Buscar

METROLOGIA - N2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Algumas grandezas físicas possuem valores extremamente grandes ou extremamente pequenos. Para contornar este problema, é muito comum o uso de notação científica, que nada mais é do que representar um número em potência de 10, na forma, , em que  está contido no intervalo entre 0 e 10 e n é o expoente da potência, podendo este ser positivo ou negativo.
A distância da terra ao sol é  m. A representação desta distância, com o prefixo do SI, está corretamente representada em:
0,15 Tm
2- Um projetista deve ter em mente que na confecção de desenhos mecânicos a indicação de tolerância pode ser de dois tipos: (a) por afastamento e (b) pela norma ABNT/ISO. Caso a segunda opção seja a selecionada, o profissional que executará a leitura do desenho deve buscar informações em tabelas tal como a ABNT/ISO NBR 6158 - Sistema de tolerâncias e ajustes.
Desta forma, dentre as cotas indicadas com tolerância no desenho abaixo, assinale com um X quais poderiam pertencer de forma efetiva ao eixo e ao furo. 
Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.
Eixo: 39,998 mm. Furo: 40,991 mm
3- Na Metrologia os termos “sistema de medição” e “instrumentos de medida” são equivalentes. Sabemos que existem vários instrumentos de medida e que variam em tamanho, formato e aplicação, dependendo da grandeza a ser medida. Alguns fatores são de extrema relevância para determinar qual sistema de medição deve ser adotado.
Das alternativas abaixo, indique qual apresenta termo relacionados aos métodos de medição existentes.
Método diferencial
4- Em montagens de peças mecânicas há diversas propriedades que auxiliam na correta instalação para que um equipamento funcione plenamente. Uma certa montagem mecânica exige que seus componentes tenham as propriedades paralelismo, perpendicularidade e inclinação consideradas. Neste caso, o desenho mecânico da montagem deve comtemplar qual tipo de tolerância?
Orientação
5- Um objeto teve sua massa medida em uma balança cuja incerteza é desconhecida. Os dados foram coletados e organizados na sequência mostrada na tabela abaixo:
 
	Medida
	1ª
	2ª
	3ª
	4ª
	5ª
	Massa (g)
	25,62
	25,60
	25,62
	25,63
	25,61
 
Das alternativas abaixo, a que apresenta o valor encontrado para a massa deste objeto é:
 
~Resposta correta. Você utilizou corretamente as ferramentas estatísticas para encontrar o resultado correto.
(25,616 0,009)g
6- “Os erros de indicação em sistemas de medir são inevitáveis e suas causas podem ser atribuídas a dois fatores: o primeiro, são aqueles gerados por fatores externos ligados ao meio ambiente (temperatura, pressão, umidade, ruídos, poeira, flutuação de tensão de alimentação, etc.), e pela má definição do mensurando (erros geométricos, deformação devido ao próprio peso, etc.). O segundo, são aqueles gerados pelo instrumento de medição (erro de zero, erro de ganho, erro de histerese, erro de paralaxe, entre outros).”
(FERNANDES, Wilson Donizeti; NETO, Pedro Luiz Oliveira Costa; DA SILVA, José Ricardo. Metrologia E Qualidade - Sua Importância como fatores de competitividade nos Processos Produtivos.  XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, p. 6).
 
A medição envolve vários fatores que devem ser compreendidos de forma que seja bem-sucedida. De acordo com os conceitos estudados, indique a alternativa que relata fundamentos verdadeiros em relação aos erros de medição.
7- Observe a figura a seguir, que contém uma imagem ampliada das escalas fixas e da escala móvel de um paquímetro. Qual é a leitura da marcação apresentada?
Fonte: baseado em Andrey Suslov, Shutterstock, 2019.
3,0 mm
8- A medida do comprimento de um objeto foi obtida utilizando-se uma régua. O resultado encontrado foi de . A precisão desta medida está representada em qual das alternativas abaixo:
99,63%
9- “...faz-se coincidir o zero da escala, isto é, o topo do instrumento, com uma das extremidades do comprimento a medir. O traço da escala que coincidir com a outra extremidade indicará a medida.” (SCARAMBONI, A. Telecurso 2000: curso profissionalizante-Mecânica: Metrologia. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2003, p. 8).
O trecho acima refere-se à forma como a leitura de alguns instrumentos de medida deve ser realizada. Assinale a alternativa que apresenta estes instrumentos.
Réguas e Trenas
10- A incerteza de grandezas derivadas pode ser determinada a partir da propagação de erros. Se a velocidade é razão do espaço pelo tempo, das alternativas abaixo, a que apresenta a equação para incerteza associada a velocidade é:
~Resposta correta. Você utilizou corretamente propagação de erros para encontrar o resultado correto.

Outros materiais