Buscar

Atividade 01 ECA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

26/04/2022 21
26/04/2022 21
1 Questão
Quais são os critérios de interpretação do ECA(Lei n o 8069/90)?,- Identifique a resposta correta dentre os itens I a VII e, após, marque a opção correta dentre as letras de A até a letra E. I- Fins sociais a que ele se dirige; II- Exigências do bem comum; III- Existência de Conselho Tutelar; IV- Doutrina da Proteção Integral; V - Direitos e deveres individuais e coletivos; VI- Medidas protetivas e socioeducativas; VII- Condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento;
Explicação: Gabarito: itens 1,11,V,VII letra A Art. 6 0 do ECA, in verbis: "Art. 6 0 Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
2 Questão
Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas seguintes e assinale a alternativa que aponta as CORRETAS: I. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurandose- lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. III. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Apenas II e III. 
I, II e III.
Apenas I e II.
Apenas I.
Apenas I e III.
3 Questão
A garantia de prioridade à efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente, compreende:
primazia na formulação das políticas de saúde privada e pública destinação diferenciada de recursos públicos nas áreas afetas ao acesso à educação não formal.
preferência na execução das diretrizes previstas na rede de educação básica de ensino.
privilégio de receber proteção e socorro nos casos de urgência comprovada.
precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
4Questão
Em 1874, a menina Mary Ellen sofreu inúmeros maus tratos familiares. O caso se tornou um marco na discussão dos direitos da criança. Assinale a assertiva que demonstra a base utilizada para a proteção da vítima à época:
Convenção de direitos dos animais
Convenção internacional dos direitos da criança
Regras atinentes à prevenção de maus tratos contra animais
Declaração Universal dos Direitos da criança
Declaração de genebra
5 Questão
O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, em seu art. 4 0 , que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Diante disto, podemos afirmar que este comando legal representa o princípio:
da cidadania.
do peculiar desenvolvimento.
da prioridade absoluta.
da municipalização.
do bem comum.
Explicação:
O princípio é o da PRIORIDADE ABSOLUTA, o qual é encontrado tanto no art. 227 caput da Constituição Federal, como no art. 4 0 e S único que os exemplifica nos ítens a,b,c,d do referido Súnico da Lei 8069/90. Este princípio estabele a viabilização dos DIREITOS FUNDAMENTAIS estabelecidos para à Criança e ao Adolescente.
6 Questão
Em 1959, internacionalmente, aumenta o âmbito de discussão acerca da proteção dos direitos infantis. Após um longo histórico que evolui desde a total ausência de direitos até a doutrina da proteção integral, este diploma serviu como base para um grande avanço internacional. O trecho acima menciona características da:
C]	Convenção internacional dos direitos da criança
Declaração universal dos direitos da criança
Convenção de Genebra
Convenção universal dos direitos da criança
C] 	Constituição Federal
	
7 Questão
Conforme o ECA, considera-se criança
a-a pessoa até quatorze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre quatorze e dezoito anos de idade.
d-a pessoa até quatorze anos de idade completos, e adolescente aquela com mais de quatorze e menos de dezoito anos de idade.
e-a pessoa até trinta anos de idade completos c-a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
b-a pessoa até doze anos de idade completos, e adolescente aquela com mais de doze e menos de dezoito anos de idade.
Explicação:
Gabarito: C
Art. 2 0 Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos,e adolescente aquela entre doze e 18 anos de idade.
8 Questão
Na parte preliminar da Lei 8.069/90, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Sobre o assunto, considere as seguintes garantias: 1. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. 2. Precedência de atendimento nos serviços públicos e privados ou de relevância pública. 3. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. 4. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. A garantia de prioridade à Criança e ao Adolescente compreende:
1, 2 e 3 apenas.
1 e 2 apenas. 1, 3 e 4 apenas.
todas as assertivas 3 e 4 apenas.
https://simulado.estacio.br/alunos/	1/3
https://simulado.estacio.br/alunos/	1/3

Continue navegando

Outros materiais