Logo Passei Direto
Buscar

REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL- 1 impressão-1

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL
A Constituição Brasileira é considerada uma das mais avançadas do mundo no que se refere a direitos e garantias fundamentais. A Carta Magna de 1988 restituiu a democracia e promoveu a cidadania, garantindo direitos individuais e sociais.
A "Constituição da República Federativa do Brasil", "Constituição Cidadã" ou simplesmente "Constituição de 1988" foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 
Declaração Universal dos Direitos Humanos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada pela ONU em 1948, é um marco inspirador de princípios que priorizam a paz, a cidadania e a democracia no mundo.
Artigo 1 - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Artigo 2- Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 
Artigo 3 - Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Artigo 7- Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
ZIGMUNT BAUMAN - filósofo e sociólogo polonês
As principais reflexões de Bauman dizem respeito às relações na chamada pós-modernidade, caracterizadas por ele, metaforicamente, como “líquidas”, ou seja, inconstantes, incertas e voláteis, que se modificam facilmente. Bauman fala de como os relacionamentos tendem a não ser mais duradouros, sobre a constante insatisfação e frustração do ser humano, além de questionar, também, a sociedade de consumo atual. Suas principais obras são Modernidade Líquida (1999), Amor Líquido (2003) e Tempos Líquidos (2007).
1. “As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.” (Bauman em entrevista ao jornal El País)
2. “Não se pode escapar do consumo: faz parte do seu metabolismo! O problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo… Desde o paleolítico os humanos perseguem a felicidade… Mas os desejos são infinitos. As relações humanas são sequestradas por essa mania de apropriar-se do máximo possível de coisas.” (Bauman em entrevista ao jornal espanhol La Vanguardia)
3. “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
4. “Mas foi provado, além de qualquer dúvida razoável, que a nossa induzida intolerância à dor é uma fonte inesgotável de lucros comerciais. Por essa razão, podemos esperar que essa nossa intolerância se agrave ainda mais, em vez de ser atenuada.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
5. “Os tempos são ‘líquidos’ porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser ‘sólido’.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
6. “Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”. (Bauman em entrevista ao El País)
7. “No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência.” (Bauman em Modernidade Líquida: sobre a fragilidade dos laços humanos)
8. “A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos – um amor líquido. A segurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos.” (Bauman em Modernidade Líquida: sobre a fragilidade dos laços humanos)
https://blog.imaginie.com.br/filosofo/?gclid=EAIaIQobChMI65jozuuV8wIVyICRCh3v8AGuEAAYASAAEgJTPPD_BwE
OUTRAS CITAÇÕES
1. "A tecnologia move o mundo."  - Steve Jobs, inventor e fundador da Apple.
2. “O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia.” - Albert Einstein, cientista alemão.
3. "Se tornou aparentemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade.” - Albert Einstein, cientista alemão.
4. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens fazem.” - B.F. Skinner, psicólogo e cientista do comportamento humano
5. “Nós estamos presos à tecnologia quando o que nós mais queremos é algo que apenas funcione.” - Douglas Adams, escritor inglês
6. "A tecnologia é só uma ferramenta. No que se refere a motivar as crianças e conseguir que trabalhem juntas, um professor é um recurso mais importante." - Bill Gates, empresário e fundador da Microsoft.
7. Sócrates – importante filósofo grego/ filósofo ateniense do período clássico/ pensador grego 
· Quem não pensa, é pensado pelos outros.
· O poder se torna mais forte quando ninguém pensa.
· Não vivemos para comer, mas comemos para viver.
8.Aristóteles – filósofo grego/ criador do pensamento lógico/discípulo de Platão/ famoso pensador ateniense
· A natureza não faz nada em vão.
· Haverá flagelo mais terrível do que a injustiça de armas na mão?
· A pior forma de desigualdade e tentar fazer duas coisas diferentes iguais.
9. Paulo Freire - o mais célebre educador brasileiro/ mentor da educação para a consciência.
· Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender
· Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda.
· Num país como o Brasil, manter a esperança viva, é em si um ato revolucionário.
· Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.
· Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
REPERTÓRIO SAÚDE PÚBLICA
1. “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.” Definição da Organização Mundial de Saúde.
2. “A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.” Art. 196 da Constituição Federal do Brasil.
3. “O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio.” Hipócrates, médico e filósofo da Grécia Antiga, considerado o pai da medicina.
5. “Temos de ser contra a distorção a que estamos assistindo, em nosso país, da coexistência do mais alto nível de assistência médica e do mais baixo nível de assistência à saúde, na mesma cidade e no mesmo local.” Adib Domingos Jatene, médico, professor universitário, inventor e cientista brasileiro.
6. “É impossível dar saúde a quem veste trapos e trabalha com salários que não permitem condições mínimas de subsistência. É impossível dar saúde a um povo se não o libertarmos de sua dependência econômica para que ele mesmo tome suas decisões.” Salvador Allende, médico e ex-presidente do Chile.
8. “O homem joga sua saúde fora para conseguir dinheiro; depois, usa o dinheiro para reconquistá-la.” Confúcio, pensador e filósofo chinês.
9. “Saúde mental ideal, como a liberdade, existe para uma pessoa apenas se ela existe para todas as pessoas.” Phyllis Chesler, psicoterapeuta, professora e escritora norte-americana.
12. “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade:só tem valor quando acaba.”
João Guimarães Rosa, escritor, diplomata e médico brasileiro.
13. “Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença.”
Lair Ribeiro, médico e escritor brasileiro.

Mais conteúdos dessa disciplina