Logo Passei Direto
Buscar

1As organizações precisam criar ambientes de troca

User badge image
Nina Simon

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As organizações precisam criar ambientes de troca, que favoreçam e estimulem as pessoas a demonstrar o que sabem, fazendo com que queiram compartilhar informações. O tempo em que reter informações era garantia de mais poder e estabilidade nas empresas já se foi. Sobre os conceitos do compartilhamento do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
A - Se o funcionário não compartilha conhecimento ele acaba tendo maior reconhecimento nas organizações, pois demonstra ser alguém de maior confiança e centralizador do conhecimento.
B - Compartilhar conhecimento pode contribuir para novos projetos e no crescimento profissional. Quando uma pessoa compartilha conhecimento, ela se expõe e os outros a enxergam, logo, sua carreira pode ter um salto muito maior do que se não compartilhasse nada.
C - A educação corporativa deverá garantir esta cultura de inovação através da disseminação do conhecimento.
D - Com as mudanças em algumas corporações, compartilhar conhecimento passou a ser um princípio fundamental para reduzir a perda da produtividade e tempo e ainda estimular a ação de novos projetos.
A
B
C
D

Sobre esta definição da Sociedade do Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
A - O processo de transferência de dados em conhecimento é uma exigência imposta pela nova Sociedade do Conhecimento, que deve ter formação crítica sobre o seu uso e os impactos das tecnologias da informação por terceiros no momento de traça de conhecimento.
B - A conversão de dados em conhecimento é uma exigência imposta pela nova Sociedade do Conhecimento, em que a lógica da tecnologia da informação detém grande poder sobre os demais setores das sociedades.
C - O processo de transferência de dados em conhecimento é uma exigência imposta pela nova Sociedade do Conhecimento, em que deve-se investir nas indústrias de produção.
D - Na sociedade do Conhecimento, as novas tecnologias não se traduzem na realidade vivenciada pelas organizações, pois a educação ocupa um lugar central para sua disseminação.
A
B
C
D

Sobre os exemplos de indicadores da gestão do conhecimento e capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
A - Quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão de conhecimento, quantidade de grupos de discussão existentes, quantidade de documentos disponíveis na memória organizacional, aumento de produtividade, redução de reclamações dos clientes etc.
B - Quantidade de recursos tecnológicos integrados para a gestão do conhecimento, quantidade de pessoas certificadas em gestão de projetos e quantidade de pessoas formadas na área de desenvolvimento de software.
C - Quantidade de processos organizacionais institucionalizados, qualidade de defeitos registrados, aumento do escopo e custo do projeto, quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão do conhecimento etc.
D - Quantidade de grupos de discussão existentes, aumento de produtividade, recursos tecnológicos planejados versus realizados no projeto de software, a redução de reclamações dos clientes etc.
A
B
C
D

O conhecimento é criado apenas pelos indivíduos, pois uma organização não pode criar conhecimento por si sem os indivíduos. Desse modo, a criação do conhecimento se inicia com a socialização e passa através dos quatro modos de conversão do conhecimento, a saber: socialização, internalização, externalização e combinação, formando uma espiral. Sobre a concepção dos quatro elementos da espiral do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
A - Combinação é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais.
B - Socialização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer, é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulados, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, ideias, percepções etc.
C - Verbalização é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos. Ele influencia diretamente a cultura do indivíduo receptor, podendo modificar seu comportamento profissional e até mesmo pessoal.
D - Internalização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, ou seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível.
A
B
C
D

A evolução tecnológica que envolve as organizações e as pessoas atinge praticamente todas as atividades e favorece a veiculação livre e rápida de grande volume de informações por diversos meios, principalmente pela internet. No que tange à importância e uso da gestão do conhecimento e tecnologia da informação, assinale a alternativa INCORRETA:
A - Precisamos da tecnologia da informação para que possamos nos comunicar melhor e obter maior qualidade no compartilhamento de informação de forma segura e ágil.
B - As tecnologias da informação e comunicação são grandes aliadas à prática da gestão do conhecimento, armazenando aquilo que pode ser o conhecimento produzido por uma organização.
C - A tecnologia da informação, além de armazenar informações, poderá ser utilizada para indicar as habilidades específicas das pessoas (atenção, percepção, memória) para a solução de problemas.
D - Sistemas de Informação só podem ser úteis na medida em que os dados, informações e bases de conhecimento que os alimentam sejam confiáveis, relevantes e atualizados.
A
B
C
D

