Buscar

Prova de Recuperação de Áreas Degradadas e Valoração Ambiental

Prévia do material em texto

Prova de Recuperação de Áreas Degradadas e Valoração Ambiental - Avaliação Objetiva 
Questão 1 de 10
A desertificação configura-se como um fenômeno em que uma dada área com solo com boas condições de nutrientes e quantidade significativa de vegetação, perde estas características, assumindo formas semelhantes às de desertos. Existe um acordo global para a proteção e combate à desertificação; é a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas – UNCCD (sigla em inglês). O Brasil e mais 192 outros países são signatários desta convenção que tem como meta ações e propostas de soluções às necessidades humanas em regiões áridas, semiáridas e subúmidas, com especial foco às populações mais carentes e vulneráveis ao redor da Terra. Sobre este tema, assinale a única alternativa correta. 
A - A desertificação é desencadeada apenas pela ação antrópica (do ser humano). 
B - Naturalmente, a desertificação é fruto da retirada de vegetação e alteração das características dos nutrientes dos solos, impossibilitando a regeneração vegetal. 
C - O cultivo de monoculturas mal manejadas durante anos seguidos é uma forma de impactar e formar desertos. check_circleResposta correta
D - Áreas onde a pecuária é empregada não correm riscos de processo de desertificação. 
E - O processo de desertificação não pode ocorrer de forma natural. 
Questão 2 de 10
Teste
A -  check_circleResposta correta
B -  cancelRespondida
C -  
D -  
E -  
Questão 3 de 10
O Agronegócio é uma atividade econômica muito importante para o Brasil. Entretanto, muitas técnicas adotadas para produzirem maiores lucros estão na contramão da saúde humana e do ambiente. Podemos citar como exemplo a inserção no mercado agrícola dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM), conhecidos popularmente como alimentos transgênicos. Assinale a seguir a alternativa correta que defina os transgênicos. 
A - São os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui alta produtividade. A produção depende unicamente da fertilidade natural do solo. 
B - É quando a agricultura é praticada em grandes propriedades utilizando apenas o plantio de um produto agrícola. 
C - O capital é mais importante, com produção mecanizada e pouca mão de obra. 
D - Os produtos deste sistema são destinados exclusivamente para a exportação, baseado na monocultura. 
E - Utilização de mudas de plantio geneticamente modificadas para se tornarem mais produtivas e menos suscetíveis a pragas naturais. check_circle
Questão 4 de 10
Uma análise por amostragem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em alimentos típicos da cesta básica que circularam no estado de São Paulo em 2014 mostrou que 31% tinham agrotóxicos proibidos ou em quantidade acima da permitida para os produtos. Sobre a utilização dos agrotóxicos, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) Os agrotóxicos, quando usados indiscriminadamente, acabam sendo carreados, durante as chuvas, para o solo, para o lençol freático e para os rios, contaminando esses recursos naturais.
(__) Os organoclorados são os agrotóxicos que persistem por mais tempo no ambiente, chegando a permanecer por um período de 30 anos.
(__) A utilização dos agrotóxicos é necessária para uma boa produtividade agrícola e não traz grandes prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente.
(__) A presença dos agrotóxicos nos ambientes aquáticos gera impactos diretos na cadeia alimentar aquática, provocando um processo denominado bioacumulação.
(__) Os organoclorados permanecem no ambiente por um período curto de tempo, no máximo um ano.
A alternativa correta é: 
A - V,V,F,V,V. 
B - F,V,F,V,F. 
C - V,V,F,V,F. check_circleResposta correta
D - V,F,V,V,F. 
E - F,F,V,V,F. 
Questão 5 de 10
A erosão pode ser provocada pela ação dos ventos, das chuvas, das águas dos rios, entre outros fatores naturais. No entanto, as atividades humanas têm acelerado esse fenômeno, gerando vários problemas socioambientais. Sobre as diferentes formas de erosão, assinale a assertiva que defina corretamente o problema de lixiviação do solo. 
A - É a perda dos minerais do perfil do solo, causado pela “lavagem” promovida pela água da chuva quando infiltra no solo. check_circleResposta correta
B - Conjunto de processos químicos, físicos e biológicos que provocam o desgaste dos solos e rochas. 
C - Lixiviação consiste na deposição das partículas dos ambientes erodidos. 
D - Manifestam-se quando a erosão é profunda a ponto de atingir o lençol freático. 
E - É o depósito de areia no leito do rio resultado da erosão provocada pela retirada da cobertura vegetal de suas margens, com isso, as águas da chuva arrastam uma grande quantidade de terra, formando bancos de areia ao longo do seu leito, reduzindo sua capacidade, sua navegabilidade e muitas vezes modificando o seu percurso. 
Questão 6 de 10
A população mundial chegará perto dos 10 bilhões de habitantes em 2050, em relação a 7,3 bilhões em 2015, segundo uma análise bianual do Instituto Francês de Estudos Demográficos (Ined). Este contingente populacional necessita diariamente de recursos hídricos para suprir suas necessidades básicas. Além do consumo humano, a água também é utilizada para irrigações, usos industriais e outras finalidades. Com o uso contínuo deste recurso natural, a água em muitas localidades tem se tornado escassa e poluída. Em relação a esta temática, assinale a alternativa correta sobre a medida adotada pelo Brasil para o uso sustentável exclusivo dos recursos hídricos. 
A - Criação da Agência Nacional de Águas (ANA), que deve promover ações visando não somente o controle da poluição hídrica, mas também, à regularização de cursos d’água, de alocação e distribuição de água. check_circleResposta correta
