Buscar

ATIVIDADE_PRÁTICA_N_03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA Nº 03
DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO
ALUNO: Edson Costa Rodrigues _____________________________________________________
Neste momento, vamos propor a 3ª atividade prática da disciplina, que consiste em assistir a um vídeo e realizar uma análise crítica. Esta prática acontecerá da seguinte maneira: 
· Primeiramente, pedimos que você assista ao vídeo: CHINA INBOX - ACREDITE EM VOCÊ, SEMPRE! - ROBINSON SHIBA – este vídeo está na trilha da disciplina.
· Depois você deverá descrever uma análise crítica do vídeo, fazendo uma correlação com a disciplina, ou seja, comente sobre a importância do autoconhecimento e outros tópicos interessantes ressaltados na história de ROBINSON SHIBA. 
· Lembre-se de que sua análise crítica deve ter pelo menos 5 parágrafos (fonte 12).
Nos parágrafos a seguir, irei relatar um pouco sobre a história de Robinson Shiba e mostrar a trajetória que ele traçou até a criação de uma das primeiras e principais franquias de fast-food de nosso país tentando ainda fazer uma correlação com a disciplina para então tentar ressaltar os tópicos interessantes da história de do criador do restaurante China in Box.
Nascido em Maringá, uma cidade do interior do Paraná, filho de um dentista e de uma dona de casa e descendente de avós japoneses, que vieram ao Brasil em busca de uma vida melhor, aos 3 anos Robinson viu a família se mudar para São Paulo onde abriram uma loja de materiais de construção, que serviu como uma espécie de “escola de empreendedorismo” para ele, que passou sua infância em meio a areia, cimento e brita, sempre acompanhando o trabalho do seu avô. Assim como milhares de imigrantes seus avós enfrentaram grandes dificuldades e fizeram o possível para oferecer melhores condições aos seus filhos e netos. Robinson aprendeu com este grande exemplo e diante das dificuldades que surgiram em seu caminho, não se deixou abater e muito menos desistir.
Em uma viagem que fez aos Estados Unidos com a intenção de aprimorar sua fluência em inglês, diversos contratempos surgiram, e ele acabou ficando sem dinheiro para continuar sua jornada. Esse desafio, entretanto, não foi suficiente para que ele desistisse de seus objetivos: ao invés de jogar a toalha, ele conseguiu um emprego, se tornou entregador de pizza, trabalhou na cozinha de alguns restaurantes e jamais desistiu dos estudos. Foi ai que Robinson começou a estudar modelos de fast-food com delivery, desde a produção até a entrega. 
Na década de 80, mais precisamente no ano de 1988, Robinson Shiba começou a pensar na adaptação do modelo de entrega de comida chinesa em caixinhas individuais. Como em 1992, ano em que deu início a suas ideias inovadoras, não existiam muitas opções de alimentação para entrega, o empreendimento acabou tendo um avanço de forma repentina e rápida. Convenceu o seu pai a lhe emprestar o capital de giro inicial para inaugurar, contratou um cozinheiro com experiência e abriu o primeiro restaurante da marca em outubro de 1992.
O restaurante China in Box precisou “trocar o pneu com o carro andando” para conseguir organizar os processos, definir indicadores e controlar os números da empresa. Certamente muita gente já tinha visto comida chinesa nos Estados Unidos e pensou em construir uma rede de restaurantes, mas somente ele foi quem “arregaçou as mangas” e foi ousado ao colocar a mão na massa e montar o seu próprio restaurante. O restaurante hoje, pertence ao grupo TrendFoods, também é responsável pelos fast-food de comida japonesa Gendai e, ao perguntar a ele sobre como define o sucesso, ele é bem enfático: “Sucesso não é dinheiro, é a realização de um sonho. Eu quero que 400 famílias (de franqueados) realizem o seu sonho. 
Podemos então concluir que Robinson Shiba soube fazer primeiramente uma auto analise, onde ele fala que seu pai sempre acreditou nele e que sua mãe sempre foi mais ríspida cobrando mais dele, foi então que ele após ter sido roubado ele falou que não iria desistir procurando assim um emprego em uma pizzaria e nos mostrando que pode descobrir seus pontos fortes e depois de conseguir montar seu negócio ele sempre procurou entender mais sobre o assunto para e imaginar seu futuro. podemos ainda observar que foi implantado dentro de seu negócio o C.H.A(conhecimento, habilidade e atitude) onde ele pode mostrar a todos suas soft skills e suas hards skills que ele mesmos nos fala durante o vídeo.

Continue navegando