A tecnologia da informação tem sido explorada como uma ferramenta fundamental para apoiar as conversões do conhecimento. Se a globalização transformou as organizações, modificando e facilitando formas de comunicação, o emprego de portais corporativos pode alinhar a comunicação entre os seus stakeholders, pois é uma tecnologia baseada na web, que busca a integração das aplicações internas da organização com as aplicações externas. No que se refere aos Portais Corporativos, assinale a alternativa INCORRETA:
A - Os Portais Corporativos são ferramentas de integração e comunicação por meio do compartilhamento de experiências por meio de fóruns, chats e outras ferramentas.
B - Os Portais Corporativos são utilizados como sistemas gerenciadores da Gestão do Conhecimento por meio do registro e documentação dos ativos tangíveis e intangíveis dos recursos organizacionais.
C - Os Portais Corporativos assumem importância cada vez maior para os negócios, traduzindo o conteúdo informacional proveniente das variadas fontes da organização em informação útil para a tomada de decisões.
D - A capacidade dos Portais Corporativos em capturar, organizar e compartilhar informação e conhecimento explícito é interessante, especialmente para organizações intensivas em conhecimento.
A
B
C
D

Sobre as ferramentas descritas por Terra (2004) que possibilitam a prática de gestão de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: TERRA, José C. Cyrineu. Perspectiva prática da implantação da Gestão do Conhecimento na era do conhecimento. São Paulo: Serinews, 2004.

A Sistemas para a Construção de bases inteligentes de conhecimento: permite a partilha de informações de forma estática com foco em estratégias internas da organização.
B Software de Inteligência Competitiva: trata de oferecer informações de tomada de decisão sobre o ambiente da organização, utilizando técnicas da computação ubíqua, ontologias e web semânticas.
C Business Intelligence (BI): permite manipular grandes quantidades de dados operacionais por meio de ferramentas de mineração de dados, como o Data Mining e Data Warehouse.
D Groupware: permite que grupos de pessoas possam trabalhar em conjunto mesmo havendo a distância, aumentando a colaboração e a comunicação interpessoal.

Sobre as diferenças de Dado, Informação e Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ANGELONI, Maria T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003.

A (1) Dado é facilmente estruturado e transferido e obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é facilmente estruturado e transferido, frequentemente tácito, mas emulável.
B (1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação. (3) Conhecimento são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento.
C (1) Dado é dotado de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (2) Informação é facilmente estruturada e transferida, sendo obtida por máquinas. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.
D (1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.

A respeito da fundamentação conceitual da Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:

A Gestão do Conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.
B Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito, denominado combinação.
C A gestão do conhecimento se tornou obsoleta na administração contemporânea, principalmente pelo advento da sociedade da informação.
D A gestão do conhecimento considera que a espiral do conhecimento segue a sequência: externalização, internalização, combinação e socialização.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As organizações precisam criar ambientes de troca, que favoreçam e estimulem as pessoas a demonstrar o que sabem, fazendo com que queiram compartilhar informações. O tempo em que reter informações era garantia de mais poder e estabilidade nas empresas já se foi. Sobre os conceitos do compartilhamento do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
A - Se o funcionário não compartilha conhecimento ele acaba tendo maior reconhecimento nas organizações, pois demonstra ser alguém de maior confiança e centralizador do conhecimento.
B - Compartilhar conhecimento pode contribuir para novos projetos e no crescimento profissional. Quando uma pessoa compartilha conhecimento, ela se expõe e os outros a enxergam, logo, sua carreira pode ter um salto muito maior do que se não compartilhasse nada.
C - A educação corporativa deverá garantir esta cultura de inovação através da disseminação do conhecimento.
D - Com as mudanças em algumas corporações, compartilhar conhecimento passou a ser um princípio fundamental para reduzir a perda da produtividade e tempo e ainda estimular a ação de novos projetos.
A
B
C
D

Sobre esta definição da Sociedade do Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
A - O processo de transferência de dados em conhecimento é uma exigência imposta pela nova Sociedade do Conhecimento, que deve ter formação crítica sobre o seu uso e os impactos das tecnologias da informação por terceiros no momento de traça de conhecimento.
B - A conversão de dados em conhecimento é uma exigência imposta pela nova Sociedade do Conhecimento, em que a lógica da tecnologia da informação detém grande poder sobre os demais setores das sociedades.
C - O processo de transferência de dados em conhecimento é uma exigência imposta pela nova Sociedade do Conhecimento, em que deve-se investir nas indústrias de produção.
D - Na sociedade do Conhecimento, as novas tecnologias não se traduzem na realidade vivenciada pelas organizações, pois a educação ocupa um lugar central para sua disseminação.
A
B
C
D

