nos aparelhos produtivos e tecnológicos. IV- Está presente em tudo o que se refere ao ser humano. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.

Outros materiais