Buscar

Medicina Nuclear (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Medicina Nuclear
REATOR NUCLEAR
Fissão nuclear do átomo de Urânio em átomos de menor massa;
Transformações que envolvem mudanças nos núcleos atômicos;
Produtos ricos em nêutrons, decaindo por B­-;
Radioisótopos livres de carregador;
Gerenciamento de rejeitos;
Produção em grande escala;
Produção de Molibdênio-99 e Iodo-131.
 Reator nuclear
PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE RADIOFÁRMACOS
Um Radiofármaco tem dois componentes: um radionuclídeo (ou radioisótopo) e um fármaco. 
O radionuclídeo é um elemento químico que possui núcleo instável e para alcançar sua estabilidade emite radiação; como exemplo temos o tecnécio-99 que emite radiação gama para diagnóstico e iodo-131, que emite radiação beta para tratamento, entre outros.
Na elaboração de um radiofármaco, o fármaco é primeiramente escolhido com base no órgão preferencial de localização ou participação na função fisiológica, e o radionuclídeo, pelo tipo de radiação, energia e tempo de decaimento.
Fármacos
Radiofármacos
São substâncias que direcionam o radioisótopo (radionuclídeo) até a região de interesse;
- Por afinidade.
-Tamanho molecular.
- Capacidade de não ser absorvido.
Laboratório de Radiofarmácia (ou Sala quente) para preparo e manipulação de substâncias radioativas.
CONTAMINAÇÃO RADIOATIVA 
Segundo a Norma NE – 6.05 da CNEN é a presença indesejável de materiais radioativos em qualquer material, meio ou local.
As substâncias radioativas utilizadas pela MN são consideradas fontes não seladas, pois, realizamos a manipulação e administração destes elementos radioativos e devido a esse contato, derramamentos acidentais podem ocorrer e essas contaminações são classificadas em menor e maior importância, dependendo do radioisótopo e da quantidade derramada.
ACIDENTE
Desvio inesperado e substancial das condições normais de operação de uma instalação que possa resultar em danos à propriedade e ao meio ambiente ou em exposição de trabalhadores e de indivíduos do público acima dos limites primários de dose equivalente estabelecido pela CNEN. (Norma NE – 3.02 Serviços de Radioproteção – CNEN).
Os acidentes de menor importância são aqueles que envolvem contaminações menores de 1mCi de 131I, acima disso são considerados maiores, enquanto que para 99mTc, 201Tl e 67Ga o valor referência é de 100mCi.
Os princípios básicos para conduta nas duas condições são as mesmas, nas contaminações menores as pessoas da área são avisadas e providencias são tomadas para evitar a disseminação, papel absorvente pode ser colocado sobre o local do derramamento, se este for visível. 
Todo o material contaminado dever ser imediatamente descartado com cuidado. A área contaminada deve sofrer monitoração continua até que a leitura do Geiger - Muller volte aos níveis de radiação de fundo. As pessoas envolvidas também devem sofrer monitoração continua, incluindo mãos, pés e roupas (MORAES,2007).
Para derramamentos maiores, á área deve ser rapidamente evacuada, devendo-se evitar disseminação, usando material absorvente e se possível blindar a radioatividade, até que a área contaminada volte aos níveis de radiação de fundo (MORAES, 2007).
Todo incidente envolvendo contaminações de menor ou maior importância deve ser registrado em livros controle e relatado as instituições de controle e fiscalização.
REJEITO RADIOATIVO (ou simplesmente Rejeito ou Lixo Nuclear)
Segundo a Norma CNEN-6.05 (Gerência de Rejeitos Radioativos em Instalações Radiativas) é qualquer material resultante de atividades humanas, que contenha radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na 
Norma CNEN-6.02 (Licenciamento de Instalações Radiativas), e para a qual a reutilização é imprópria ou não prevista.
SEGREGAÇÃO: Separação dos rejeitos, de acordo com suas características físicas, químicas, biológicas e radiológicas, de modo a facilitar a gerência.
O limite de descarte dos rejeitos radioativos de 74 Bq/g.
Classificação dos Rejeitos Radioativos
O manuseio de radiofármacos em medicina nuclear produz rejeitos radioativos sólidos, líquidos e gasosos. A presença destes rejeitos implica num gerenciamento de modo adequado e em conformidade com padrões normativos estabelecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
CONTADOR GEIGER MULLER
A função do Contador Geiger Muller é de medir certas radiações ionizantes (alfa, beta, gama e raios-X), com o propósito de avaliar áreas contaminadas.
Contador Geiger Muller e Castelos de Chumbo (ou lixeira) para rejeitos radioativos.
INSTRUMENTAÇÃO APLICADA À MEDICINA NUCLEAR
Calibradores de Dose
Ocalibrador de dose (Curiômetro) é um equipamento de forma cilíndrica muito útil no setor de Medicina Nuclear e tem como função medir as doses dos materiais radioativos antes de sua aplicação.
Consiste essencialmente de uma câmara de ionização do tipo poço e de um eletrômetro com mostrador digital que permite uma leitura direta em unidades de atividades (becquerel ou Curie), do radiofármaco que será administrado no paciente.
Curiômetro - Calibrador de dose modelo VEX-CAL
O EQUIPAMENTO GAMA-CÂMARA
É o nome dado ao equipamento usado na MN (Medicina Nuclear) para detectar e localizar a origem espacial de raios gama emitidos pelos radiofármacos administrados no paciente. 