Sobre os exemplos de indicadores da gestão do conhecimento e capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
A - Quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão de conhecimento, quantidade de grupos de discussão existentes, quantidade de documentos disponíveis na memória organizacional, aumento de produtividade, redução de reclamações dos clientes etc.
B - Quantidade de recursos tecnológicos integrados para a gestão do conhecimento, quantidade de pessoas certificadas em gestão de projetos e quantidade de pessoas formadas na área de desenvolvimento de software.
C - Quantidade de processos organizacionais institucionalizados, qualidade de defeitos registrados, aumento do escopo e custo do projeto, quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão do conhecimento etc.
D - Quantidade de grupos de discussão existentes, aumento de produtividade, recursos tecnológicos planejados versus realizados no projeto de software, a redução de reclamações dos clientes etc.
A
B
C
D

O conhecimento é criado apenas pelos indivíduos, pois uma organização não pode criar conhecimento por si sem os indivíduos. Desse modo, a criação do conhecimento se inicia com a socialização e passa através dos quatro modos de conversão do conhecimento, a saber: socialização, internalização, externalização e combinação, formando uma espiral. Sobre a concepção dos quatro elementos da espiral do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
A - Combinação é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais.
B - Socialização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer, é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulados, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, ideias, percepções etc.
C - Verbalização é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos. Ele influencia diretamente a cultura do indivíduo receptor, podendo modificar seu comportamento profissional e até mesmo pessoal.
D - Internalização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, ou seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível.
A
B
C
D

A evolução tecnológica que envolve as organizações e as pessoas atinge praticamente todas as atividades e favorece a veiculação livre e rápida de grande volume de informações por diversos meios, principalmente pela internet. No que tange à importância e uso da gestão do conhecimento e tecnologia da informação, assinale a alternativa INCORRETA:
A - Precisamos da tecnologia da informação para que possamos nos comunicar melhor e obter maior qualidade no compartilhamento de informação de forma segura e ágil.
B - As tecnologias da informação e comunicação são grandes aliadas à prática da gestão do conhecimento, armazenando aquilo que pode ser o conhecimento produzido por uma organização.
C - A tecnologia da informação, além de armazenar informações, poderá ser utilizada para indicar as habilidades específicas das pessoas (atenção, percepção, memória) para a solução de problemas.
D - Sistemas de Informação só podem ser úteis na medida em que os dados, informações e bases de conhecimento que os alimentam sejam confiáveis, relevantes e atualizados.
A
B
C
D

A tecnologia da informação tem sido explorada como uma ferramenta fundamental para apoiar as conversões do conhecimento. Se a globalização transformou as organizações, modificando e facilitando formas de comunicação, o emprego de portais corporativos pode alinhar a comunicação entre os seus stakeholders, pois é uma tecnologia baseada na web, que busca a integração das aplicações internas da organização com as aplicações externas. No que se refere aos Portais Corporativos, assinale a alternativa INCORRETA:
A - Os Portais Corporativos são ferramentas de integração e comunicação por meio do compartilhamento de experiências por meio de fóruns, chats e outras ferramentas.
B - Os Portais Corporativos são utilizados como sistemas gerenciadores da Gestão do Conhecimento por meio do registro e documentação dos ativos tangíveis e intangíveis dos recursos organizacionais.
C - Os Portais Corporativos assumem importância cada vez maior para os negócios, traduzindo o conteúdo informacional proveniente das variadas fontes da organização em informação útil para a tomada de decisões.
D - A capacidade dos Portais Corporativos em capturar, organizar e compartilhar informação e conhecimento explícito é interessante, especialmente para organizações intensivas em conhecimento.
A
B
C
D

Sobre as ferramentas descritas por Terra (2004) que possibilitam a prática de gestão de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: TERRA, José C. Cyrineu. Perspectiva prática da implantação da Gestão do Conhecimento na era do conhecimento. São Paulo: Serinews, 2004.

A Sistemas para a Construção de bases inteligentes de conhecimento: permite a partilha de informações de forma estática com foco em estratégias internas da organização.
B Software de Inteligência Competitiva: trata de oferecer informações de tomada de decisão sobre o ambiente da organização, utilizando técnicas da computação ubíqua, ontologias e web semânticas.
C Business Intelligence (BI): permite manipular grandes quantidades de dados operacionais por meio de ferramentas de mineração de dados, como o Data Mining e Data Warehouse.
D Groupware: permite que grupos de pessoas possam trabalhar em conjunto mesmo havendo a distância, aumentando a colaboração e a comunicação interpessoal.

