Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL TESTE

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
		O padrão ouro teve impactos sobre a economia mundial, a partir de uma escolha dos países de participar do sistema. Avalie as afirmativas abaixo a esse respeito.
I. O padrão ouro era fundamentado no lastro das moedas em metais preciosos e em um sistema de câmbio fixo.
II. O padrão ouro ensejou estabilidade monetária e cambial e fluidez nos pagamentos e nos movimentos de capital internacional.
III. O padrão ouro foi um componente decisivo para a expansão do comércio internacional da segunda metade do século XIX à Primeira Guerra Mundial.
São verdadeiras as alternativas:
	
	
	
	Apenas I e III.
	
	
	Apenas II.
	
	
	Apenas III.
	
	
	Apenas II e III.
	
	
	Apenas I e II.
		Explicação:
I. Verdadeiro. O padrão ouro era um sistema de câmbio fixo baseado em uma paridade de conversão das moedas nacionais em relação ao ouro, em particular.
II. Verdadeiro. No padrão ouro, a estabilidade entre as taxas de câmbio reduzia o custo da incerteza cambial em operações comerciais e movimentações de capital.
III. Falso. A política fiscal está relacionada à tributação, não às reservas de ouro.
	
	
	 
		
	
		2.
		Como o nome sugere, o padrão-ouro usava o ouro para determinar as taxas de câmbio. Avalie as afirmativas abaixo a esse respeito.
I. O padrão ouro foi abandonado definitivamente na primeira guerra mundial, diante da pressão por gastos militares.
II. O padrão ouro foi abandonado quando os países decidiram coordenar a política monetária ao invés de usar o lastro em ouro, o que aconteceu imediatamente após a crise de 1929.
III. (CESPE / CEBRASPE - 2016 - Instituto Rio Branco - Diplomata - Prova 2) Na atualidade, para que uma moeda seja aceita como meio de troca, o país que a emite deve ter reservas em ouro em quantidades suficientes, de acordo com o denominado padrão-ouro.
São verdadeiras as alternativas:
	
	
	
	Apenas II.
	
	
	Apenas II e III.
	
	
	Apenas I e III.
	
	
	Apenas I e II.
	
	
	Apenas III.
		Explicação:
I. Falso. O padrão ouro foi reestabelecido após a guerra e durou até 1936 em sua forma tradicional.
II. Falso. Não houve essa coordenação ao final do padrão ouro, que durou até 1936.
III. Verdadeira. De fato, no padrão ouro, a moeda emitida deve estar lastreada em reservas de ouro. Esse sistema, no entanto, foi abandonado em sua forma tradicional em 1936 e não é mais utilizado na atualidade.
	
	
	 
		
	
		3.
		Após a Segunda Guerra Mundial uma nova ordem monetária vigorou. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.
I. O Plano White pretendia reestabelecer o ouro como principal reserva internacional.
II. (ADAPTADA - CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG - Professor - Geografia) Em 1945, na conferência de Bretton Woods foram lançados os fundamentos da economia baseada na libra esterlina.
III. As diretrizes estabelecidas na conferência de Bretton Woods foram uma clara demonstração da superioridade econômica, política e militar que os Estados Unidos desfrutavam após o fim da Segunda Guerra Mundial.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
	
	
	
	II
	
	
	III
	
	
	I
	
	
	I e II
	
	
	II e III
		Explicação:
I é verdadeira. A principal diretriz do Plano White era restaurar a conversibilidade em ouro e tornar o metal a principal reserva internacional.
II é falsa. A partir das diretrizes estabelecidas na conferência de Bretton Woods, o dólar se tornou a única moeda capaz de manter seu lastro em reservas de ouro e, consequentemente, passou a ser utilizada como meio de pagamento para transações internacionais e reserva de ouro. Os acordos de Bretton Woods fizeram com que a economia global se baseasse no dólar.
III é verdadeira. As versões finais do acordo eram mais parecidas com as propostas do governo americano para o novo sistema do que com as propostas do governo britânico. Além disso, o estabelecimento do dólar como moeda de reserva internacional reforçou ainda mais a hegemonia americana.
	
