Buscar

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO O3
Questão 1
Correta
Questão com problema?
O Estatuto da Criança e do Adolescente vigente, é considerado a melhor norma protetiva para as crianças em âmbito internacional.  A necessidade de respeitar os direitos das crianças e dos adolescentes lembrando que eles são pessoas em desenvolvimento, sujeitos de direito, e que, portanto, também tem um conjunto de direitos fundamentais. Se queremos que os nossos direitos fundamentais sejam respeitados, já que somos adultos, devemos respeitar também os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Acerca do texto acima, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Comentário
Conforme art. 227, da Constituição Federal: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Questão 2
Incorreta
Questão com problema?
A norma basilar que regula a proteção das crianças e adolescentes em nosso país está estampada na Constituição Federal Brasileira de 1988 que estipula que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, em seus direitos.
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - O sistema de proteção integral da criança e do adolescente retrata que todo e qualquer menor de idade está abarcado pelo sistema especial de proteção 
Porque 
II - O ECA  ao estabelecer que os menores de idade deixaram de ser apenas objeto de uma política assistencial para serem titulares de direitos objetivos. 
 
Sua resposta
Incorreta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Solução esperada
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II e justificativa para I 
Comentário
A segunda assertiva está incorreta, haja vista que todo e qualquer menor está abarcado pelo sistema especial de proteção, deixando de ser objeto apenas de uma política assistencial para serem titulares de direitos subjetivos.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
A garantia universal de assistência a saúde das crianças e adolescentes esta diretamente relacionada a mesma garantia contida da Constituição Federal, onde reza em seu artigo 5º caput "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:", resguardando também a forma pelo qual estes direitos tem que ser exercidos onde cita o SUS. Onde não há restrição alguma para este atendimento, independendo também de este que precisar de atendimento contribuiu ou não para a previdência social ou tenha plano de saúde.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta.
 
I - São resguardados direitos e cuidados especiais a crianças possuidoras de algum tipo de deficiência bem como o fornecimento de medicamentos, próteses ou serviços de habilitação e reabilitação pelo poder público, aos que não possuem condições de adquirir por falta de recursos.
II – É obrigação do Poder Público dispor de serviços médico às crianças e adolescentes, através do Sistema Único de Saúde (SUS), como também a obrigação de garantir cuidados especiais ao próprio recém-nascido.
III- Não há no ECA, previsão de medidas de proteção à gestante, através do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo tal previsão considerada Constitucional.
IV – É vedado no ECA, o tratamento discriminatório das crianças e adolescentes deficientes, garantindo o seu atendimento de saúde conforme suas necessidades gerais e específicas.
Sua resposta
Correta
Apenas as assertivas I, II e IV  estão corretas.
Comentário
Apenas o item  III está incorreto, a saber: nas normas especiais contidas no ECA encontram-se medidas protetivas à gestante.
Questão 4
Incorreta
Questão com problema?
A doutrina da proteção integral é inaugurada com o artigo 227 da Constituição. Por ela, fica assegurado à criança não só os direitos fundamentais conferidos a todos os cidadãos, mas também aqueles que atentam às especificidades da infância. Ainda, por essa doutrina, entende-se que é necessário cuidar da criança não só combatendo violações como também promovendo direitos. Já o princípio do melhor interesse da criança assegura que, em qualquer situação ou problema que envolva crianças, seja sempre buscada a alternativa mais apta a satisfazer seus direitos, para que seus interesses estejam sempre em primeiro lugar.
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
I - A doutrina da proteção integral e o princípio do melhor interesse da criança são duas regras basilares do direito da infância e da juventude que devem permear todo tipo de interpretação dos casos envolvendo crianças e adolescentes.                                                      PORQUEII - Trata-se da admissão da prioridade relativa dos direitos da criança e do adolescente.
Sua resposta
Incorreta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Solução esperada
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Comentário
A segunda assertiva é falsa, a saber:  A doutrina da proteção integral e o princípio do melhor interesse da criança são duas regras basilares do direito da infância e da juventude que devem permear todo tipo de interpretação dos casos envolvendo crianças e adolescentes. Trata-se da admissão da prioridade absoluta dos direitos da criança e do adolescente.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
O Acolhimento Familiar é uma modalidade de acolhimento provisório, prevista no Estatuto da Criança e Adolescente e será possível sempre em residências de famílias cadastradas e selecionadas. O acolhimento acontece em ambiente familiar, garantindo a construção de vínculos individualizados e convivência comunitária para crianças ou adolescentes afastados da família biológica por determinação judicial, como medida de proteção excepcional e provisória.
Acerca do texto acima, assinale a alternativa correta.
 
I – O acolhimento institucional é a regra, sendo o familiar, de acolhimento provisório, uma segunda opção legal.                                                   PORQUEII – Sob nenhuma hipótese o menor poderá ficar desamparado.
Sua resposta
Correta
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Comentário
A primeira assertiva é falsa a saber: o Acolhimento Familiar é uma modalidade de acolhimento provisório, prevista no Estatuto da Criança e Adolescente e tida como prioritária ao acolhimento institucional.

Mais conteúdos dessa disciplina