Sobre as diferenças de Dado, Informação e Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ANGELONI, Maria T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003.

A (1) Dado é facilmente estruturado e transferido e obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é facilmente estruturado e transferido, frequentemente tácito, mas emulável.
B (1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação. (3) Conhecimento são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento.
C (1) Dado é dotado de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (2) Informação é facilmente estruturada e transferida, sendo obtida por máquinas. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.
D (1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.

A respeito da fundamentação conceitual da Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:

A Gestão do Conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.
B Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito, denominado combinação.
C A gestão do conhecimento se tornou obsoleta na administração contemporânea, principalmente pelo advento da sociedade da informação.
D A gestão do conhecimento considera que a espiral do conhecimento segue a sequência: externalização, internalização, combinação e socialização.

Prévia do material em texto

1As organizações precisam criar ambientes de troca, que favoreçam e estimulem as 
pessoas a demonstrar o que sabem, fazendo com que queiram compartilhar informações. 
O tempo em que reter informações era garantia de mais poder e estabilidade nas 
empresas já se foi. Sobre os conceitos do compartilhamento do conhecimento, assinale a 
alternativa INCORRETA: 
A 
Se o funcionário não compartilha conhecimento ele acaba tendo maior reconhecimento 
nas organizações, pois demonstra ser alguém de maior confiança e centralizador do 
conhecimento. 
B 
Compartilhar conhecimento pode contribuir para novos projetos e no crescimento 
profissional. Quando uma pessoa compartilha conhecimento, ela se expõe e os outros a 
enxergam, logo, sua carreira pode ter um salto muito maior do que se não 
compartilhasse nada. 
C 
A educação corporativa deverá garantir esta cultura de inovação através da 
disseminação do conhecimento. 
D 
Com as mudanças em algumas corporações, compartilhar conhecimento passou a ser 
um princípio fundamental para reduzir a perca da produtividade e tempo e ainda 
estimular a ação de novos projetos. 
2Sociedade é a composição de indivíduos cidadãos, homens, mulheres, crianças e 
adolescentes, vivendo sob as mesmas regras, trabalhando, estudando e se divertindo, 
influenciando seus mundos e também sendo influenciados. Atualmente, vivemos numa 
sociedade que está em constante desenvolvimento, na qual as inovações tecnológicas 
fazem parte do nosso dia a dia no trabalho, na educação e em casa. Desse modo, 
estamos vivendo o período em que as tecnologias, as descobertas e o conhecimento têm 
inovações diariamente. Sobre esta definição da Sociedade do Conhecimento, assinale a 
alternativa CORRETA: 
A 
O processo de transferência de dados em conhecimento é uma exigência imposta pela 
nova Sociedade do Conhecimento, que deve ter formação crítica sobre o seu uso e os 
impactos das tecnologias da informação por terceiros no momento de traça de 
conhecimento. 
B 
A conversão de dados em conhecimento é uma exigência imposta pela nova Sociedade 
do Conhecimento, em que a lógica da tecnologia da informação detém grande poder 
sobre os demais setores das sociedades. 
C 
O processo de transferência de dados em conhecimento é uma exigência imposta pela 
nova Sociedade do Conhecimento, em que deve-se investir nas indústrias de produção. 
D 
Na sociedade do Conhecimento, as novas tecnologias não se traduzem na realidade 
vivenciada pelas organizações, pois a educação ocupa um lugar central para sua 
disseminação. 
3As organizações estão adotando iniciativas para gerenciar o conhecimento em busca de 
vantagem competitiva sustentável. A gestão do conhecimento pode ser considerada um 
conjunto de processos que visa à criação, armazenamento, disseminação, utilização e 
mensuração do conhecimento dentro da organização. Para refletir os resultados 
estratégicos ou operacionais destas organizações, existem diversos indicadores voltados 
às iniciativas de gestão de conhecimento e capital intelectual. Sobre os exemplos de 
indicadores da gestão do conhecimento e capital intelectual, assinale a alternativa 
CORRETA: 
A 
Quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão de conhecimento, quantidade de 
grupos de discussão existentes, quantidade de documentos disponíveis na memória 
organizacional, aumento de produtividade, redução de reclamações dos clientes etc. 
B 
Quantidade de recursos tecnológicos integrados para a gestão do conhecimento, 
quantidade de pessoas certificadas em gestão de projetos e quantidade de pessoas 
formadas na área de desenvolvimento de software. 
C 
Quantidade de processos organizacionais institucionalizados, qualidade de defeitos 
registrados, aumento do escopo e custo do projeto, quantidade de pessoas formadas e 
