Buscar

ARBITRAGEM,CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO pos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARBITRAGEM,CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO
Nota 10
1-A respeito do tema “A Importância da Conciliação e Mediação para Solução de Conflitos”, marque a afirmativa incorreta:
 A) Nas últimas décadas a população e a economia brasileira cresceram, houve a restauração do estado de Direito em meados da década de 1980, depois de um grande período sob regime ditatorial militar, fazendo com que o sistema jurídico brasileiro passasse a ser profundamente renovado
 B) Até 2015, de acordo com o Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, existiam 102 milhões de casos pendentes em nossos tribunais.
 C) O Conselho Nacional de Justiça tem procurado implementar no Brasil um sistema público de conciliação e mediação, em moldes similares aos já existentes em outros países, enfatizando as técnicas e procedimentos a serem seguidos nas sessões.
 D) o Poder Legislativo passou a prestigiar a mediação e a conciliação, aprovando diplomas significativos, como o foi o Novo Código de Processo Civil, que repudiou a política de incentivo à auAcerca do tema “Alterações na Fase Postulatória do Processo de Conhecimento”, marque a afirmativa incorreta:
 
2-Acerca do tema “Alterações na Fase Postulatória do Processo de Conhecimento”, marque a afirmativa incorreta:
 A) A audiência de tentativa de conciliação no antigo Código de Processo Civil era realizada após o recebimento da contestação, momento em que também é realizado o saneamento do processo; entretanto, com o advento do Novo Código, o artigo 334 prevê que a audiência de conciliação deve ser designada após o recebimento da petição inicial, se não for hipótese do seu indeferimento.
 B) O efeito da homologação judicial do acordo é ratificação do termo, elevando-o a sentença meritória (título executivo judicial), a qual não produz coisa julgada material, não dando ensejo, portanto, ao ingresso da petição de cumprimento de sentença.
 C) Objetivando tornar eficaz o ato conciliatório, a Comissão Elaboradora do Novo Código de Processo Civil não só separou a audiência de conciliação (agora estabelecida pelo artigo 334), do ato de saneamento do processo, como também modificou a forma de enfrentar as pendências.
 D) Com a nova Lei, houve então a unificação da peça de defesa, e por esse motivo as exceções foram transformadas em preliminares de contestação, além da reconvenção também ser formulada na própria contestação, razão pela qual a legislação adotou o termo “contestação” como sinônimo de respostas do réu.
3-Complete a afirmativa, conforme estudado: O Código de 2015 elevou os meios alternativos de solução de conflitos a um ato judicial a ser realizado no processo de conhecimento, mas ____________ às partes, o que não ocorria no Código antecessor, que não permitia o refutamento da parte à conciliação. O Novo Código criou condições para que a ____________________ atue como forma de evitar uma movimentação desnecessária do Judiciário.
 A) Opcional / audiência preliminar
 B) Obrigatória / contestação
 C) Desvalorizada / reconvenção
 D) Coercitiva / petição inicial.
4-Acerca do tema “Do Acesso à Justiça”, marque a alternativa incorreta:
 A) A providência de buscar novos horizontes no ordenamento jurídico tem o propósito de possibilitar o acesso à justiça para aquelas pessoas que estavam excluídas desse direito básico de exercício de cidadania.
 B) O legislador constituinte fez questão de contemplar o princípio do acesso à justiça na legislação constitucional atual, uma vez que, no passado histórico brasileiro, essa garantia já sofreu restrições por meio do Ato Institucional n. 7, de 13 de dezembro de 1961, em seu artigo 11.
 C) o acesso à decisão judicial, aliás, constitui importante questão política, uma vez que não há verdadeiro Estado Democrático de Direito quando o cidadão não consegue provocar, obter e executar a tutela jurisdicional.
 D) o acesso à justiça é visto na doutrina brasileira não somente com o status de direito humano, mas também de direito fundamental. Diante de tal relevância, estabelece-se como questão prioritária no que concerne à implementação e satisfação plena dos direitos na ordem jurídica nacional.
