Buscar

Exercício Introdução as formulações cosméticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Introdução as formulações cosméticas
1 - As formulações cosméticas são constituídas por matérias-primas, como excipientes e princípio ativo. Os excipientes ou adjuvantes possuem diversas características que determinam diferentes funções dentro de um cosmético. De acordo com o que você estudou, aponte a alternativa que descreve corretamente essas características e funções:
D - Tensoativo é um excipiente que promove detergência e estabilidade às formulações.
(O desenvolvimento dos cosméticos envolve a incorporação de matérias-primas, como princípios ativos (P.A.) e excipientes, no entanto a presença de P.A. não é essencial. Por exemplo, uma pomada para pés ressecados pode ser composta apenas por vaselina. Os excipientes, durante muito tempo, foram considerados inertes, mas hoje estão sendo desenvolvidos com diversas funções, exercendo papel importante e influenciando no efeito do cosmético. Exemplos de excipientes são os conservantes, que têm o objetivo de prevenir a contaminação do cosmético por microorganismos. Além deles, também podemos citar os tensoativos, que, devido a sua afinidade por água e óleo, promovem detergência e estabilidade às formulações formadas por essas duas fases. Por fim, chama-se de veículo o excipiente de maior quantidade da formulação, podendo ser líquido, oleoso ou pó.​​​​​​​)
2 - Um creme hidratante pode ser composto basicamente por: creme base, umectante, emoliente, corretivo de pH e antioxidante. Ao ler o rótulo de um creme, o cliente pede para você explicar o significado dos seguintes ingredientes: glicerina, óleo mineral, ácido cítrico e BHT. Qual das alternativas abaixo você poderia responder ao cliente? 
C - O óleo mineral é um emoliente, que tem como caraterística amaciar a pele.
(Alguns excipientes apresentam propriedade de higroscópica que é a capacidade de absorver água. Um exemplo é o umectante glicerina, capaz de reter a água da formulação, prevenindo que ela resseque, além de manter a pele hidratada. O óleo mineral, parafina líquida ou vaselina é um tipo de excipiente com características de emoliência, ou seja, amacia a pele. É comum durante o desenvolvimento do cosmético ocorrerem mudanças no pH, que, na maioria das vezes, deve ser ajustado pelos corretivos, como o ácido cítrico. Antioxidantes, como o BHT, têm a função de diminuir o processo de degradação do cosmético, evitando a oxidação dos compostos.​​​​​​​)
3 - Forma farmacêutica (FF) é a forma física de apresentação do cosmético. O profissional de estética, juntamente com o cliente, pode escolher a melhor FF, aquela que se adequa ao local de aplicação e ao efeito desejado. Um cliente de pele oleosa se diz incomodado com uma formulação em creme que vem usando, pois acha gorduroso além de ser “pegajoso”. Qual das alternativas abaixo está correta quanto às características e à indicação da melhor FF para esse cliente?
C - A FF mais utilizada na cosmetologia é o creme, mas uma alternativa menos oleosa para este cliente é o gel-creme, emulsão formada a partir de gel.
(Algumas FFs se diferenciam quanto à quantidade de gordura na formulação. Entre pomadas, cremes e géis, as pomadas são aquelas que apresentam a maior a quantidade de óleos e por isso são indicadas para peles secas. Os cremes são também chamados de emulsões, pois apresentam uma fase oleosa e aquosa estabilizadas por agentes emulsionantes, permitindo a incorporação de ativos hidrofílicos e hidrofóbicos e, por isso, são a FF mais utilizada na cosmetologia. As FFs mais indicadas para peles oleosas são os géis, normalmente translúcidos, devido à ausência ou pouca quantidade de óleo na formulação. Podem ser do tipo gel-creme, quando são formados a partir de emulsões, mesmo assim, ainda são FFs com pouco óleo e indicadas para pele oleosas. Os sabonetes possuem tensoativos na formulação, responsáveis por emulsionar o óleo da pele, eliminando-o juntamente com as sujidades e, por isso, essas FFs são muito indicadas para peles oleosas. Os quelantes são excipientes responsáveis por sequestrar íons que podem acelerar o processo de oxidação e deteriorar a formulação.)
4 - Os cosméticos são formulações de uso tópico, podendo atuar na epiderme ou em outras camadas da pele. Um cosmético antiage com efeito estimulante sobre os fibroblastos precisa chegar até a derme para ter eficácia, porém muitos fatores podem influenciar nesse processo. Com base nessa afirmação, marque a alternativa correta:
E - Os ativos podem chegar à derme por mecanismos de permeação cutânea: via transfolicular, transepidérmica ou transcelular.
(Permeação cutânea é a passagem dos compostos presentes no cosmético através das camadas da pele, não sendo necessariamente uma condição a sua absorção pela circulação sistêmica para exercerem efeito. As permeação pode ocorrer através dos folículos pilosos (permeação transfolicular), por entre os queratinócitos da epiderme (permeação intercelular ou transepidérmica) ou então por dentro das células (permeação intracelular ou transcelular). Naturalmente, a passagem de moléculas através da pele é dificultada devido à propriedade de barreira da epiderme, mais especificamente da camada córnea. Porém, alguns fatores podem contribuir para a permeação, como hidratação da pele, esfoliação da camada córnea e adição de promotores químicos nas formulações.)
5 - Marque a alternativa que apresenta as palavras corretas, capazes de completar ordenadamente as lacunas em branco.
A pele constitui uma barreira natural para permeação de moléculas, que podem ser classificadas como permeáveis, semipermeáveis ou impermeáveis. No entanto, de uma maneira geral, moléculas _________ apresentam menor velocidade de permeação através da camada lipídica do estrato córneo. Estratégias de procedimentos estéticos, bem como a adição de veículos no cosmético, podem aumentar a permeação de ativos. O uso de ______ ou _______ diminui a espessura da camada córnea, enquanto a adição de ________ ou ______ remove os lipídeos da epiderme, facilitando a permeação cutânea de moléculas hidrossolúveis.
A - hidrofílicas; ácidos ou esfoliantes; álcool; tensoativos
(A pele constitui uma barreira natural para permeação de moléculas que podem ser classificadas como permeáveis, semipermeáveis ou impermeáveis. No entanto, de uma maneira geral, moléculas hidrofílicas apresentam menor velocidade de permeação através da camada lipídica do estrato córneo. Estratégias de procedimentos estéticos, bem como a adição de veículos no cosmético, podem aumentar a permeação de ativos. O uso de ácidos ou esfoliantes diminui a espessura da camada córnea, enquanto a adição de álcool ou tensoativos remove os lipídeos da epiderme, facilitando a permeação cutânea de moléculas hidrossolúveis.)

Continue navegando