treinadas em gestão do conhecimento etc. 
D 
Quantidade de grupos de discussão existentes, aumento de produtividade, recursos 
tecnológicos planejados versus realizados no projeto de software, a redução de 
reclamações dos clientes etc. 
4O conhecimento é criado apenas pelos indivíduos, pois uma organização não pode 
criar conhecimento por si sem os indivíduos. Desse modo, a criação do conhecimento se 
inicia com a socialização e passa através dos quatro modos de conversão do 
conhecimento, a saber: socialização, internalização, externalização e combinação, 
formando uma espiral. Sobre a concepção dos quatro elementos da espiral do 
conhecimento, assinale a alternativa CORRETA: 
A 
Combinação é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É 
possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para 
gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou 
trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas 
informais. 
B 
Socialização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele 
ocorrer, é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma 
estimulados, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, 
experiências, ideias, percepções etc. 
C 
Verbalização é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é 
criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos. Ele influencia diretamente 
a cultura do indivíduo receptor, podendo modificar seu comportamento profissional e 
até mesmo pessoal. 
D 
Internalização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, ou 
seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento 
articulado e transmissível. 
5A evolução tecnológica que envolve as organizações e as pessoas atinge praticamente 
todas as atividades e favorece a veiculação livre e rápida de grande volume de 
informações por diversos meios, principalmente pela internet. No que tange à 
importância e uso da gestão do conhecimento e tecnologia da informação, assinale a 
alternativa INCORRETA: 
A 
Precisamos da tecnologia da informação para que possamos nos comunicar melhor e 
obter maior qualidade no compartilhamento de informação de forma segura e ágil. 
B 
As tecnologias da informação e comunicação são grandes aliadas à prática da gestão do 
conhecimento, armazenando aquilo que pode ser o conhecimento produzido por uma 
organização. 
C 
A tecnologia da informação, além de armazenar informações, poderá ser utilizada para 
indicar as habilidades específicas das pessoas (atenção, percepção, memória) para a 
solução de problemas. 
D 
Sistemas de Informação só podem ser úteis na medida em que os dados, informações e 
bases de conhecimento que os alimentam sejam confiáveis, relevantes e atualizados. 
6Os dados são fatos, e a informação é interpretada de dados. Já o conhecimento é criado 
e organizado por fluxos de informação, em forma lapidada pelos gestores. O importante 
é obter o conhecimento certo, para as pessoas certas e no tempo certo, além de ajudá-las 
(com incentivos) a aplicar o conhecimento de modo que faça com que elas se esforcem 
para melhorar o desempenho organizacional. No que se refere à Gestão do 
Conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA: 
A 
O processo de Gestão do Conhecimento Organizacional alimenta a inovação sobre 
forma de produto, serviços e sistemas, além de o conhecimento não precisar ser 
necessariamente compartilhado com os outros. 
B 
As organizações devem reconhecer que as pessoas operam e se comunicam através de 
aprendizagem que inclui os processos sociais de colaborar e compartilhar 
conhecimento, além de construir sobre as ideias uns dos outros. 
C 
Atividades de gestão do conhecimento podem ser descritas em várias disciplinas e 
abordagens diferentes, mas quase todo o foco está em cinco atividades básicas: 
identificar, criar, armazenar, compartilhar e usar. 
D 
Os gerentes devem estar comprometidos em acumular, explorar e renovar a base de 
conhecimento dentro da organização e serem capazes de criarsistemas de gestão que 
facilitem o processo. 
7A tecnologia da informação tem sido explorada como uma ferramenta fundamental 
para apoiar as conversões do conhecimento. Se a globalização transformou as 
organizações, modificando e facilitando formas de comunicação, o emprego de portais 
corporativos pode alinhar a comunicação entre os seus stakeholders, pois é uma 
tecnologia baseada na web, que busca a integração das aplicações internas da 
organização com as aplicações externas. No que se refere aos Portais Corporativos, 
assinale a alternativa INCORRETA: 
A 
Os Portais Corporativos são ferramentas de integração e comunicação por meio do 
compartilhamento de experiências por meio de fóruns, chats e outras ferramentas. 
B 
Os Portais Corporativos são utilizados como sistemas gerenciadores da Gestão do 
Conhecimento por meio do registro e documentação dos ativos tangíveis e intangíveis 
dos recursos organizacionais. 
C 
Os Portais Corporativos assumem importância cada vez maior para os negócios, 
traduzindo o conteúdo informacional proveniente das variadas fontes da organização em 
