Buscar

Instrução sistemática em consciência fonêmica e fonética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instrução sistemática em consciência fonêmica e fonética
A instrução fônica sistemática faz parte do método fônico, considerado pelo governo federal, no decreto da Política Nacional de Alfabetização (PNA), como o principal sistema para alfabetizar as crianças. É um método de alfabetização que ensina através da associação entre o símbolo (letra) e seu som (fonema). O objetivo é que a criança aprenda, a partir do reconhecimento dos sons das letras e da combinação dos grafemas e fonemas, a formar palavras. 
Este método consiste na constatação experimental de que as crianças com dificuldades na alfabetização têm dificuldade em discriminar, segmentar e manipular, de forma consciente, os sons da fala. Quando associadas ao ensino das correspondências entre letras e sons, as instruções de consciência fonológica têm efeito ainda maior sobre a aquisição de leitura e escrita. Além de ser um procedimento bastante eficaz para a alfabetização de crianças disléxicas, o método fônico também tem se mostrado o mais adequado ao ensino regular de crianças sem distúrbios de leitura e escrita.
O grande benefício é que as crianças aprendem a analisar as palavras e se tornam capazes de usar essas habilidades na aprendizagem da leitura e da escrita. Dessa forma, os benefícios são na melhora no reconhecimento de palavras e ortografia das crianças em alfabetização; contribui para o aprendizado da leitura as crianças que recebem instrução fônica sistemática são mais capazes de aprender a ler; melhora a compreensão da leitura; melhora a capacidade das crianças de compreender o que leem. 
A instrução fônica sistemática permite que as crianças solidifiquem seu processo de alfabetização. No entanto, também são importantes atividades de consciência fonêmica e o constante contato com o mundo das letras, como contação de histórias, participação em situações cotidianas que envolvam a escrita, como escrever bilhetes, ler receitas com os pais, ter contato com jornais e revistas, entre outras.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NUNES, Liana Garcia; NAVATTA, Anna Carolina Rufino e MIOTTO, Eliane Correa. Instrução fônica como intervenção no processo da leitura e escrita em estudantes com deficiência intelectual. Rev. psicopedag. [online]. 2017

Continue navegando