Buscar

Sistemas envolvidos no controle postural e equilíbrio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Sistemas envolvidos no controle postural e equilíbrio:
Controle postural pode ser definido como manutenção do equilíbrio, e está relacionado com a postura adotada no nosso cotidiano. Este tipo de controle pode ser estático (corpo parado) ou mecânico (corpo em movimento). Relaciona os seguintes sistemas:
Sistema nervoso central: O SNC é o principal envolvido na realização do movimento, uma vez que o mesmo capta estímulos sensoriais e motores que influenciam no controle postural do indivíduo. É composto por cérebro, cerebelo e medula espinal.
O cerebelo é uma das principais estruturas do Sistema Nervoso Central, que está amplamente relacionado com o controle do equilíbrio. Ele recebe informações somatossensitivas, visuais e vestibulares, sendo capaz de compará-las e responder adequadamente.
O sistema musculoesquelético: O sistema musculoesquelético é de grande importância para o equilíbrio tanto estático quanto motor, recebe estímulos da periferia e do SNC. 
Os músculos que auxiliam na postura, são principalmente os antigravitários. São músculos que possuem fibras do tipo I, e são capazes de gerar grande resistência, além de possuir um metabolismo anaeróbio.
Dentre os principais músculos envolvidos, podemos citar: transverso do abdome, reto abdominal, oblíquos interno e externo do abdome, conjunto trícepssural, eretor da espinha, interespinais, intertransversários, multífidos e reto posterior da cabeça (elevação da cabeça, que também está envolvida no controle postural), etc.
Sistema vestibular: Este envolve estruturas localizadas na orelha interna, responsável pelo controle do equilíbrio. Também fornecem orientações da cabeça no espaço (posição).
Mecanismos Adaptativos:
Ajustes Compensatórios: São mecanismos de correção que acontecem quando há uma perturbação inesperada no equilíbrio: o corpo produz uma resposta mecânica para evitar a queda. Há recrutamento dos músculos posturais.
Ajustes Antecipatórios: O cerebelo integra informações sensoriais das perturbações de equilíbrio e geram uma resposta muscular para evitar que mais perturbações ocorram e que possam gerar queda. Há recrutamento dos músculos posturais.

Continue navegando