informação útil para a tomada de decisões. 
D 
A capacidade dos Portais Corporativos em capturar, organizar e compartilhar 
informação e conhecimento explícito é interessante, especialmente para organizações 
intensivas em conhecimento. 
8A tecnologia da informação é gerada e explicitada devido ao conhecimento das 
pessoas, e tem sido cada vez mais intensamente empregada como instrumento para os 
mais diversos fins. É utilizada por indivíduos e organizações para acompanhar a 
velocidade com que as transformações vêm ocorrendo no mundo, para aumentar a 
produção e melhorar a qualidade dos produtos, além de servir como suporte à análise de 
mercados e tornar ágil e eficaz a interação com mercados, com clientes e até com 
competidores. Sobre as ferramentas descritas por Terra (2004) que possibilitam a prática 
de gestão de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: TERRA, José 
C. Cyrineu. Perspectiva prática da implantação da Gestão do Conhecimento na era do 
conhecimento. São Paulo: Serinews, 2004. 
A 
Sistemas para a Construção de bases inteligentes de conhecimento: permite a partilha de 
informações de forma estática com foco em estratégias internas da organização. 
B 
Software de Inteligência Competitiva: trata de oferecer informações de tomada de 
decisão sobre o ambiente da organização, utilizando técnicas da computação ubíqua, 
ontologias e web semânticas. 
C 
Business Intelligence (BI): permite manipular grandes quantidades de dados 
operacionais por meio de ferramentas de mineração de dados, como o Data Mining e 
Data Warehouse. 
D 
Groupware: permite que grupos de pessoas possam trabalhar em conjunto mesmo 
havendo a distância, aumentando a colaboração e a comunicação interpessoal. 
9Por meio da Gestão do Conhecimento, a organização amplia sua visão sobre o papel 
das pessoas na criação de estratégias competitivas mais consistentes, pois o 
conhecimento é diretamente ligado às pessoas e consiste em ativos individuais e 
coletivos com foco em alcançar resultados positivos na organização. Portanto, o 
conhecimento é um ativo valioso, resultado da combinação de dados, informações e 
conhecimento que podem ser usados para auxiliar a tomada de decisão. Angeloni (2003) 
nos diz que precisamos qualificar as decisões competitivas a serem tomadas, enfrentar o 
desafio de transformar dados em informação e informação em conhecimento. Sobre as 
diferenças de Dado, Informação e Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: ANGELONI, Maria T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. 
Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003. 
A 
(1) Dado é facilmente estruturado e transferido e obtido por máquinas. (2) Informação 
são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao 
significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é facilmente 
estruturado e transferido, frequentemente tácito, mas emulável. 
B 
(1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) 
Informação é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, 
difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação. (3) Conhecimento são 
dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e 
requer organização no armazenamento. 
C 
(1) Dado é dotado de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao 
significado e requer organização no armazenamento. (2) Informação é facilmente 
estruturada e transferida, sendo obtida por máquinas. (3) Conhecimento é a inferência 
valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e 
transferência, mas possível de explicitação. 
D 
(1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) 
Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação 
ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é a inferência 
valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e 
transferência, mas possível de explicitação. 
10A Gestão do Conhecimento vem adquirindo uma importância notória dentro das 
organizações, tanto públicas quanto privadas. No que se refere a sua implantação na 
última década, percebemos que diante do contexto atual de globalização e avanços 
tecnológicos busca-se cada vez mais desenvolver meios para criar, captar disseminar e 
aplicar o conhecimento nas suas diversas formas de expressão dentro das organizações. 
A respeito da fundamentação conceitual da Gestão do Conhecimento, assinale a 
alternativa CORRETA: 
A 
Gestão do Conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e 
que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem 
organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa. 
B 
Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o 
conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são 
características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito, denominado 
combinação. 
C 
A gestão do conhecimento se tornou obsoleta na administração contemporânea, 
principalmente pelo advento da sociedade da informação. 
D 
A gestão do conhecimento considera que a espiral do conhecimento segue a sequência: 
externalização, internalização, combinação e socialização.

Mais conteúdos dessa disciplina