Buscar

Instrução sistemática em consciência fonêmica e fonética para crianças pequenas com dificuldade de leitura ou deficiência de leitura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

João Marcos B. Trévia
0000914
Recomendamos a instrução sistemática em consciência fonêmica e fonética para crianças pequenas com dificuldade de leitura ou deficiência de leitura (Grau de evidência 1A). Em que consiste e como realizar esta estratégia?
O método fônico ensina a leitura e a escrita através da associação entre som (fonema) e letra (grafema). O objetivo é que a criança aprenda, a partir do reconhecimento dos sons das letras e da combinação dos grafemas e fonemas, a formar palavras. 
A aprendizagem da consciência fonológica acontece através do método fônico, uma metodologia de alfabetização que tem como foco os processos fonéticos. Os princípios do método fônico são:
· Consciência fonêmica — constituição do conhecimento dos símbolos da fala e da habilidade de manipular esses elementos.
· Instrução fônica sistemática — processo de ensino explícito e organizado da combinação dos grafemas e fonemas.
· Fluência em leitura oral.
· Desenvolvimento de vocabulário.
· Compreensão de textos.
· Produção de escrita.
· Instrução Fônica Sistemática e alfabetização
A consciência fonêmica e o conhecimento alfabético são habilidades que facilitam o processo de alfabetização. A consciência fonêmica é a habilidade de identificar e manipular os sons da fala (fonemas), que, com o conhecimento alfabético, formam a base para o aprendizado da escrita e da leitura.
É essencial que as crianças pequenas tenham contato com livros e materiais escritos apropriados a sua idade e capacidade de compreensão, pois assim praticam a decodificação que as levará ao reconhecimento das palavras. Isso se dá pela instrução fônica sistemática, que possibilita que elas possam aprender a compreender o que leem, futuramente. Melhora o reconhecimento de palavras e ortografia das crianças em alfabetização. Contribui para o aprendizado da leitura — as crianças que recebem instrução fônica sistemática são mais capazes de aprender a ler. Melhora a compreensão da leitura — melhora a capacidade das crianças de compreender o que leem. É eficaz para crianças de diferentes níveis sociais e econômicos. É benéfica para crianças com dificuldade de aprendizagem — ajuda a prevenir dificuldades e a superá-las. É mais eficaz quando introduzida na educação infantil — deve incluir o ensino dos grafemas, consciência fonêmica e as principais relações entre letras e sons para garantir que as crianças aprendam essas habilidades.
Instrução fônica explícita — começar com o som mais simples de uma palavra e, em seguida, construir, através dos padrões a sílabas, a palavra inteira. A instrução fônica explícita é essencial na abordagem mais ampla da alfabetização estruturada.
Alunos com dificuldade de leitura têm problemas de memória operacional – portanto, a capacidade de filtrar, categorizar e priorizar as informações é muito difícil para eles. Por esse motivo, a instrução deve filtrar, categorizar e priorizar as informações, já que os alunos precisam de uma instrução sistemática que os oriente nas habilidades fonéticas e de decodificação usando uma sequência lógica passo a passo.
Referências bibliográficas
1. DOS SANTOS FERREIRA, Layse Maria; BANDINI, Carmen Silvia Motta; BANDINI, Heloisa Helena Motta. Treinamento de consciência fonológica para pessoas com necessidade educacionais especiais no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial (UFSM), v. 34, p. 14-1-22, 2021;
2. NUNES, Liana Garcia; NAVATTA, Anna Carolina Rufino e MIOTTO, Eliane Correa. Instrução fônica como intervenção no processo da leitura e escrita em estudantes com deficiência intelectual. Rev. psicopedag. 2017, vol.34, n.103, pp. 65-74.

Continue navegando

Outros materiais