Equipamento SPECT
A gama câmara é constituída por um colimador de chumbo que é usado entre o paciente e o detector para eliminar raios gama que não tenham direção perpendicular a ele, diminuindo assim o nível de ruído da imagem. Possuem vários septos e definem o campo de visão geométrico do cristal e a direção específica de entrada dos fótons para incidir no cristal.
Colimador de chumbo
CONTROLE DE QUALIDADE DA GAMA CÂMARA
Os principais testes realizados para controle de qualidade da gama câmara são:
- Uniformidade diária;
- Resolução energética;
- Resolução espacial;
- Sensibilidade;
- Centro de rotação.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE ARTEFATOS ENCONTRADOS NA MEDICINA NUCLEAR SÃO
- Radiofarmácia;
- Técnicos;
- Instrumentação;
- Processamento das imagens.
EQUIPE DE PROFISSIONAIS DA MEDICINA NUCLEAR
Técnico/Tecnólogo em Medicina Nuclear
Médico especialista em Medicina Nuclear
Físico em Medicina Nuclear
Técnico de Enfermagem
Técnico/Tecnólogo em Medicina Nuclear
Esse profissional tem boa formação em física das radiações, anatomia e fisiologia, segurança de radiação, computadores e procedimentos de obtenção de imagem.
 Suas responsabilidades incluem o manuseio, a avaliação e a administração de radionuclídeos.
A segurança do paciente é fundamental em Medicina Nuclear, e é essencial que a quantidade correta de radionuclídeos seja administrada. Níveis excessivos de radionuclídeos administrados ao paciente podem lesionar o órgão.
Uma vez que as imagens tenham sido produzidas, o técnico/tecnólogo em Medicina Nuclear tem que realizar análise estatística dos dados e processar digitalmente as imagens.
No caso de extravasamento de radionuclídeos, o profissional precisará determinar a localização dos vazamentos, descontaminar a área e descartar apropriadamente materiais contaminados.
Médico especialista em Medicina Nuclear
Esse radiologista recebeu treinamento adicional na realização e na interpretação de procedimentos de medicina nuclear. É o profissional licenciado para adquirir, utilizar materiais radioativos e laudar as imagens de MN.
Físico em Medicina Nuclear
Recebeu treinamento avançado em física nuclear, computadores, e segurança de radiação. 
As responsabilidades do físico nuclear incluem o manuseio e o preparo de materiais radioativos e a calibração e manutenção do equipamento de obtenção de imagens.
Técnico de Enfermagem
Profissional responsável pela punção venosa nos pacientes.
TIPOS DE AQUISIÇÕES DE IMAGENS
Dentro da Medicina Nuclear iremos trabalhar com vários tipos de aquisições de imagens. Para cada tipo de exame iremos trabalhar com um determinado tipo de aquisição ou a junção de vários tipos de aquisições. São elas:
- Aquisições Dinâmicas;
- Aquisições Estáticas;
- Aquisições de Corpo Inteiro;
- Aquisições Tomográficas (SPECT);
- Aquisições Sincronizadas com Gated (ou gatilho).
Aquisição Dinâmica
Imagens sequenciais com pequeno intervalo de tempo;
- São utilizadas para avaliação de perfusão, concentração e excreção. Acompanhamos a absorção, sintetização e eliminação.
- Muito utilizada no sistema urinário, esquelético e tratogastrointestinal.
Aquisição Estáticas
- Imagem bidimensional (conhecida como Localizada ou Spot). Não possuem profundidade apenas altura e largura;
- São imagens Anterior e Posterior, Lateral direito e esquerdo;
- É necessário vários planos de imagem.
Aquisição de Corpo Inteiro
- É uma varredura bidimensional do corpo inteiro, ou seja, temos um único plano de imagem, porém, de todo o corpo do paciente, tanto Posterior, quanto Anterior.
Aquisição Tomográfica SPECT
- Aquisição volumétrica em 180 ou 360º, que permite a reconstrução em planos seccionais ou tridimensionais (axial, coronal e sagital).
Aquisição Sincronizada com Gaited ou Gatilhadas/Sincronizadas
São utilizadas apenas para estudos do coração, tendo a onda “R” do complexo “QRS” como marcador da imagem.
A Onda “R” vai iniciar a aquisição dessas imagens. Podemos determinar que entre a onda “R” e outra onda “R”, ocorra a obtenção de 07 ou 08 imagens que chamamos de frenes.
A onda “R” é a onda que ocorre a despolarização ventricular (contração/sístole). É a maior onda do complexo “QRS”.
Revisando Sístole e Diástole
O Ciclo Cardíaco: É a sequência de fatos que acontece a cada batimento cardíaco.
O coração se contrai e relaxa. 
Sistole: ocorre quando o coração se contrai, ejetando o sangue em direção das artérias.
Diástole: ocorre quando o coração relaxa e recebe o sangue proveniente das veias.
Observação: Com a obtenção da onda “R”, é possível obter a fração de injeção, ou seja, quando o sangue esté sendo expelido; isso ocorre no final da diástole e início da sistole.
Despolarização ventricular
A aquisição das imagens se iniciam após a administração do radiofármaco; o paciente é posicionado na mesa de exames e os detectores são colocados na região de interesse, e seleciona-se o protocolo (radioisótopo utilizado, matriz, tempo de contagem, etc.).
Ao término da aquisição, as imagens são processadas e reconstruídas digitalmente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando