Buscar

funções biológicas 4

Prévia do material em texto

Funções Biológicas 
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
1. Pergunta 1
Fenômeno que explica a condução da hemoglobina em ambiente ácido, com perda de oxigênio. Consequentemente, ocorrerá um aumento da concentração de gás carbônico no meio e a própria estrutura da hemoglobina encarregará de elevar o pH do sangue para conseguir expulsar o gás carbônico produzido no organismo. Esta definição é utilizada para qual das alternativas abaixo?
1. 
Catálise.
2. 
Hidrólise enzimática.
3. 
Efeito Haldane.
4. 
Hematose.
5. 
Efeito Bohr.
Resposta correta
2. Pergunta 2
A membrana celular é considerada uma estrutura complexa formada de fosfolipídeos e proteínas que exerce diversas funções. É formada por uma bicamada que reveste as células e separa o meio intracelular do extracelular, ou seja, dois ambientes aquosos. Da mesma forma que ela interage com o meio, também realiza a seletividade de substâncias.Em relação ao transporte de substâncias, é correto afirmar que:
1. 
Glicolipídeos, colesterol, fosfolipídeos, sais minerais e proteínas compõem a constituição química da membrana plasmática.
2. 
A difusão facilitada se dá no transporte ativo de substâncias impermeáveis através da membrana celulósica. Ocorre com gasto de energia e as substâncias podem fluir sem qualquer resistência.
3. 
O auxílio dos canais presentes na superfície da membrana, denominadas estruturas membranosas, são comuns no processo de pressão osmótica, e não envolve gasto de energia.
4. 
A difusão simples é a movimentação de moléculas de soluto do ambiente mais concentrado para o menos concentrado e osmose que realiza o deslocamento do solvente da solução menos concentrada para a mais concentrada, são tipos diferentes de transporte celular passivo.
Resposta correta
5. 
Difusão simples é o processo de transporte celular passivo com gasto de ATP que ocorre em uma região intracelular com menor concentração de íons cátions para estabelecer a isotonia.
3. Pergunta 3
Geralmente as proteínas são macromoléculas biológicas formadas pelas ligações peptídicas que possuem carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio. E sua forma tridimensional caracterizam estruturas do tipo secundárias, terciárias e quaternárias. A alteração estrutural da proteína pode ser capaz de induzir deficiências, como a hemoglobina que ao sofrer uma substituição de glutamato pela valina, através de mutações, causa no indivíduo uma anemia falciforme. Porém as variações físicas e químicas consistem no rompimento de ligações peptídicas, podendo ser um processo reversível ou não, provoca um rearranjo da proteína identificado por qual processo?
1. 
Desnaturação proteica
Resposta correta
2. 
Síntese proteica
3. 
Catálise proteica
4. 
Hidrólise proteica
5. 
Pinocitose
4. Pergunta 4
É a menor unidade funcional do músculo, é constituído por uma linha Z em sua extremidade, uma banda I (zona clara), uma banda A (zona escura), uma zona H (no meio da banda A) e uma segunda banda I. Esta definição é utilizada para qual das alternativas abaixo?
1. 
Fibra Muscular
2. 
Sarcômero
Resposta correta
3. 
Mioglobina
4. 
Miofibrila
5. 
Troponina
5. Pergunta 5
Kleber Ramos foi o primeiro brasileiro pego no exame antidoping nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Ramos testou positivo para a substância Cera, um medicamento voltado a pacientes com deficiência renal. A substância aumenta a capacidade de resistência, pois sua aplicação no corpo gera multiplicação dos glóbulos vermelhos. Por que Comitê Olímpico condenou a participação do atleta?
1. 
a maior taxa de células no tecido imunológico causaria uma desestruturação da hidrólise da glicose e um processo irregular no sistema circulatório.
2. 
um aumento do número de hemácias e plasmas que poderiam causar uma alteração nas trocas gasosas e condicionar uma dificuldade respiratória fatal.
3. 
o aumento na taxa de hemácias poderia causar maior transporte de nutrientes acarretando uma sobrecarga nos tecidos muscular e cardíaco e um possível infarto.
