Buscar

A3 crimes em especie

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atualmente as pessoas confundem o racismo com a injúria racial. No entanto, ambas são diferentes:
 O racismo está previsto na Lei n.º 7.716/89 e acontece quando as ofensas praticadas pelo autor atingem toda uma coletividade e não um número determinado, ofendendo-os por sua ‘raça’, etnia, religião ou origem, assim, impossível saber o número de vitimas atingidas. A pena prevista é a reclusão de um a três anos e multa sendo imprescritível inafiançável.
A injúria racial está previsto no artigo 140, paragrafo 3° do Codigo penal e ocorre quando o autor ofende a dignidade ou o decoro utilizando elementos de ‘raça’, cor, etnia, religião, idosos e portadores de deficiência. Neste caso, diferente do racismo, a autor não atinge uma coletividade, e sim a uma determinada pessoa. A pena prevista é detenção de um a seis meses ou multa e é possível o pagamento de fiança.
Mostrando a diferença também na penalidade. no qual, a do racismo é bem mais rígida. Pois, se trata de reclusão e o autor pode responder no regime fechado, semiaberto ou aberto. Enquanto na detenção apenas no regime semiaberto e aberto.
Recentemente, atriz Taís Araújo que foi alvo em uma de suas redes sociais com grandes ofensas decorrentes da cor de sua pele, no entanto, esse acontecimento não é um caso isolado. Pois, não acontecem apenas em relação a cor de pele e sim sobre opção sexual, religiosidade ou crença.

Continue navegando