	
	 
		
	
		4.
		Iniciada em 1939, a Segunda Guerra Mundial durou aproximadamente de seis anos. Com a aproximação do fim da guerra os países ocidentais já planejavam como seria o sistema monetário internacional no pós-guerra. A respeito desse contexto, avalie as afirmativas abaixo.
I. (CESPE - 2018 - ABIN - Oficial de Inteligência - Área 2) O sistema de Bretton Woods estabeleceu a volta do padrão câmbio-ouro, instituindo a libra esterlina como a única moeda obrigatoriamente conversível no metal, bem como deu origem ao Fundo Monetário Internacional, que tinha entre seus objetivos promover a estabilidade cambial e emprestar recursos para a correção de desequilíbrios nos balanços de pagamentos dos países membros.
II. As diretrizes estabelecidas na conferência de Bretton Woods foram uma clara demonstração da superioridade econômica, política e militar que os Estados Unidos desfrutavam após o fim da Segunda Guerra Mundial.
III. O Plano White propôs que moedas conversíveis em dólar poderiam servir como meio de pagamento internacional.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
	
	
	
	II e III
	
	
	II
	
	
	I e II
	
	
	I
	
	
	I e III
	
	 
		
	
		5.
		Atualmente, muitos fatos têm ocorrido de maneira expressiva e dinâmica: pessoas migram de um país para outro em busca de empregos e melhores condições de vida, empresas de países desenvolvidos instalam-se em países subdesenvolvidos em busca de espaços maiores e mais baratos e também de mão de obra barata, indústrias distribuem as etapas de produção em vários países a fim de baratear os custos. Tudo isso acontece devido a um fenômeno que ocorre há muitos anos e recebe o nome de:
	
	
	
	Colonização
	
	
	Capitalização
	
	
	Globalização
	
	
	Blocos Econômicos
	
	
	Regionalização
		Explicação:
A resposta correta é: Globalização
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre as rodadas de negociação comercial, marque a alternativa correta.
	
	
	
	A Rodada Genebra não conseguiu reduzir tarifas alfandegárias, mas gerou grandes avanços na agenda de antidumping.
	
	
	A Rodada Doha foi extremamente bem sucedida em reduzir as tarifas alfandegárias no comércio global, apesar de ter obtido resultados mais modestos em outras áreas.
	
	
	A Rodada Dillon teve papel essencial para a definição das medidas de proteção à propriedade intelectual no comércio internacional.
	
	
	A Rodada Genebra foi a primeira das rodadas de negociação no âmbito do GATT e tratou essencialmente de redução de tarifas alfandegárias.
	
	
	A Rodada Kennedy tratou somente de questões tarifárias.
		Explicação:
A resposta correta é: A Rodada Genebra foi a primeira das rodadas de negociação no âmbito do GATT e tratou essencialmente de redução de tarifas alfandegárias.
	
	
	 
		
	
		7.
		Após o colapso de Bretton Woods, quase todas as principais economias do mundo permitiram que suas taxas de câmbio flutuassem de acordo com os fluxos internacionais de capital. Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo.
I. O controle migratório de pessoas pode atuar como um mecanismo de ajuste frente a choques assimétricos e é particularmente importante em uma união monetária.
II. Países que apresentem taxas de inflação divergentes não são bons candidatos a aderir a uma união monetária. Isso porque os países de inflação mais alta passam a registrar taxas de inflação mais baixa e há necessidade de ajuste dos preços relativos.
III. O processo de integração europeu consistiu na criação de uma união monetária e fiscal na qual, além de compartilhar uma mesma moeda, os países unificaram suas dívidas e orçamentos.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
	
	
	
	II
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	I
	
	
	I, II e III
		Explicação:
I é falsa. Em um choque assimétrico que desloque a demanda de A para B, as pessoas desempregadas em A podem migrar para B. Isso aliviaria o custo social do desemprego em A e impediria o aumento da inflação em B. Além disso, o balanço externo seria reequilibrado, uma vez que as necessidades de importação de A e B se alterariam.
Página12