B - Criação da Agenda 21, que tem como eixo central a sustentabilidade, a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. 
C - Criação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA),tendo por finalidade assessorar, estudar e propor diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais. 
D - Criação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), encarregado de executar e fazer executar as políticas e diretrizes governamentais definidas para o meio ambiente. 
E - Criação de órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização ambiental, nas suas respectivas jurisdições. 
Questão 7 de 10
A poluição do ar é outro tipo de degradação ambiental que afeta a saúde do ser humano. Os efeitos nocivos da poluição atmosférica sobre a saúde são tão sérios que dados da Organização Mundial da Saúde estimam que em 2012 uma em cada oito mortes no mundo foi causada por problemas de exposição à poluição do ar (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2014 apud Pereira, 2016). Assim é correto afirmar: 
A - apenas quem vive nos ambientes urbanos sofre com a poluição atmosférica, pois nos ambientes rurais esta não ocorre. 
B - apenas quem mora nos ambientes rurais sofrem com a poluição atmosférica, pois os ventos levam toda poluição do meio urbano para o rural. 
C - apenas que mora nas áreas rurais sofrem com a poluição do ar, devido ao uso intensivo de agrotóxicos que espalhados nas plantações por aviões. 
D - as pessoas que moram nos ambientes urbanos não sofrem mais com a poluição atmosférica, uma vez que seus organismos já se adaptaram a esta condição. 
E - tanto quem mora nas áreas rurais quanto as que moram nas áreas urbanas podem sofrer com a poluição atmosférica, visto que as correntes de ar transportam os poluentes por todo o planeta. check_circleResposta correta
Questão 8 de 10
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, em 2002 as indústrias de base florestal (entre elas a de celulose) alcançaram um faturamento de 20 bilhões de reais, o equivalente a 4,5% do PIB, e em 2007 ampliaram seu faturamento para 44,6 bilhões de dólares, representando 3,4% do PIB nacional (CNI, 2012). Sobre a produção de papel e suas etapas, observe atentamente as assertivas.I. A produção de papel, passa por quatro etapas básicas. Começa pela plantação da matéria-prima da celulose, ou seja, de árvores, em especial o eucalipto e o pinus, sendo as etapas subsequentes: a polpação, o branqueamento e a secagem.
II. O cultivo de pinus e eucalipto não causam impacto ambiental, diferentemente da agricultura.
III. Uma das etapas da produção do papel é conhecido por branqueamento, onde é feita a remoção da casca da árvore e a transformação em cavacos, para que seja feito o processamento até que se crie a massa fibrosa, usada para a produção do papel.
IV. Cavaco é a designação genérica dada às sobras e aparas de serrarias, compreendendo pedaços e pontas de madeira maciça bem como outras sobras e aparas provenientes das operações de processamento.
V. O branqueamento é uma etapa constituída exclusivamente de processos químicos, envolvendo soda cáustica, dióxido de cloro e peróxido de hidrogênio.
Estão corretas: 
A - I, III, V. 
B - II, III, IV, V. 
C - II, IV, V. 
D - II. III, V. 
E - I, IV, V. check_circleResposta correta
Questão 9 de 10
Sobre as etapas do processo de produção de celulose e seus respectivos impactos ambientais, assinale a alternativa que explica os principais impactos da etapa de Polpação. 
A - Desmatamento e perda de espécies nativas; alterações ou degradação de habitats naturais; introdução de espécies invasoras dos cultivos; uso intensivo de água. 
B - Uso de produtos químicos e substâncias corrosivas, geração de efluentes e resíduos líquidos. 
C - Uso intensivo de grandes quantidades de água, manipulação de elementos altamente poluidores, geração de efluentes e resíduos líquidos. check_circleResposta correta
D - A etapa de Polpação é como a de Secagem, pois não gera impactos ambientais. 
E - Pouco uso de água, porém com a manipulação de elementos poluidores, gerando efluentes líquidos. 
Questão 10 de 10
A atividade minerária está entre as atividades humanas mais antigas. Se não fosse a mineração, não teríamos nem onde morar. Como por exemplo, as paredes de tijolos e cimento são oriundas da extração de argilas e caulim. Em nossos eletrodomésticos há alumínio e cobre. Isso não acontece só em nossa casa, mas em diversos produtos da vida cotidiana. O Decreto Lei no 227/1967 (Brasil, 1967), instituiu o Código de Mineração, estabeleceu os regimes de aproveitamento e regulamentou a exploração mineral, ficando a critério da União e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) a administração dos recursos. Sobre a atividade mineradora, observe as sentenças a seguir e assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) A mineração é a retirada ou extração de rochas e seus respectivos minerais da natureza.
(__) A mineração só pode ser realizada de uma maneira, por meio das lavras e minas que ficam a céu aberto.
(__) Entre os problemas ambientais desencadeados pela atividade mineradora, podemos citar a perda de solo por processos erosivos, mudança na direção de fluxos de águas de escoamento superficial, alargamento do talvegue, erosão marginal, contaminação das águas, rebaixamento do lençol freático, poluição sonora, entre outros.
(__) As minas localizadas abaixo da terra são conhecidas por minas subterrâneas.
(__) A retirada de materiais específicos da natureza não causam impactos de degradação ao meio ambiente.
A alternativa correta é: 
A - V,V,F,V,V. 
B - F,V,F,V,F. 
C - F,V,V,V,F. 
D - V,F,V,V,F. check_circleResposta correta
E - V,V,F,V,F.

Continue navegando