4. 
a maior taxa de hemácias permitiria uma maior oxigenação do sangue e obtenção facilitada de energia.
Resposta correta
5. 
a alta taxa de hemácias permitiria uma desnaturação do fluído corporal e uma maior matriz energética extracelular.
6. Pergunta 6
Qual é a proteína constituída pela enzima ATPase, que pode se movimentar ao longo da actina através do consumo de ATP e é responsável pela contração muscular?
1. 
Miosina
Resposta correta
2. 
tripsina
3. 
Insulina
4. 
Actina
5. 
Colágeno
7. Pergunta 7
Uma reação exotérmica apresentou, a 25°C, uma variação de entalpia igual a -225,55 kcal e uma variação de entropia igual a 1,0cal/K.mol. Utilizando a fórmula G = H – T . S. Encontre a variação da energia livre de Gibbs com os valores mencionados no enunciado. Não se esqueça se de calcular as devidas conversões e de substituir os valores corretamente. Qual o valor correto?
1. 
-666,12 kcal/mol
2. 
-668,53 kcal/mol
3. 
-225,84 kcal/mol
Resposta correta
4. 
664,02 kcal/mol.
5. 
-226,99 kcal/mol
8. Pergunta 8
É um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. Essa energia armazenada também permite que o canal altere sua forma e transfira o íon sódio para o lado oposto da membrana celular. Esta definição é utilizada para qual das alternativas abaixo?
1. 
DNA (Ácido Desoxirribonucléico)
2. 
AMP (adenosina mono fosfato)
3. 
ATP (adenosina trifosfato)
Resposta correta
4. 
RNA (ácido ribonucleico)
5. 
Grupo fosfato
9. Pergunta 9
A termodinâmica estuda os efeitos da mudança de temperatura, volume e pressão empregados em sistemas físicos na escala microscópica. A termodinâmica possui mecanismos de transferência de energia térmica para produzir algum tipo de trabalho. A lei zero da termodinâmica condiciona dois corpos para a obtenção do equilíbrio térmico, como acontece no aquecimento dos micromotores que são resfriados pela água que entra em equilíbrio na polpa dentária. A primeira lei da termodinâmica conserva a energia em qualquer transformação, como no procedimento de extração do dente que ocorre condução de energia através de uma alavanca. Na sequência podemos citar a segunda lei da termodinâmica. O que pode ser enunciado sobre esta lei e qual sua atuação na Odontologia?
1. 
Estabelece condições para que as transformações termodinâmicas possam ocorrer observada no procedimento da restauração através do uso do líquido de resina na pelota e o contato da mesma com o laser causando o resfriamento e consequente solidificação do produto.
Resposta correta
2. 
É o ramo da física que estuda os efeitos das radiações ionizantes (RI) nas células e tecidos vivos de protozoários e é utilizado para tratamentos específicos para destruir células contaminadas por vírus.
3. 
Assume a relação entre partículas eletricamente carregadas para criar força eletrostática e campos eletrostáticos. Na odontologia é uso especificamente para realizar exames que envolvem voltagem.
4. 
Também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração. Pode ser aplicado no procedimento que envolve ortodontia.
5. 
Explica que quando o sistema se aproxima do zero absoluto automaticamente cessam todos os processos e a entropia assume seu valor mínimo, conclui-se que esta lei estabelece no uso da caneta odontológica, pois libera o ar quente na polpa para não causar a perda dessa, a caneta também libera água fria e atinge o equilíbrio da troca de calor.
10. Pergunta 10
A hemoglobina é responsável pelo carregamento do oxigênio no fluxo sanguíneo, é uma proteína constituída com quatro subunidades (2 alfa e 2 beta) e quatro grupos orgânicos heme que contém átomos de ferro. Sabe-se que o monóxido de carbono se liga fortemente aos átomos de ferro. A afinidade entre o monóxido de carbono e a hemoglobina é cerca de 200 vezes maior comparado à afinidade entre o oxigênio e hemoglobina. Qual é a principal consequência em razão desta alta afinidade do CO ao ferro?
1. 
Intoxicação por CO
Resposta correta
2. 
Doença de Crohn
3. 
Intoxicação por CO24. 
Hemoglobinopatias
5. 
Mieloma Múltipl

Continue navegando