5-Sobre “Mediação, Conciliação e Os Princípios Constitucionais”, marque a opção incorreta:
 A) Além da assistência judiciária, a gratuidade da justiça, ou seja, a isenção de custas processuais aos litigantes hipossuficientes, também foi instituída de forma genérica pela Carta Magna, e delineada pela Lei 1.060/50, cumprindo dessa maneira, mais um importante papel ao efetivo alcance do acesso à Justiça.
 B) A Constituição Federal de 1988, no âmbito do direito do trabalho, aderiu às técnicas de negociação, assim como, em 1995 criou a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, que na verdade é uma espécie de reforma dos Juizados Especiais de Pequenas Causas da Lei 7.244 de 1984.
 C) Elencado como garantia fundamental pela Constituição Federal/88, artigo 5º, inciso LV, O Contraditório garante o pleno direito de defesa e de pronunciamento exclusivamente durante a fase inicial do processo.
 D) O princípio da razoável duração do processo adveio da Emenda Constitucional n° 45 de 2004, sendo assim exposto: “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”.
6-Relacione as colunas e marque a opção correta: 1 - Confidencialidade 2 – Imparcialidade 3 – Voluntariedade 4 - Autonomia da vontade das partes ( ) o conciliador/mediador não deve tomar partido de nenhuma das partes; ( ) a decisão final, qualquer que seja ela, cabe tão somente às partes, sendo vedado ao conciliador e ao mediador qualquer imposição. ( ) tudo o que for trazido, gerado, conversado entre as partes durante a conciliação ou mediação deve ficar adstrito ao processo; ( ) as partes só permanecem no processo mediativo se assim desejarem;
 A) 4 – 2 – 1 – 3
 B) 2 – 3 – 1 – 4
 C) 1 – 4 – 2 – 3
 D) 2 – 4 – 1 – 3
7-Acerca do tema “A Resolução 125/10 do CNJ e seus objetivos”, marque a opção incorreta:
 A) A criação da Resolução 125 do CNJ foi decorrente da necessidade de se estimular, apoiar e difundir a sistematização e o aprimoramento de práticas já adotadas pelos tribunais
 B) Em março de 2016 A Resolução 125 foi atualizada, visando adequar a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário à Lei de Mediação e ao Código de Processo Civil de 2015.
 C) Os CEJUSCs são, portanto, órgãos do Poder Judiciário de cada Estado da Federação, responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação, nas áreas cível, fazendária, previdenciária, de família, criminais e dos Juizados Especiais Cíveis.
 D) A Resolução 125/10 pode ser indicada, de acordo com o Manual de Mediação Judicial, 2016, como de fácil implantação, mesmo com o Novo CPC e a Lei de Mediação ratificando seus principais aspectos.
8-Complete a afirmativa abaixo, conforme estudado: No ano de __________ foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça o Movimento para a Conciliação, que organizou mutirões de auto composição dos conflitos nos diversos tribunais. E em __________, o CNJ deu um passo ainda maior: concebendo a chamada Política Púbica de Resolução Apropriada de Disputas, que restou espelhada na resolução nº 125/2010.
 A) 2001 / 2004
 B) 2012 / 2014
 C) 2006 / 2010
 D) 2006 / 2010
9-Marque a afirmativa incorreta: Hoje, com base na política pública recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça e consolidada em resoluções e publicações diversas, se pode afirmar que a conciliação no Poder Judiciário visa:
 A) restaurar a relação social das partes, dentro dos limites possíveis;
 B) sempre que possível preservar a intimidade dos interessados;
 C) utilizar técnicas persuasivas, e impositivas ou coercitivas para se alcançarem soluções;
 D) utilizar de técnicas multidisciplinares, permitindo assim, que sejam encontradas soluções satisfatórias no menor prazo possível.
10-Mediação e conciliação são alternativas mais rápidas e eficientes para aqueles que buscamresolver algum tipo de conflito, de qualquer natureza. Tornando, assim, o processo mais célere e econômico. Mas não acarretam um acesso maior ao Judiciário para os que não possuem condições de arcar com os custos de um processo e honorários advocatícios. De acordo com o estudado, a afirmativa acima é:
 A) Verdadeira
 B) Falsa

Outros materiais