Buscar

Prova N2 Metrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01 “Idealmente, a indicação apresentada por um sistema de medição deve corresponder ao valor verdadeiro do mensurando. Porém, por melhor que seja o sistema de medição, por mais treinado que seja o operador do sistema de medição e por mais controladas que sejam as condições ambientais, ainda assim, em maior ou menor grau, o erro de medição estará presente.”
(FERNANDES, Wilson Donizetti; NETO, Pedro Luiz Oliveira Costa; DA SILVA, José Ricardo. Metrologia E Qualidade - Sua Importância como fatores de competitividade nos Processos Produtivos.  XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, p. 6).
Dentre as alternativas abaixo, a que apresenta fundamentos corretos relacionados à incerteza na medição é:
R: A incerteza é determinada pelo erro absoluto, também chamado de desvio absoluto, o qual é obtido pela diferença entre o valor medido e a média do conjunto de medidas. A média dos desvios absolutos fornece a incerteza na medida. Não devemos tomar como resultado final o valor máximo da medida de acordo com intervalo obtido, devemos compreender que a mesma pode assumir qualquer valor entre o mínimo e o máximo. Somente erros do tipo aleatório podem ser tratados com métodos estatísticos.
02 Um laboratório de metrologia que analisa desvios dimensionais, geométricos e aferição de qualidade superficial de peças mecânicas realizou um teste para a seleção de um novo estagiário. No teste foram apresentados três processos de remoção de material e, o candidato à vaga de estágio deveria indicar um valor de acordo com um nível de rugosidade média Ra [µm] aceitável para cada um desses processos. Ao findar o teste, o candidato apresentou a lista a seguir. Qual a fração de acertos que ele obteve? 
•         Corte por serra: Ra = 25 µm.
•         Polimento: Ra = 0,025 µm.
•         Torneamento: Ra = 0,4 µm.
R: 3/3 Todas as rugosidades médias apresentadas estão de acordo com os processos de remoção de material indicados.
03 Existem diversos instrumentos de medidas que foram criados a partir da necessidade de medir grandezas com precisão. Com o avanço das tecnologias, os instrumentos foram se tornando mais modernos e o manuseio e a leitura das medidas ficaram mais fáceis. No geral, existem instrumentos do tipo digital e analógico. Das alternativas a seguir, assinale a que apresenta instrumentos que podem ser encontrados nas duas formas.
R: Micrômetro e paquímetro.
04 “A literatura aponta que, no final do século XIX, OSTWALD insere a palavra mol no vocabulário da Química. Redefinida em seu significado no século XX, e introduzida, em 1971, como unidade de base do Sistema Internacional de Unidades (SI), ocasiona mudanças na nomenclatura de muitas grandezas usadas no dia a dia da Química. Entretanto, ainda hoje, por desconhecimento, é muito comum definir-se - e usar a ideia errônea - mol como a massa atômica ou molecular expressa em gramas. Um grande equívoco, pois a definição atual esclarece que o mol não se refere à grandeza massa, mas à grandeza quantidade de matéria, da qual é sua unidade, isto é, a quantidade padrão - como o quilograma é a quantidade padrão da grandeza massa”. (ROGADO, J. A grandeza quantidade de matéria e sua unidade, o mol: algumas considerações sobre dificuldades de ensino e aprendizagem. Ciência & educação, v. 10, n. 1, p. 63-73, 2004)
Sabendo que um mol de qualquer matéria contém  entidades químicas, quantas moléculas existem em 50 gramas de água? (A massa molecular da água é de 18 gramas por mol.)
R: 16,73.10²³.
 05 Um projetista deve ter em mente que na confecção de desenhos mecânicos a indicação de tolerância pode ser de dois tipos: (a) por afastamento e (b) pela norma ABNT/ISO. Caso a segunda opção seja a selecionada, o profissional que executará a leitura do desenho deve buscar informações em tabelas tais como a ABNT/ISO NBR 6158 - Sistema de tolerâncias e ajustes.
Desta forma, dentre as cotas indicadas com tolerância no desenho abaixo, assinale com um X que poderiam pertencer de forma efetiva ao eixo e ao furo. 
R: Eixo 39,998 mm. Furo 40,991 mm.
06 A medida de massa de um objeto foi obtida utilizando-se uma balança analítica, O resultado encontrado foi de . A precisão desta medida está representada em qual das alternativas abaixo?
R: 99,92%.
07 Um objeto teve sua massa medida em uma balança cuja incerteza é desconhecida. Os dados foram coletados e organizados na sequência mostrada na tabela abaixo:
Das alternativas abaixo, a que apresenta o valor encontrado para a massa deste objeto é:
 
~Resposta correta. Você utilizou corretamente as ferramentas estatísticas para encontrar o resultado correto.
R: (25,616 +- 0,009) g.
08 O funcionário de uma grande metalúrgica desconfiou que no magazine de ferramentas de sua máquina operatriz justamente a ferramenta responsável por executar o acabamento superficial final não apresentava boas condições. Ele então executou o serviço em uma peça de teste e mandou a mesma para um laboratório para medir a rugosidade de sua superfície no intuito de verificar se a ferramenta ainda executava o serviço conforme o desejado e, não necessitaria de substituição. O relatório entregue pelo laboratório apresentou uma figura, tal como a seguir, com os parâmetros analisados, porém, sem legenda. O que representam estes parâmetros:
R: ´Le` representa a distância de amostra tomada para a análise de picos e vales; ‘n’ consiste do número de compromisso de amostra empregados para o cálculo dos parâmetros de rugosidades; ‘x’ representa a distancia vertical entre o ponto mais alto e o mais baixo através do percurso de medição ‘Im ‘que é a rugosidade pico-a-depressão.
09 “As primeiras formulações de um sistema universal de medidas são típicos produtos das formas incipientes de organização do trabalho científico constituídas pelas academias e sociedades de sábios da segunda metade do século XVII, contemporâneas da descoberta da pressão atmosférica e da eletricidade natural. A Royal Society, de Londres, cujo regimento foi estabelecido em 1662, e a Academie dês Science, cujo patrocínio real permitiu o início de sessões formais em 1666, congregavam os cientistas de maior prestígio em cada país e proviam um ambiente propício ao debate de ideias e à realização de programas experimentais.” (DIAS, J. L. de M. Medida, normalização e qualidade: aspectos da história da metrologia no Brasil. Inmetro, 1998).
O trecho acima se refere a um dos primeiros sistemas de medida adotados e um dos precursores do Sistema Internacional de Unidades.
Das alternativas abaixo, indique qual seria o sistema citado.
R: Sistema Métrico Decimal. 
10 Um projetista teve a incumbência de readequar um projeto mecânico, de forma a deixá-lo mais detalhista, do seguinte ajuste furo-eixo:
•         30 f7 - 30 H7.
Para tanto, o projetista realizou os cálculos de afastamento fundamental, superior e inferior, dimensões máximas e mínimas. Esses dados foram salvos nesta exata ordem em um arquivo do tipo CSV e enviados por e-mail ao engenheiro chefe para revisão. Ao abrir o arquivo CSV, o engenheiro chefe se deparou com os seguintes dados: 0 µm; +21 µm; 0 µm;30,021 mm; 30,000 mm.
O que é possível considerar com essas informações?
R: O arquivo CSV somente continha as informações para o furo, faltando as informações do eixo.

Outros materiais