Buscar

Arquitetura Urbanismo e Sustentabilidade e

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
Tomando por base o contexto a seguir indique a afirmativa correta.
O LEED tem quatro tipologias que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento. Para cada tipologia, o GBC oferece um referencial técnico (manual) contendo as categorias de avaliação na forma de um checklist que possibilita identificar as estratégias projetuais sustentáveis utilizadas na edificação ou no bairro . A partir das categorias atendidas, é possível verificar a quantidade de pontos obtidos nas áreas analisadas. Entre os critérios de avaliação temos o MPR - minimum program requirements. 
	
Neste grupo, a utilização de materiais de baixo impacto ambiental e redução da geração de resíduos são incentivados.
Certo		
Este conjunto de critérios compõe os requisitos mínimos para obter o selo de certificação. Eles estão relacionados ao atendimento do projeto à legislação vigente que envolva o meio ambiente nas esferas municipal, estadual e federal, como Códigos de Obras e Lei de Zoneamento.
	
Premia a eficiência energética do projeto.
	
Valoriza iniciativas para o uso eficiente e racional da água, com foco na redução do consumo de água potável.
	
Este grupo define pontos tanto para estratégias durante a implantação do empreendimento (obra) quanto para problemáticas das grandes cidades, como mobilidade urbana e das ilhas de calor, sempre visando ao terreno e seu entorno.
Explicação:
O LEED tem quatro tipologias que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento. Para cada tipologia, o GBC oferece um referencial técnico (manual) contendo as categorias de avaliação na forma de um checklist que possibilita identificar as estratégias projetuais sustentáveis utilizadas na edificação ou no bairro . A partir das categorias atendidas, é possível verificar a quantidade de pontos obtidos nas áreas analisadas. Entre os critérios de avaliação temos o MPR - minimum program requirements. Este conjunto de critérios compõe os requisitos mínimos para obter o selo de certificação. Eles estão relacionados ao atendimento do projeto à legislação vigente que envolva o meio ambiente nas esferas municipal, estadual e federal, como Códigos de Obras e Lei de Zoneamento.
 
 	
2.
O US Green Building Council (USGBC), instituição financiada pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), iniciou nos Estados Unidos, em 1994, um programa para desenvolvimento de práticas de projeto e construção ambientalmente responsáveis. Sobre estas bases, foi desenvolvido o sistema de classificação e certificação ambiental LEED, um método de fácil aplicação e verificação, voltado aos profissionais e a indústria de construção norte americana. Analisando as assertivas a seguir, qual não pode ser relacionada ao LEED?
 
 
	
O LEED atua hoje em mais de 160 países, sendo um sistema de certificação que incentiva projeto, obra e operação dos edifícios com foco em atuações sustentáveis.
	
O LEED começa os processos de certificação em 1996, que são inicialmente voltados para edifícios comerciais.
 
	
No LEED, o desempenho ambiental do edifício é avaliado de forma global, ao longo de todo o ciclo de vida da construção.
Certo		
O LEED possui normas e classificações próprias, não seguindo organismos normativos já existentes e de credibilidade reconhecida.
	
O acrônimo LEED significa Leadership in Energy and Environmental Design.
Explicação:
De fato, uma das principais características do Leed é a de se pautar em normas de organismos e entidades reconhecidas internacionalmente como ASHRAE, ASTM e EPA.
 	
3.
Considere o texto a seguir para assinalar a afirmativa correta.
A certificação internacional LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de: 
	
50 pontos, nível silver a 80 pontos, nível platinum.
	
40 pontos, nível silver a 80 pontos, nível platina.
Certo		
40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina.
	
50 pontos, nível silver a 110 pontos, nível platina.
	
30 pontos, nível certificado a 80 pontos, nível gold.
Explicação:
A certificação internacional LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação.
O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina.
 	
4.
O processo de avaliação do LEED se resume, de forma bastante simplificada, por pontuar dentro de quatro tipologias específicas. De acordo com a tipologia na qual o projeto se encaixa, o US Green Building Council (USGBC) define as categorias e os sistemas de pontuação, fornecendo um manual com os itens a serem verificados. Abaixo apresentamos, de forma um pouco mais específica, assertivas relacionadas a esse processo de pontuação. Indique qual assertiva não se relaciona com o sistema LEED.
	
A categoria MR (Materiais e Recursos) busca o uso de materiais de baixo impacto ambiental e a redução da geração de resíduos. Desse modo são incentivados a utilização de madeira certificada, a gestão de resíduos da construção, a coleta seletiva de materiais recicláveis e o reuso de materiais. 
	
As tipologias pré-definidas no sistema LEED são: novas tecnologias, design de interiores, edifícios existentes e bairros.
Certo		
US Green Building Council (USGBC) obriga o empreendedor a apresentar uma pontuação mínima em cada categoria de análise. Dessa forma, nenhum aspecto do edifício se apresenta muito prejudicado na sua relação com o meio ambiente.
	
A certificação LEED pode somar no máximo 110 pontos. Para se obter a certificação, o mínimo de pontos necessários é de 40 pontos. Para se obter o selo LEED Platinum é necessário somar 80 pontos ou mais dos 110 possíveis.
	
A categoria WE (Eficiência do Uso da Água) coloca seu foco na redução do consumo de água potável, incentivando soluções como aproveitamento das águas das chuvas e otimização do uso da água no paisagismo.
Explicação:
De fato, esse é um dos aspectos mais criticados da certificação LEED. Uma vez que a certificação é o resultado de um somatório de pontos, áreas completas podem ser abandonadas ambientalmente, e ainda assim, a construção alcançar a certificação.
 	
5.
Sobre sistemas passivos de energia é correto afirmar:
	
O aquecimento da água através de placas solares é um exemplo de sistema passivo de energia.
	
Soluções adotadas durante do projeto de arquitetura sem levar em consideração a eficiência energética da edificação.
 
	
Iluminação natural não consiste em um sistema passivo de energia, pois apresenta variações de acordo com a latitude.
Certo		
A iluminação natural através de aberturas na construção que reduzem o consumo energético.
	
A instalação de paineis fotovoltaicos especificados no processo construtivo, com o objetivo reduzir o custo de energia com abastecimento convencional.
Explicação:
Sistema passivo é aquele que não apresenta nenhum dispositivo eletro-mecânico para recircular o calor. Sendo assim, sistemas aplicados ao porcesso de produção de energia, serão sistemas ativos.
 	
6.
Dentro do âmbito do sistema de certificação de construções LEED, as seguintes posturas podem ser consideradas positivas, com exceção de:
	
Redução de áreas de estacionamento para veículos automotores.
	
Redução da poluição luminosa.
Certo		
Minimização de espaços abertos.
	
Remediação de áreas contaminadas, como por exemplo a descontaminação de terrenos industriais.
	
Sistemas de prevenção da poluição durante as atividades ligadas a construção.
Explicação:
O LEED, de fato,
incentiva a maximização dos espaços abertos como praças e terraços.
 	
7.
Considere o texto a seguir para indicar a afirmativa falsa.
A certificação internacional LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina. O LEED tem quatro tipologias que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento, por exemplo: 
	
Novas tecnologias.
	
Edifícios existentes.
	
Design de interiores.
	
Bairros.
Certo		
Exteriores.
Explicação:
A certificação internacional LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina. O LEED tem quatro tipologias que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento, são elas: novas tecnologias, design de interiores, edifícios existentes e bairros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando